DISSIMULAÇÃO DEVOCIONAL - Newton Agrella




Newton Agrella é escritor, tradutor e palestrante. Considerado um dos maiores intelectuais da maçonaria no país

É desestimulante quando percebemos que as informações muitas vezes não se processam em nosso cérebro em razão da apatia e falta de interesse em querer "pensar".  

Diga-se de passagem, que isto não tem nada a ver com Liberdade de Pensamento, mas sim, com "Discernimento", ou seja; a capacidade de que somos dotados para avaliar, perceber e registrar a diferença, a distinção entre o certo e o errado, e entre os valores das coisas.  

É em suma, a disposição da consciência e da inteligência humana, legitimamente chamada de "bom senso" ou "sensatez".

Esse preâmbulo é apenas e tão somente um exercício para a inquietante, mas muitas vezes "insolente" insistência, de que muitos maçons se arvoram, na recorrência desmedida para exaltar uma figura divinal.

A fronteira que delimita esta visão obscura, torna-se saliente quando a confusão se instaura entre duas condições substantivas:  "ASPECTOS RELIGIOSOS" e "RELIGIÃO".

Em face dessa maçante dúvida, vem os seguintes indefectíveis questionamentos:

A Maçonaria possui Aspectos  Religiosos ?

Sim, ela possui aspectos religiosos, porque reconhece a existência de um  princípio criador, regulador supremo e infinito ao qual se dá o nome de Grande Arquiteto Do Universo.

Também em função de influências simbólicas, litúrgicas, e históricas herdadas das religiões como o Judaísmo e o Cristianismo. 

Além de tudo isso, a Maçonaria constitui-se numa entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo.

Estes fatores são, por si só, essenciais e indispensáveis, vez que compõem o próprio arcabouço da compleição humana.

E o segundo questionamento.

A Maçonaria é uma religião ?

Não. A Maçonaria definitivamente  não é uma religião. 

É uma instituição filosófica, cujo propósito é o de unir os homens entre si de maneira recíproca, no sentido mais fraterno que se possa imaginar.

Essa União Fraternal admite em em seu seio, pessoas de todos os credos religiosos sem qualquer distinção.

Cabe todavia pontuar, que nela não se praticam cultos de veneração, adoração, não se idolatram deuses ou quaisquer divindades, não se faz apologia a qualquer crença e muito menos procedem-se orações, preces ou rezas.

Apesar de tudo isso, e do nítido caráter especulativo, hominal e antropológico da Maçonaria, a evocação intempestiva, atemporal e insensata de Entidades Religiosas, sob a condição de espíritos reveladores, doutrinários e dogmáticos, continua sendo uma prática indiscriminada dentre muitos maçons, que almejam serem reconhecidos como tais...

A Maçonaria Especulativa nos estimula a enxergar o mundo sob as lentes da razão, do intelecto e da espiritualidade, sem jamais impor ao Maçom abrir mão de sua fé e de suas crenças pessoais.



Comentários