SESSÃO ADMINISTRATIVA - Pedro Juk



O ir:. Pedro Juk é Secretário de Ritualística do GOB e um dos maçons mais cultos do país

Uma Sessão Administrativa, que pode ser realizada dentro do Templo ou em outro recinto que atenda a necessidade de um ambiente “coberto”, é organizada sem que para a sua execução exista a necessidade da ritualística oriunda do Ritual. 

Assim, nela os maçons não usam paramentos, estando todos trajados de forma decente e a contento. 

Nela também é dispensável o traje maçônico (terno ou balandrau).

Obviamente que isso não é sinônimo de desordem, porém é um modo objetivo para que ordeiramente sejam discutidos assuntos que demandem de excessivos debates. 

Nesse sentido, uma Sessão Administrativa deve ser marcada com antecedência, informando o assunto e o motivo pelo qual ocorrerão os discutes.

Apurado o efeito pelas discussões ocorridas na Sessão Administrativa, prevendo a legalidade do resultado antecipadamente auferido, o mesmo é então levado para a Ordem do Dia de uma Sessão Ordinária onde, com a aquiescência do Orador, é regularmente votado na forma de costume. 

Atente-se que sobre a matéria trazida da Sessão Administrativa, não mais deverá haver discussão, pois ela já fora amplamente debatida administrativamente numa sessão previamente marcada.

Assim, é essa a principal razão pela qual existe uma Sessão Administrativa. 

Ela acontece justamente por ser objetiva e por escapar das formalidades ritualísticas. 

Assuntos que demandam de longos debates ficam mais apropriados sem o protocolo do giro da palavra, já que o que se busca nessa ocasião é justamente a informalidade. 

Sob essa óptica é perfeitamente dispensável a utilização de paramentos.

Mesmo que adequados aos repetidos apartes e opiniões, comuns a essas ocasiões, o Venerável Mestre deverá conduzir ordeiramente os trabalhos. 

A ausência de paramentos e da ritualística maçônica não abstrai uma Sessão Administrativa da qualificação de ser uma reunião maçônica, portanto como tal os maçons devem se comportar.

Bom dia meus irmãos.


Pedro Juk M.'.M.'.

(Secretário de Ritualística do GOB)

Comentários