A NATUREZA DA FILOSOFIA MAÇÔNICA - Newton Agrella


De acordo com o pensador grego Aristóteles, a "filosofia" é a totalidade do conhecimento.

A palavra em si é uma composição de dois vocábulos gregos, "philia" que significa amizade, amor , respeito e "sophia" que quer dizer sabedoria. 

A filosofia tem como propósito o estudo incessante pela ampliação da compreensão da realidade através do exercício do pensamento.

O arcabouço que compõe a Filosofia pode ainda ser interpretado como o estudo da própria vida. 

Esse preâmbulo serve como uma sinal para que se possa entender que a Maçonaria é uma Ordem Iniciática que estimula o homem a exercitar o pensamento e que se vale das grandes e sedimentadas "escolas filosóficas" como sua fonte de inspiração.

A tríade simbólica que se sustenta sob a égide da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade norteia o sentido para a caminhada mais segura do maçom.

A liberdade de pensamento, sem estar atrelada a qualquer dogma, ou conceito imposto e pré-estabelecido, já revela seu caráter filosófico, em que o uso do raciocínio, da especulação, da pesquisa, aliadas à história, às Lendas e às peculiaridades do comportamento humano imprimem seu caráter hominal e antropocêntrico.

É inquestionável, que a filosofia maçônica, não se furta de reconhecer que o ser humano é investido de matéria e espírito e que a partir desses elementos ele está apto a explorar os princípios morais e éticos que envolvem os dispositivos naturais que dizem respeito ao bom relacionamento humano.

A filosofia maçônica se notabiliza pela utilização de Símbolos e Alegorias, que atuam como elementos circunstantes para o seu estudo e compreensão, uma vez que se constituem no seu expediente característico na busca pelo Conhecimento.

Trata-se pois, de uma filosofia que propõe a contínua evolução do homem pelo aperfeiçoamento de sua Consciência, lavrando e erigindo tal qual um arquiteto e um construtor, o seu templo interior.

Sem exaltar qualquer tipo de unilateralidade de pensamento filosófico, a Maçonaria visa primordialmente promover a felicidade entre as pessoas, a paz e o compromisso maior com a idéia fundamental de um "Princípio Criador e Incriado do Universo", que inclusive referenda e explica a nossa própria existência.

A filosofia maçônica, é tão atual e perene no seu caráter substantivo, que congrega em suas fileiras, de maneira absolutamente democrática, homens de todas as raças, etnias, cores, religiões e nacionalidades, que sejam livres e de bons costumes.

Cabe registrar que dentre seus postulados a filosofia maçônica  estimula despertar o senso de justiça, equidade e perfeição. 

O estímulo para compreender razão de sua própria existência, impõe que o homem decifre seus enigmas, burilando sua pedra bruta, e buscando lapidá-la conferindo-lhe forma, conteúdo e polimento. 

Tudo isso, valendo-se sempre da Simbologia, que traduz os Augustos Mistérios da Maçonaria.

Sim, a filosofia maçônica ainda traz contida em seus princípios dialéticos, uma essência "esotérica" que se constitui num dispositivo, que dá conta sobre conhecimentos, conjunto de tradições, e interpretações filosóficas que não podem ou nem devem ser vulgarizados, mas transmitidos a um determinado contingente. 

Algo atinente às chamadas instituições iniciáticas.

Esta sintética abordagem, visa demonstrar o porquê a Maçonaria é fundamentalmente uma instituição filosófica, que ainda  guarda em seu interior tantos mistérios a serem desvendados.



Comentários