A RAZÃO - Ir. Sidnei Netto Godinho



             

                     

Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. 

É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. 

A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.

A Razão é o meio utilizado pelo ser humano para resolver os problemas que a inteligência causa.

Com este conceito descrito por Rizzardo da Camino, navega a mente mortal em um oceano de explicações possíveis para se justificar dos atos insanos cometidos ao longo desta jornada na terra.

Tomando-se por plataforma que a Razão se opõe à emoção e que como tal age por consciência e não por instinto, subentende-se que nossos atos são julgados pelo nível de consciência como foram executados, o que implica dizer que a ignorância e os sentimentos aflorados podem induzir a uma parcial de culpa, mas não se pode excluir por total a capacidade cognitiva inata em cada ação.

Dentro da Ordem Maçônica, os conhecimentos são gradativos e a cada grau desvendam-se mistérios e princípios a serem aplicados, contudo a coluna basilar de todos eles é a Razão. 

Nada se faz se não houver compreensão, consciência da responsabilidade que cada ação traz no corpo da loja e consequentemente na manutenção da egrégora entre os irmãos.

A Razão é a forma que o Criador encontrou para conduzir o homem à Verdade. 

Não pode haver Justiça se não houver Verdade e não há verdade irracional.

Uma pergunta que se faz desde a criação é o Por que se eleva o Homem sobre os outros animais?

A Resposta é instintiva: Porquê é a imagem e semelhança de DEUS e consequentemente Por seu intelecto.

A Razão sobrepuja o ser humano dos demais animais, pois lhe permite ser Instintivo, Emotivo e Racional, sendo esta maior que as demais, permitindo assim que tome decisões ainda que contrárias ao que pede seu instinto ou lhe sensibiliza a emoção.

Somente através da Razão a Justiça se faz Distinta da Vingança.

Quando o Verbo se fez carne e habitou entre nós foi como Deus intencionou revelar a todos que não basta apenas a Fé cega e devota, mas sim a Fé aliada à Razão de que aos homens também compete o arbítrio racional de crer em um ser supremo e de ser dele originado.

Quando o ser humano investe contra outro, tirando-lhe a vida e descumprindo uma ordem divina de amarem-se uns aos outros e de não matar seu semelhante, é um ato irracional onde a emoção comanda os instintos predadores e sobrepujam, em um momento, a consciência.

Contudo, tão logo a adrenalina é expulsa do organismo e a endorfina toma seu corpo, dá-se conta do mal que se causara e o retorno da consciência situacional o coloca agora como réu perante a divindade, o que leva ao provável arrependimento eficaz e a submissão com as devidas desculpas.

A verdade sempre há de prevalecer entre os racionais e, ainda que contrariando os ordenamentos primários estabelecidos, DEUS há de exortar seu servo pela fraqueza de sua natureza e perdoar por sua impulsividade e perda da razão.

Observa-se nesta atitude a sabedoria divina ao discernir um ato criminoso impulsivo de um ato premeditado como também de não deixá-lo impune, ainda que irracional.

Ratifica-se o pensamento de que a Razão é a Inteligência, aplicada como Consciência, para dirigir nossas ações diárias, no intuito de obter a Verdade plena, Justa e Perfeita.

Assim devem os verdadeiros escolhidos pautarem suas vidas maçônicas 

Boas reflexões meus Racionais Irmãos. 

,

Comentários