BATA DE NOVO CORAÇÃO! - Denizart Silveira de Oliveira Filho




O coração é considerado nosso órgão mais importante, o "centro vital" do nosso organismo. Em 2012, nos EUA, três jovens lançaram a música “Tell Your Heart to Beat Again” (“Diga ao seu coração para bater novamente”), inspirado na história real de um cirurgião cardiovascular. Após remover o coração de uma paciente para uma cirurgia, o cirurgião o devolveu ao peito e começou a massageá-lo suavemente de volta à vida. Mas ele não batia. Tomaram medidas mais intensas, mas o coração ainda não batia. Finalmente, o cirurgião ajoelhou-se ao lado da paciente inconsciente dizendo: “Sou seu cirurgião. Tudo correu perfeitamente. Seu coração foi reparado, diga-lhe para bater de novo”. E ELE COMEÇOU A BATER!

Dizer ao coração físico para fazer algo pode parecer estranho, mas isso tem paralelos espirituais. Diz o salmista: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei” (Salmos 42:5). “Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem” (Salmos 116:7). Deus, nosso supremo Cirurgião, retificou nosso coração: “Ele é o que perdoa todas as nossas iniquidades, que sara todas as nossas enfermidades” (Salmos 103:3). Então, quando o medo, a depressão ou a condenação vierem, devemos falar com a nossa alma e lhe dizer: Marche com coragem! Seja forte! Coração fraco, bata novamente!

Outro importante significado espiritual do Coração é o amor; "amar com o coração" é uma expressão poética; nas Sagradas Escrituras, recomenda-se que o homem ame com todas as forças de seu Coração.

 Na Maçonaria, o Coração é símbolo das emoções e no Grau de Companheiro, a postura feita colocando a mão direita sobre o coração, como se houvesse necessidade de "arranca-lo", provém da Lenda de Hiram Abif. O Rei Salomão ordenou nas exéquias de seu grande Artífice Hiram, que fosse seu coração conservado em uma urna. 

Em certos Graus da Maçonaria Filosófica há várias alusões sobre o coração. No julgamento de Ísis, o coração do morto é pesado para ver se as boas ações preponderam sobre a má conduta. A "Cordialidade", o "ser cordial", provém do vocábulo Coração, que tem origem latina. A Cordialidade é um atributo do Maçom. A Igreja venera o Coração de Jesus e de Maria e o representam "flamejantes", ou seja, em forma anatômica, envolto em pequenas chamas. Em determinado Grau Filosófico, é feita referência ao símbolo do "Coração chamejante". Nas Catacumbas de Roma, onde jazem ainda os Cristãos Primitivos, sepultados, notam-se em muitas lápides o símbolo de um Coração, simbolizando o amor.

Então, devemos orar: “Deus, nosso “médico dos médicos”, obrigado por estares conosco em todas as nossas provações e batalhas. Por prometeres a Tua presença, instruiremos nossa alma agir com coragem”. REFLITAMOS nisso meus Irmãos!

Comentários