CERIMONIAIS E RITUAIS



RITO vem da palavra latina "ritus, que era utilizada para designar a ideia de formalismo ou de  algo convencional. As práticas antigas eram promovidas nesses atos formais ou convencionais, para que  ficassem gravadas na imaginação popular. Os governantes procuravam imprimir gestos, cores, sinais, símbolos, palavras e sons, para criar condicionamentos uniformes na realização das práticas  coletivas, que formam o RITO.

O RITO incute nas pessoas o hábito cerimonial. O termo RITO se aplica no sentido de regra, ordem, método, orientação, diretriz, uso e outras conotações que impregnam a conduta humana de  compromisso com um sentimento preconizado. Há ritos religiosos, jurídicos, militares, familiares, morais, etc. Na vida social, os ritos se interpõem por meios de costumes. A noção de Rito está, quase  sempre associada a uma fórmula tradicional e a um tipo de reverência ou culto.

As instituições são mantidas através de procedimentos ritualísticos. Ritual é a explicação cultural do RITO. No RITUAL estão contidos os modos como o RITO deve ser executado ou vivenciado. O Ritual se exprime na maneira de fórmulas ou de processos que dão ritmo a harmonia, consistência, permanência, unidade, individualidade e entre outras condições, o envolvimento grupal de sensibilidades.

A Maçonaria comunica-se em diferentes Ritos concebidos para atender a determinadas circunstâncias históricas e geográficas mundiais.  O RITO Escocês Antigo e Aceito sobressai graças ao amplo trânsito por todos os Continentes. A nobreza de suas tradições, e à beleza dos seus rituais é baseado na disciplina  e na hierarquia.

Todo Ritual e Cerimonial, presta imenso serviço, tanto aos homens como aos Planos Astral e Mental, pois é um canal de forças estendido entre ambos.

Os rituais e cerimoniais são processo para colocarem os Planos Astral e Mental, em contato com o nosso Plano Físico. Todo ritual ou cerimonial, por mais simples que seja desperta vibrações no plano o físico, repercutindo nos mundos Astral e Mental atraindo a atenção dos habitantes dos planos  invisíveis elevados que canalizam e projetam vibrações no mundo físico como resposta, derramando forças  espirituais em nosso mundo físico.

Quando se realiza um ritual ou um cerimonial, forma-se uma espécie de funil, que estabelece um canal pelo qual as forças divinas passam de um plano para o outro.

Os pensamentos e sentimentos de devoção entram como material para a construção desse canal, e as forças se derramam no ambiente onde se realiza o ritual e também se espalham a grandes distâncias, beneficiando pessoas ou coletividades.

Nos atos litúrgicos, graças ao concurso de pensamentos de devoção, incenso, velas, músicas e outros acessórios, o ritual desempenha papel muito importante na criação e manutenção de vibrações nos planos superiores, formando o que comumente se chama EGRÉGORA", gerando formas tanto no Plano Astral  como no Plano Mental.

A atitude sincera dos participantes de rituais ou cerimoniais, influi muito na intensificação de forças para o ambiente.

A energia espiritual é tão real e controlável como a eletricidade, ou qualquer outra energia da natureza. A diferença é que seus efeitos não são perceptíveis à vista física, embora atue poderosamente na mente e emoções humanas.

Deus não precisa de Rituais; Ele derrama continuamente suas energias sobre todos os seres, o ritual é, apenas um meio mais econômico, e direto para captar e canalizar energias para determinado setor, com o sempre solícito concurso dos espíritos elevados.

No Ritual Maçônico cada participante da reunião, desempenha uma função importantíssima  nessa canalização segundo seus méritos pessoais.

Quando se organiza um ritual ou um cerimonial, decorado de flores, incensos, velas, músicas litúrgicas, etc., reunindo pessoas limpas espiritualmente e desejosas de fazer o bem, cria-se uma forma mental que pode atingir os planos mais elevados e de lá atrair para nosso Plano Físico, energias e ser  extraordinários que com suas forças positivas beneficia cada participante da reunião, de acordo com suas necessidades.

Bibliografia:

Sabedoria Esotérica-Ed. Pensamento

Transcrição de parte do trabalho sobre "OS PLANOS DA NATUREZA" apresentado pelo Ir.: Mendoza (Fratellanza Italiana). Matéria do Jornal "O Graal" de Julho de 1998.

Comentários