A PRISÃO DE JACQUES DE MOLAY




Em 13 de outubro de 1307, numa sexta-feira 13, talvez uma das razões de se considerar este como um dia aziago, Jacques de Molay e a maioria dos Cavaleiros Templários foram feitos prisioneiros em uma conspiração comandada pelo Rei Felipe IV da FRança e pelo Papa Clemente V.

Alguns Templários conseguiram fugir para Portugal e outros para a Escócia. Jacques de Molay foi condenado a fogueira e executado no dia 18 de março de 1312,

Com o Grão Mestre Templário também foram executados na fogueira os cavaleiros Hugues de Pairaud,  Geoffroy de Gonneville  e Geoffroy de Charney.

Antes de morrer, Jacques de Molay lançou uma maldição ao rei, ao Papa e ao secretário geral Guillaume de Nogaret. Amarrado na estaca, com fogo a consumir seu corpo ele gritou: -“Todos vocês serão amaldiçoados até a 13ª geração! Dentro de um ano, estarão todos comigo, no fogo do inferno. De fato, dentro de um ano todos estavam mortos.


“Todos vocês serão amaldiçoados até a 13ª geração”, foi a maldição lançada por Jacques de Molay, o último mestre templário, enquanto o fogo consumia seu corpo.

Foi o fim da mais poderosa ordem de cavaleiros surgida durante as Cruzadas

Comentários