(Finalmente encontrei um texto esclarecedor de um grande autor maçônico nacional, que corrobora o que venho apontando há 25 anos, desde a 1ª Edição do meu livro *Smbologia Maçônica dos Painéis: Lojas de Aprendiz, Companheiro e Mestre*, sobre a inadequada utilização dos Painéis ingleses do Ritual de Emulação (Rito de York – GOB) no REAA praticado pelas Potências confederadas à CMSB e algumas confederadas à COMAB). Vamos ao texto:
“Falando em contestação, é necessário olhar com isenção até mesmo aquilo que parece desafiar ‘umas das nossas mais caras tradições’. Querem ver um exemplo? Pois aqui vai:
“Em 1927, o Irm. *Mário Marinho de Carvalho Behring* separou o Supremo Conselho do Grande Oriente do Brasil e, para que o Supremo pudesse sobreviver, deu cartas constitutivas a nove Grandes Lojas. Foi então criado um ritual para cada um dos três Graus Smbólicos, com a bênção do Soberano Grande Comendador e por ele registrados na Biblioteca Nacional. Para facilitar, padronizar e economizar, foram todos impressos na *Typographia Delta* no Rio de Janeiro, e distribuídos às novas Grandes Lojas.
“Até aí tudo bem. Só que foram introduidos novos painéis para os graus que nada tinham a ver com o Rito Escocês Antigo e Aceito. Isso mesmo. Tinham a ver com o Rito Inglês Moderno, aquele criado para a união das duas Grandes Lojas rivais inglesas em 1813.
“Esses painéis foram criados por um renomado pintor de miniaturas chamado *John Harris*. Iniciado em 1818, Harris começou a desenhar, gravar e imprimir painéis para os Graus. Em 1845, houve uma competição e os painéis de Harris foram adotados pela *Emulation Lodge of Improvment*.
“Os Maçons escoceses pertencentes às Grandes Lojas que visitarem uma Loja trabalhando no ritual Emulação vão encontrar nela os mesmos painéis do seu ritual escocês. Vá você dizer que aqueles painéis são do Rito Inglês Moderno! Para começar, a maioria nunca ouviu falar desse Rito. Mesmo se você disser que são do Rito de York, ainda assim eles vão reclamar.
- Ei, alto lá! Esses são os painéis do meu Rito!
“É o que eu estava dizendo antes: a aberração de hoje é a tradição de amanhã (...) os painéis que estão nos rituais das Grandes Lojas são utilizados, desde o século XIX em todos os rituais aceitos pela Grande Loja Unida da Inglaterra. São mais de dez, incluindo, é claro, o *Emulação*. Todos esses rituais derivam daquele compilado pela Loja de Promulgação, a partir de 1809, para a união das duas Grandes Lojas de que falei.
(Sinto-me extremamente honrado e agradecido pelo Irm.’. João Guilherme Ribeiro ter prefaciado o meu *Dicionário de Símbolos Maçônicos: Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre*)
Excerto do livro *Os Fios da Meada*
Nenhum comentário:
Postar um comentário