OS ASSÍRIOS - UMA NOTÁVEL CIVILIZAÇÃO



Dentre os povos antigos que habitavam a Mesopotâmia, outra notável cultura que ascendia era a do povo Assírio, que se localizavam na Alta Mesopotâmia. Hoje, a região que um dia os assírios se estabeleceram, é ocupada pelo Iraque, mas em 2.400 a.C., estava sendo fundada a cidade de a Assur, em homenagem a uma divindade do povo que lá residia, e anos mais tarde, tal cidade iria se expandir e se tornar um dos mais importantes Impérios da antiguidade.

A cidade de Assur tratou de, nos primeiros séculos de sua jornada, focar em aparato bélico, tendo em mente que a região era habitada por diversos outros povos, que estavam sempre entrando em conflito. Por volta de 1300 a.C., o povo assírio representava uma grande civilização, desenvolvida e populosa, estava então na hora de dar início ao processo de expansão do reino, que perduraria até por volta de 612 a.C., dando origem ao legado assírio no que ficou conhecido como a civilização que desenvolveu um exército que se assemelhava com uma máquina de guerra, onde derrotas em conflitos eram extremamente esporádicas.

Pelo que se tem registros, os assírios criaram o primeiro exército organizado da história humana, contando com guerreiros treinados e táticas de guerra, possuindo diversas castas de guerreiros como arqueiros, lanceiros, carros de combate movidos a cavalaria e a própria cavalaria. Através desse modo desenvolvido de combate, diversas civilizações mesopotâmicas foram submetidas ao seu jugo. Diversos reis lideraram os assírios, o mais importante Assurbanipal, que governou de 668 a.C. a 626 a.C., tendo sido ele o construtor da famosa biblioteca de NÍNIVE , que em seu tempo áureo chegou a contar com quase 22 mil plaquetas de argila com registros, histórias e documentações históricas.

Além desse feito, Assurbanipal é considerado o maior administrador do Império assírio, tendo criado uma estrutura militar invejável e conquistado dezenas de territórios. Dentre os feitos militares dos assírios, podemos destacar a conquista do Egito, consumada por volta do século VII a.C., conquista de parte da Ásia Menor e controle de toda Mesopotâmia, tendo durante sua história usado do terror e violência para manter as populações subjugadas sob total domínio, sendo uma das técnicas utilizadas o famoso Esfolamento. Outro modo de manter os territórios, era a deportação do povo conquistado, que consistia em espalhar famílias e amigos de determinado povo por todo o território mesopotâmico, desarticulando sua cultura e diminuindo a possibilidade de rebelião.

Com a morte de Assurbanipal, o declínio assírio não demorou a acontecer, principalmente quando em 616 a.C., o povo Medo e os Caldeus se uniram para iniciar um confronto contra os assírios, os medos eram liderados pelo rei Ciaxares, os caldeus por Nabopalassar e os assírios por Sinsariscum. Essa guerra ocasionou na derrota assíria e destruição total de Nívive em 612 a.C., além da morte de seu líder Sinsariscum, iniciando assim um processo de divisão do império assírio pelo povo caldeu.

Comentários