21 DE MARÇO - DIA DE EQUINÓCIO - José Roberto D"Abronzo



Hoje, é dia do Equinócio.

O que é equinócio? O termo refere-se ao momento em que os raios solares incidem a Zênite, o mesmo que a Pino, sobre a linha do Equador do globo terrestre, iluminando a Terra de polo a polo, quando o dia e a noite duram iguais 12 horas.

Temos dois Equinócios por ano:  

1- o de 21 Março.

2- o de 23 de Setembro.

O REAA é um Rito Solar. E fenômenos solares da natureza são aplicados na dinâmica desse Rito demonstrados pela Astronomia, (uma das *Sete Artes* reconhecidas pela Sublime Ordem.

Do mesmo modo que a luz do Sol da natureza incide luz por ângulos variáveis no Globo no decorrer do ano, o mesmo se deve considerar com o Sol do Templo, que se movimenta nele também.

Hoje, 21 de Março é Equinócio em todos os Templos Maçônicos construídos na Terra, onde o Sol de todos os Templos Maçônicos está, simbolicamente, a *pino* no Equador de todos eles, sejam aqueles construídos, no Hemisfério Norte como nos do Hemisfério Sul.

No passado, as iniciações ocorriam no Solstício de Dezembro, uma das razões dos neófitos iniciarem jornada de luz crescente, tendo como ponto de partida a noite de 24 horas da Coluna do Norte, local do Círculo Polar Ártico.

E, as elevações no Solstício de Junho, uma das razões dos companheiros iniciarem jornada de luz mais intensa e crescente na noite de 24 horas do Círculo Polar Antártico.

E as exaltações ocorriam nos equinócios (Câmara de máxima luz) pois nos equinócios a Terra, ao meio-dia, fica iluminada de polo a polo, quando o Sol está no meio, por isso Câmara do Meio.

Seguem as Sete Artes reconhecidas pela Sublime Ordem para melhor compreensão desse Rito Solar.

1- Lógica,

2- Gramática,

3- Retórica,

4- Geometria,

5- Astronomia,

6- Música

7- Aritmética

Os exercícios delas apelam ao intelecto, onde uma delas, a Lógica, exerce papel fundamental no estudo das sete.

Observação:

Como podemos notar, a Astrologia não está entre elas.



Comentários