G.’.A.’.D.’.U.’. - Almir Sant’Anna Cruz



Abreviatura de Grande Arquiteto do Universo, termo usado na Maçonaria para nomear a divindade. Também é usado o termo Grande Geômetra do Universo, sobretudo pelos Ritos de origem inglesa.

Albert G. Mackey (1807-1871) in Encyclopaedia of Freemasonry, assim define o termo: “É o título aplicado à Divindade na linguagem técnica da Maçonaria. É apropriado que uma sociedade fundada nos princípios da arquitetura, que simboliza os termos desta ciência com propósitos morais, e cujos membros professam serem os arquitetos de um templo espiritual, vejam o Ser Divino, sob cuja sagrada lei eles constroem tal edifício, como o seu Mestre Construtor ou Grande Arquiteto...”

No Livro das Constituições, conhecidas como Constituição de Anderson, publicada em 1723, consta em seu artigo primeiro, relativo a Deus e à Religião: “Um Maçom é obrigado, pela sua dependência à Ordem, a obedecer à lei moral e, se bem entender a Arte, nunca será um ateu estúpido nem um irreligioso libertino. Ainda que nos tempos antigos os Maçons fossem obrigados a professar, em cada país, a religião daquele país ou daquela nação, qualquer que ela fosse, hoje em dia julgou-se mais conveniente sujeitá-los somente à religião na qual todos os homens concordam, deixando a cada um as suas opiniões pessoais. Esta religião consiste em serem homens bons e sinceros, homens honrados e probos, quaisquer que possam ser as denominações ou crenças que possam distingui-los, motivo pelo qual a Maçonaria há de se tornar o centro de união e o meio de conciliar, por uma amizade sincera, pessoas que estariam perpetuamente separadas”. 

Oswald Wirth in O Ideal Iniciático aborda o assunto da seguinte forma: 

“A Maçonaria tem tido todo o cuidado de não definir o GADU, deixando plena liberdade aos seus adeptos para que dele façam uma idéia, de acordo com a sua fé e a sua filosofia. 

“Os Maçons deixam a teologia aos teólogos, cujos dogmas provocam discussões apaixonadas, quando não conduzem a guerras e às perseguições iníquas. 

“Ao dogmatismo rígido e intransigente, a tradição maçônica opõe um conjunto de símbolos coordenados logicamente de modo a se explicarem uns pelos outros. 

“Os espíritos refletidos são assim, solicitados a descobrir por si mesmos, os mistérios a que alude o simbolismo. 

“Nada se inculca aos neófitos, nem se lhes pede nenhum ato de fé, em relação a qualquer revelação sobrenatural. 

“Do remoto passado, onde têm fixas as suas raízes espirituais, a Maçonaria não herdou crenças determinadas nem doutrinas particulares, mas tão somente seus processos de sã e leal investigação da Verdade. 

“Os Maçons se interessam por todos os conhecimentos humanos e podem ser, segundo lhes aprouver, ocultistas, teósofos, metafísicos ou espiritualistas de qualquer espécie, mas a Maçonaria abstém-se, de maneira absoluta, de ensinar-lhes doutrina particular em qualquer ordem de ideias. 

“Não tem por missão resolver os enigmas, que se apresentam à mente humana, e não se declara a favor de nenhuma das teorias explicativas dos fatos impenetráveis. Indiferente a toda suposição arriscada; coloca-se acima dos sistemas cosmogônicos, formulados ora pelas religiões, ora pelas escolas de filosofia.

Assim, a Maçonaria, por seu ecletismo, por estimular e exaltar a liberdade de pensamento de seus Iniciados, se bem que deplore e não admita as posições extremadas do fanatismo religioso e do ateísmo, convive com naturalidade com crenças ou filosofias teístas, deístas e mesmo agnósticas. Tanto assim é que existem Ritos Maçônicos de filosofia teísta, deísta e agnóstica.


Verbete do *Dicionário de Símbolos Maçônicos: Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre*

Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz  Interessados contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350

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