NO MUNDO DAS LETRAS - FILOSOFIA -MAÇONARIA - Newton Agrella


A maior propriedade da Filosofia é a de estimular-nos a autonomia do pensamento, da ação e do comportamento.

A Filosofia se manifesta em todas as áreas das atividades humanas.

A partir dela, e no transcurso da história da civilização, são elaborados  projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

Cabe observar a própria etimologia da palavra, cuja formação é de : *philos* que significa “amizade, amor fraterno”, e *sophia* que quer dizer “sabedoria”. 

Portanto, *Filosofia*,  significa “amor pela sabedoria”. 

Seu estudo se experiencia apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância.

Os temas mais relevantes abordados pela Filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, e a linguagem, dentre outros.

Sua amplitude encerra valores que vão se adaptando ao longo do tempo e se amoldando conforme as necessidades, sem que se desconsidere ou se despreze sua originalidade.

Tanto isto é fato, que as mais profundas pesquisas ontológicas valem-se de elementos e bases intelectuais com referências aos mais antigos pensadores da humanidade, sem que isto se constitua em qualquer espécie de anacronismo.

O caráter especulativo da Maçonaria, busca a investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando a opinião irrefletida do senso comum que se mantém cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis.

A Simbologia, ciência mais antiga que há, constitui-se na base filosófica orientativa, desta que é uma instituição adogmática, iniciática e cuja dinâmica requer de seus adeptos um comprometimento inequívoco diante de um juramento de fidelidade à que se submetem.

A evolução e o aprimoramento da consciência, quando diz respeito a uma ciência de  valores interiores e das disposições anímicas, espirituais e intelectuais,   obedecem critérios distintos de avaliação, especialmente quando se deseja tecer um comparativo com as ciências tecnológicas.

A filosofia maçônica oferece a possibilidade de se exercitar um leque amplo de interpretação, com liberdade de pensamento, porém sob os princípios que regem seu arcabouço e sua própria tradição, o que explica sua perenidade até os nossos dias.



Comentários

Postar um comentário