O MARTELO, O CINZEL E A RÉGUA


Para passar da coluna norte para a coluna sul, era necessário passar pelos testes do ritual de elevação. Durante esta cerimónia, demos-lhe novas ferramentas como o compasso, o esquadro ou a alavanca, e ensinámos-lhe novos usos para as que já possuía, o martelo, o cinzel e a régua.

A multiplicidade destas ferramentas e a variedade da sua utilização fazem-no compreender que o trabalho de desbaste da sua pedra deve ser continuado, e que agora deve fazer a sua pedra cúbica da forma mais perfeita possível.

Então você chegou a este primeiro momento crucial que todo F\ M\, do mais velho ao mais novo, do mais proeminente ao mais humilde, do mais confiante ao mais tímido, esperou com mais ou menos paciência dependendo de seu temperamento.

Ele espera por isso, não só para poder finalmente baixar o babador e assim se destacar dos últimos chegados, mas sobretudo, para cruzar esta segunda porta, para subir este segundo degrau no longo caminho do autoaperfeiçoamento, para chegar a estrela inacessível, como disse um certo Jacques.

Porque é disso que quero falar com vocês, da inacessibilidade da perfeição, do caminho constantemente a ser percorrido e repercorrido em todas as direções, porque não há sentido, porque cada um busca o SEU caminho, porque cada um vive o SEU destino sem ser predestinado, mas, pelo contrário, procurando dominá-lo da melhor forma possível, de acordo com as circunstâncias das ondas da vida.

Como aprendizes, era sua responsabilidade permanecer em silêncio, aproveitar para se analisar e fazer um balanço de si mesmo e de seu passado profano, com toda humildade; gostamos de acreditar que você terá aproveitado bem esse tempo, mas, em qualquer caso, você está agora, não apenas autorizado, mas também calorosamente recomendado, a viajar por todo o mundo " maçônico " e aprender todas as lições que você pode partir disso.

Se o seu primeiro trabalho foi ou deveria ter sido introspectivo, terá que ser cognitivo para reivindicar o que é necessário para ser chamado de domínio.

Não se deixe cegar pelas sirenes ou pelos louros, mas, GLÓRIA AO TRABALHAR, trabalhe, trabalhe novamente, e faça-o com total liberdade de espírito.

O que o guiará em sua busca iniciática será a estrela flamejante, ela brilhará constantemente diante de seus olhos e o lembrará dos objetivos que você estabeleceu para si mesmo, bem como da direção a seguir. No seu centro brilha a letra G , que esta letra inspire em você, além de tudo, a grandeza , a grandeza da alma, com toda a extensão do significado que se pode ter desta palavra.

Comentários