No mundo, a tirania e a injustiça começaram por uma coisa infinitamente pequena. Não causes ao teu inimigo todo o mal que lhe podes fazer: sabes se ele não se tornará, um dia, teu amigo?
Não reveles ao amigo todos os teus segredos: sabes se ele não se tornará, um dia, teu inimigo? Nada é tão bom para um ignorante como o silêncio; se ele compreendesse isto não seria ignorante.
O coração ingrato assemelha-se ao deserto que sorve com avidez a água do céu e não produz coisa alguma. Quando morreres, só levarás aquilo que tiveres dado.
Emprestai aos pobres e pedi emprestado aos ricos, que logo sereis abandonado por uns e por outros. A felicidade é parecida com a liberdade, porque toda a gente fala nela e ninguém a goza.
O homem, em geral, só sabe reconhecer sua felicidade na medida do infortúnio que experimentou. A única felicidade consiste em esperar a felicidade. Imita o sábio que, mesmo na opulência, permanece modesto.
Um viajante sem conhecimento é um pássaro sem asas. Tema quem tem medo de você, mesmo que ele seja uma mosca e você um elefante. A riqueza consiste na moderação, não no capital; no mérito, não no dinheiro.
Musharrif Od-Dîn Sa'di, pseudônimo de Mushrif-ud-Din Abdullah (cerca de 1184/1213? - 1283/1291?)
Nenhum comentário:
Postar um comentário