novembro 20, 2024

QUE É A MAÇONARIA? - Sérgio Quirino


(Quais são os PRINCÍPIOS da Maçonaria?)

Recapitulando:

(I) Qual é a BASE da Maçonaria?

Nossa Base é o que representa para nós o Grande Arquiteto do Universo.

(II) Qual é a REGRA da Maçonaria?

A Lei Natural que nos induz à prática do bem e à incapacidade de praticarmos o mal.

(III) Quais são as CAUSAS da Maçonaria?

A Verdade, a Liberdade e a Lei Moral.

(IV) Quais são os PRINCÍPIOS da Maçonaria?

(V) Quais são os FRUTOS da Maçonaria?

(VI) Qual é a FINALIDADE da Maçonaria?

(VII) Quando FINALIZA a Maçonaria?

O fato de a Liberdade ser uma CAUSA, e não um PRINCÍPIO, pode ter gerado surpresa nos Irmãos. Afinal, assim como o Esquadro e o Compasso, a legenda Liberdade-Igualdade-Fraternidade está vinculada à Maçonaria em virtude da Revolução Francesa (1789-1799). Na verdade, os revolucionários pregoavam “Liberté, Egalité, Fraternité ou la Mort”.

Contudo, os juízos fundamentais que alicerçam a Maçonaria desde o seu início (1717) e os quais devem ser tratados como verdadeiros Landmarks mundiais são:

1º) A IGUALDADE, como primeiro Princípio, baseia-se na universalidade de que todos devem ser regidos pelas mesmas regras, garantindo, assim, os mesmos direitos e deveres. Contudo, na prática, nossos labores traduzem a aplicação da virtuosa equidade. Para tornar feliz a humanidade, é imperativo sabermos que não somos todos iguais. Não é a aplicação de um mesmo recurso que trará o mesmo resultado. Sendo assim, a igualdade não está na ação, mas na obtenção de uma mesma resposta, em grupos diferentes.

2º) A FRATERNIDADE é a promoção dos laços de harmonia e união entre os Irmãos, a nos fortalecer na luta por uma causa. A vivência desse sentimento nos estimula à ideia da Fraternidade Universal, tonificados por ações em prol da igualdade e dos trabalhos de conscientização da cidadania entre os homens.

3º) A CARIDADE maçônica não ocorre por atos de vaidade, próprios aos que dão com orgulho, humilhando quem recebe. Não se trata de simples ato de doação; é a virtude de suprir a necessidade do próximo, tendo aplicação nos âmbitos moral e material. É a benevolência com o outro e o amor mútuo com todos. Todavia, há o uso da razão em nossas ações, de forma altruísta, avaliando se é justo e necessário. Assim, desenvolvemos formas eficazes de beneficiar os necessitados, minorando a dor, acalentando a alma desiludida e visando, sobretudo, à difusão do amor fraternal.

Princípio vem do latim principium, cuja significação primária é transmitir a ideia de começo ou início. Ademais, remete também à origem, ao ponto de partida, ao que serve de fundamento. Nesse viés, devemos, como Maçons:

TRABALHAR COM SABEDORIA PELA IGUALDADE, TER A FRATERNIDADE COMO FORTE ARGAMASSA DE NOSSA ORDEM E  BELEZA RESPLANDECENDO PELA CARIDADE.

SÃO ESSES E POR ESSES PRINCÍPIOS QUE NOS INSPIRAMOS.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário