Hoje comemora-se o dia do trabalhador, dia de reflexão e recordação.
O trabalho humano pode ser de ordem intelectual ou corporal. No trabalho humano há a liberdade de criação e de tempo. Para Albornoz "todo trabalho supõe tendencia para um fim e esforço".
A palavra trabalho deriva do latim tripalium ou tripalus, uma ferramenta de três pernas que imobilizava cavalos e bois para serem ferrados. Curiosamente era também o nome de um instrumento de tortura usado contra escravos e presos, que originou o verbo tripaliare cujo primeiro significado era "torturar" .
Os gregos e os romanos diferenciavam o trabalho criativo (dos artistas e elites) do trabalho braçal ou penoso (escravos):
Trabalho criador = "Ergoni" (grego) e "Opus" (latim)
Trabalho braçal = "Ponosi" (grego) e "Labor" (latim)
Nesse sentido insere-se também a antiga tradição bíblica do trabalho como castigo, ao condenar o homem comum expulso do paraíso (Adão) à labuta para ganhar o pão de cada dia ("tu comerás o teu pão, no suor do teu rosto").
No hebraico, a palavra trabalho (avodah) é formada a partir da raiz avad, significa adoração ou culto a Deus. O iluminado sentido hebraico do trabalho, como ação litúrgica humana, meio de transcendência reflexo da Imago Dei, pois Deus é o que cria com o seu trabalho e nos concedeu esta capacidade, marca de nossa semelhança com Êle. Com o pecado (Gn.3) veio a exploração e a servidão, a exploração do trabalho de uns por outros.
Na Arte Real é cediço que a verdade só será encontrada através do trabalho, trabalho sobre si com o Mestre e seus iir.'. uma metáfora escrita e descrita por Platão em seu Sétimo livro de : A República .
Nesta alegoria Platão pretende exemplificar como o ser humano pode se libertar da condição de escuridão, que o aprisiona , por meio da luz da verdade , em que o filósofo discute sobre teoria do conhecimento, linguagem , educação e sobre um estado hipotético.
E seu início e término permite a elevação de nossa consciência a todas as potências das Artes Liberais.
Porque a posição do Sol, nessa hora, coloca-se no centro do hemisfério, portanto um lugar neutro; observe-se que precisamente ao meio-dia o Sol não permite sombra alguma.
À meia-noite, dá-se o mesmo fenômeno astronômico, de total neutralidade, pois o Sol, em um outro hemisfério, toma posição, identicamente neutra.
Sendo o Tempo inicial e o do término neutro, o maçom passa a ser o centro dessa neutralidade e adquire superioridade sobre o Tempo, pois a sua presença passa a ser o próprio tempo.
O período de 12 horas de trabalho não é simbólico, mas real; o trabalho não significa a permanência do maçom dentro do templo; o trabalho é exercido dentro de “outro templo”, o templo interno – o templo da mente, o templo espiritual.
O dualismo passa a manifestar-se: 12 horas de trabalho, 12 horas de descanso.
Em *A República* no livro 7 , folhas 517c , Platão escreve :
"Quando vista , esta alegoria deve nos levar à conclusão de que esta é de fato a causa de todas as coisas, de tudo que tem de correto (orthós) e belo (kálos), dando à luz no mundo visível para a luz, e mestra da luz , a si mesma no mundo inteligível fonte autêntica da verdade (aletheia) e razão (nous) , e qualquer um que agir sabiamente em particular ou público deve tomar vista disso".
Na realidade, o maçom está sempre dentro do templo.
Contudo, não basta estar alerta; conscientemente, estar no templo equivale a estar em companhia da divindade.
Façamos do mundo nossa morada, nossa nau, porém morada celeste, onde possamos honrar e glorificar o Grande Arquiteto do Universo.
O mito da caverna reflete a verdade encontrada através do trabalho que o maçon faz em segredo ou pelo segredo é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância , isto é , a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico , que é racional , sistemático, empirico, objetivo e organizado , que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade.
Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência , isto é , o conhecimento abrange dois domínios:
• O domínio das coisas sensíveis (eikasia e pístis) e...
• O domínio das ideias (diánoia e nóesis).
Para o filósofo , a realidade está no mundo das ideias , um mundo real e verdadeiro e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância , no mundo das coisas sensíveis , este mundo , no grau da apreensão de imagens (eikasia) , as quais são mutáveis , não são perfeitas como as coisas no mundo das ideias e , por isso, não são objetos suficientemente bons para gerar conhecimento perfeito.
Que este dia auspicioso permita aumentar nossa cientificação.
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