agosto 15, 2025

EXTRATO BANCÁRIO HUMANO e FILOSÓFICO - Newton Agrella



Se o tempo é a única moeda que você gasta sem nunca saber o saldo, talvez esta seja uma rica e consistente alegoria ao chamado comprometimento cognitivo, cujos resutados registram inalienáveis problemas de memória e atenção, bem como de alterações comportamentais e cujo saldo desconhecemos.

Esta linha conceitual, acrescida da insistência desmedida, sem lastro de sensatez e juízo de valor fundamentado, é capaz de conduzir-nos a uma espécie de disrupção intelectual e a uma quebra de paradigmas, que a muito custo e trabalho a civiização humana conseguiu conquistar.

Na qualidade de uma engrenagem inteligente, compete ao maçom, empreender toda sua energia intelectual na busca pelo aprimoramento da consciência

Este sim, um processo longo e individual que reside numa jornada contínua e infindável de desenvolvimento moral, intelectual e espiritual, empreendida por meio da prática de virtudes, do estudo e da reflexão.

É dado e sabido que isso implica em cultivar a liberdade responsável, a igualdade compartilhada e a fraternidade humana.

A Maçonaria estimula o estudo, a reflexão e a busca pelo conhecimento.

No âmbito do comprometimento cognitivo, a espiritualidade maçônica não se prende e nem se limita a dogmas religiosos, a discussões político-partidárias ou a todo e qualquer proselitismo doutrinário, mas sim, à busca por um sentido mais profundo da existência humana, em densa conexão com o universo. 

É este o tal "ponto de inflexão" em que a sensatez e a boa vontade possam contribuir conjuntamente em favor da pavimentação segura na construção de novas pontes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário