agosto 27, 2025

I CONGRESSO NACIONAL DAS ACADEMIAS MAÇÔNICAS DE LETRAS - CONAMA - Hélio P. Leite




A Academia Goiana Maçônica de Letras, sob a presidência do confrade José Mariano Fonseca, planejou, organizou e realizou entre os dias 22 e 24 deste mês, o I Congresso Nacional de Maçons Imortais - CONAMA, tem como sede a cidade turística de Caldas Novas, Goiás e como cenário as instalações de um dos 14 hotéis do Sistema DiRoma.

A abertura deste mega evento lítero cultural aconteceu na noite de sexta-feira, presentes todos os congressistas e seus familiares, convidados, autoridades maçônicas, autoridades de Caldas Novas, Secretária de Turismo, representando o Prefeito e o Deputado Federal, irmão Pedro, nascido em Caldas Novas. Foi sem dúvida um momento apoteótico, com apresentação músical da Banda de Caldas Novas e de dois grupos de jovens bailarinas que se apresentaram em grande estilo, e que emocionou a todos que ali assistiram suas performances em ballet Clássico.

Na ocasião, o Presidente da Academia Anfitriã, confrade José Mariano Fonseca, coadjuvado pelos confrades Michael Winetzki, Presidente da Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras e o confrade Helio P. Leite, Presidente da Academia Internacional de Maçons Imortais, procedeu a Abertura Solene do Congresso. E em seguida o doutor Nilson Jaime, Presidente do Instituto Cultural Bernardo Élis para os Povos do Cerrado - ICEBE (GO), discorreu sobra Bernardo Élis, sua vida e sua obra. Após esta cerimônia foi servido um jantar nas dependências do Hotel.

No sábado, na abertura dos trabalhos, fez uso da palavra o confrade Helio Pereira Leite, discorrendo sobre a importância cultural do CONAMA para a literatura e a cultura da Maçonaria no Brasil, ressaltando a oportuna iniciativa da Academia Goiana Maçônica de Letras, que por certo muito enriquecerá o saber e conhecimento dos participantes. 

Em seguida, foram proferidas várias Conferências todas em nível acadêmico, com destaque para os seguintes temas:
"As Vigas Mestras da Maçonaria", Conferencista - contrade Denizart Silveira de Oliveira Filho(RJ);

 

"Empatia e Liderança: combinação perfeita para um bom caminho de uma gestão maçônica exitosa", Conferencista - Mario Martins de Oliveira Neto, Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás;

 

"Tradição, arte e cultura: maçonaria e a escola autêntica para a busca do conhecimento", Conferencista - confrade Eleutério Nicolau da Conceição (SC);

Em prosseguimento, apresentaram suas conferências, o Confrade Antonio Rosário Leite Filho (GO), sob o tema:

 

"Filosofismo: uma escola de formação de líderes";

 

Professor Lindonor Ribeiro, sob o tema: "Por que ser maçom ainda?

Na parte da tarde se apresentaram os seguintes conferencistas:

 

Desembargador Adegmar José Ferreira, sob o tema: "Qual o papel e como aproximar o mundo jurídico e os pólos da arte e da cultura em nossas práticas na Maçonaria?";

 

Professor Getúlio Targino Lima, sob o tema: "É possível encontrar espaços na Maçonaria para a boa prosa, poesia e demais gêneros literários entre os jovens frente às imposições do mundo digital? Como?";

 

Dr. Michael Winetzki, sob o tema: "Em tempos digitais, entre tantos desencontros e encontros: é possível ver e ter um caminho para a felicidade?".

 

Professor Anderson Lima Silveira, sob o tema: "Brindando a um até logo !!! - Degustando um papo reto".

Nas considerações finais sobre a realização do I CONOMA, vários participantes fizeram uso da palavra, bem como algumas cunhadas presentes. Solicitado por um dos participantes, o confrade Michael discorreu sobre os caminhos para a Felicidade, fechando, assim, com chave de ouro o ciclo de conferências apresentadas no decorrer do Congresso. E finalmente o Congresso foi encerrado de forma conjunta pelos confrades Helio Michael e José Mariano. Sendo que o domingo ficou reservado para os participantes e seus familiares desfrutarem da estrutura turística, das águas termais, oferecidas pela Cidade de Caldas Novas.

Na minha avaliação pessoal, o I CONAMA alcançou sucesso exponencial. Em organização, na escolha do local - a aprazível cidade de Caldas Novas, a capital do turismo no Estado de Goiás; na escolha dos conferencistas, todos eles possuidores de vasto conhecimento literário e cultural, maçônico e não maçônico, que nos brindaram com temáticas importantíssimas e em nível de excelência.

Outro detalhe importante, que muito me surpreendeu foi a presença de nossas cunhadas em todo o decorrer do Congresso, com destaque para a Irmã Maçona Célia Barbara Amorim, viúva, iniciada há 29 anos atrás na GLADA ( Grande Loja Mista), Mestra Instalada e Grau 33. Seu esposo foi iniciado na Loja Maçônica Cavaleiros dos Templo nº 85, da GLMEGO, transferindo-se para o GOB, filinando-se nas Lojas Guimarães Natal e Liberdade e União. Ou seja, pela primeira vez em meus 59 anos de maçonaria tive a oportunidade de privar da companhia de uma cunhada e confrade maçônica.

Enfim, para mim valeu a pena me deslocar de Brasília para a cidade de Caldas Novas, para participar do I CONAMA, representando os 193 membros da Academia Internacional de Maçons Imortais - AIMI, pois tive a oportunidade de ver e ouvir conferencistas de alto nível intelectual e ainda mais por ter conquistado para os quadros da AIMI dois membros correspondentes nacionais, um de Goiás e o confrade Presidente da Academia Maçônica de Letras da Paraíba José Lima e como membro honorário o Sereníssimo Irmão Mário Martins, Grão-Mestre da Grande Loja da Estado de Goiás.




Nenhum comentário:

Postar um comentário