agosto 18, 2025

O CONTEÚDO ESOTÉRICO MAÇÔNICO (suscinta abordagem) - Newton Agrella


Inobstante o fato da Maçonaria se constituir precípuamente numa instituição filosófica, ela também dispõe de um caráter espiritual que estimula a pesquisa e a expressão da espiritualidade, sem no entanto, impor aos seus adeptos qualquer credo, doutrina, ou o exercício específico de uma religião. 

O esoterismo em sí, começa a se manifestar já a partir do processo de Iniciação,  quando o Iniciando se submete a um conjunto de cerimônias, cuja dinâmica se notabiliza por uma serie de gestos, movimentos e articulações, cuja transmissão de uma energia espiritual é proporcionada ao mesmo, por intermédio de uma corrente de Obreiros, em que o propósito é o de revelar a Luz Oculta, àqueles que vivem no mundo profano.

Esse processo iniciático é esotérico, porque flui de dentro do ser humano e tem como objetivo introduzir o princípio do equilíbrio entre o exterior e o interior, de forma que o Iniciando esteja apto para atender aos seus compromissos materiais e concomitantemente, se preparar para assumir suas responsabilidades espirituais, intelectuais especulativas e culturais.

Trata-se pois, da inequívoca intenção de se tornar um ser humano melhor e cada vez mais ciente de seu papel no mundo, e deste modo, assumir o compromisso de um construtor social, dedicando seu próprio aprimoramento para o fomento e melhoria ao bem-estar da humanidade.

Na trilha deste âmbito esotérico, cabe registrar, que ao adentrarmos o templo maçônico,  estamos sutilmente, visitando o nosso próprio Templo Interior, na busca da essência de nossa alma, que se oculta em nós mesmos.

Eis aí, um processo "simbólico" que incita-nos a percorrer a nossa mortalidade física em detrimento de nossa elevação espiritual.

A percepção deste simbolismo porém, demanda tempo, experiência e comunhão entre matéria e espírito e só  se consubstancia quando a mente passa a entender a ordem e a relação da transição da Escuridão da Ignorância para a Luz da Sabedoria e da Consciência.

Sob o ponto de vista "Esotérico"  o  "Templo Maçônico"  é o corpo humano, onde reside o Ser e a Essência Infinita.  

Outrossim, sob a égide filosófica é chamado de Templo,  porque não é outra coisa, senão o recinto que se traduz como o próprio Homem dotado dos atributos oferecidos pelo Princípio Criador e Incriado do Universo, em sua manifestação física.

Relevante destacar  que etimologicamente o substantivo "esoterismo"  e o adjetivo "esotérico" advêm da palavra  grega "esóteros"  que significa "mais íntimo" ou seja:

*ésos*     = dentro

*terios*   = mais

Assim, tudo aquilo que se reveste de um conjunto de tradições e interpretações filosóficas  de doutrinas ou de fraternidades iniciáticas, que se ocupam de transmitir conceitos de temas associados aos aspectos da natureza da vida que se acham sutilmente ocultos, recebem a denominação de Esoterismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário