A Cachaça chegou á Bahia(1520) e em Pernambuco(1526). Em 1654 com a queda do preço do açúcar, engenhos se dedicaram a "mardita da bendita cachaça".
Os navios vinham com escravos e voltavam abarrotados da nossa "caninha". Em 1659 Portugal ordenou, até fundear estes navios.
Em 1660 a solução foi aumentar os impostos. E 112 senhores de engenho se rebelaram: "a revolta da cachaça" em 13 setembro de 1660, e a produção foi liberada.
Passou a ser o dia Nacional da Cachaça, por lei de 2009. Na abolição dos escravos, sem amparo da Igreja ou Estado, a cachaça aliava a fome e a angústia, e asim vingou perjorativo: pinguçu ou beberrão.
Passou por musicas: "vc pensa que cachaça é água" e na política. Juscelino de quando em decisão difícil, dizia: "vou tomar uma Providencia". Era uma dose de cachaça de Minas, de nome Providência.
Dito que Dom Pedro, tomou uma dose, na ocasião do grito Independência.Com feijoada, foi a bebida da "semana de 22". A nossa CAIPIRINHA (cachaça + limão) teria nascido em Paraty(1856) pra tratar a Cólera e em Piracicaba (1918) pra tratar a gripe espanhola.
Salve a nossa bebida nacional!

Nenhum comentário:
Postar um comentário