novembro 10, 2025

E O VERBO? - Heitor Rodrigues Freire



Verbo é a classe de palavras que compõe a ideia de um fato, localizando-o no tempo. Geralmente, exprime uma ação, ativa ou passiva, um estado ou fenômeno, mas também pode expressar outros tipos de fatos.

As flexões verbais são variações que os verbos sofrem para concordar com o sujeito da oração em termos de pessoa, número, tempo, modo, voz e aspecto. Compreender essas flexões é crucial para a conjugação correta dos verbos em diferentes contextos.

Enquanto na gramática o verbo indica ação ou estado no tempo presente, passado ou futuro, no sentido filosófico-metafísico, o Verbo (Logos) representa a razão fundamental da existência, a ordem do ser e, em termos teológicos, o princípio divino criador e a manifestação de Deus no mundo, transcendendo a definição gramatical, e representa a razão, a ordem universal e o princípio criativo. 

Linguagem e verdade são dois temas muito presentes nas obras de filósofos e teólogos da Idade Média. Quanto à linguagem, vale ressaltar o modelo de educação que esses pensadores receberam. Começava-se o estudo pelo *Trivium*, que inclui aqueles aspectos das artes liberais pertinentes à mente (lógica, gramática e retórica), e o *Quadrivium*, (aritmética, música, geometria e astronomia), pertinentes à matéria, constituindo assim o conjunto das artes liberais. É como hoje chamamos genericamente as ciências humanas e as ciências exatas. 

E quanto à verdade? Na filosofia e na teologia, o Verbo possui duas vertentes principais:

Na tradição greco-romana (filosofia): O *logos* era visto como um princípio impessoal e abstrato de razão e ordem no universo. Era a lógica subjacente que garantia que o cosmos fosse harmonioso, estruturado e compreensível. Os seres humanos também possuíam *logos*, que era a capacidade de raciocinar e articular a essência do universo em palavras.

Já segundo a Bíblia, por meio do Verbo, Deus criou o universo e tudo o que existe.

Numa rápida consulta à IA do Google, podemos encontrar o seguinte: 

“Embora a palavra portuguesa *verbo* não seja comum nas traduções do Antigo Testamento, o conceito de uma Palavra de Deus ativa, poderosa e criadora está centralmente presente através do termo *davar*. No pensamento hebraico, a davar de Deus é inseparável da ação. A palavra de Deus é criadora e realizadora; o que Ele diz, acontece. Por exemplo, no relato da Criação em Gênesis, Deus *fala* (‘E disse Deus...’) e a criação se realiza.”

Já a expressão "Verbo" (Logos) pode ser encontrada no início do Evangelho de João, no Novo Testamento. A frase "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (João 1:1) estabelece o Verbo como eterno e consubstancial a Deus: "Todas as coisas foram feitas por meio dele; e sem ele nada do que foi feito se fez". O Verbo é apresentado como o agente da criação. 

Mais adiante, João também descreve que "o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14), identificando o Verbo com Jesus Cristo, como a Palavra de Deus encarnada. 

Nesse contexto, o Verbo é a expressão personificada do poder e da ação criativa de Deus, por intermédio do qual o mundo foi criado. Para Tomás de Aquino, o verbo manifesta não apenas uma estrutura frasal, mas também uma dimensão ética e a relação entre o homem e Deus. 

Na Linguística filosófica e metafísica, além do *Logos*, a categoria gramatical do verbo também tem implicações filosóficas:

Ação e existência: Na gramática, o verbo é a classe de palavras que indica ação, estado, acontecimento ou fenômeno, e é o núcleo do predicado. Isso sugere uma ligação fundamental entre o verbo e a existência no tempo e a ação no mundo real.

Ser e linguagem: Filósofos como Heidegger exploraram a relação entre o ser (objeto, mundo) e a linguagem (palavra), sugerindo que o "dizer-se do ser" pode se identificar com o próprio ser, destacando a importância da linguagem e, implicitamente, do verbo na ontologia. 

Em suma, o significado filosófico do verbo transcende sua função gramatical, abrangendo conceitos de razão universal, criação divina, ação humana e a própria natureza da existência e da linguagem.

Trazendo a ideia de trabalhar com a palavra (o “verbo”) para o tempo presente, a inteligência artificial, para mim, se constituiu numa fonte permanente de pesquisa e de estudo, proporcionando-me a oportunidade de expressar meu pensamento de uma forma mais precisa e adequada. Viva o verbo!

*Dixit!*

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