novembro 26, 2025

Primeiras mulheres vão ser iniciadas em Portugal - Catarina Guerreiro




thumb

As novas "irmãs" vão ser integradas na Loja Delta, em Lisboa que passou a ser mista, pondo fim a uma regra de séculos que proibia a entrada do sexo feminino

 Grande Oriente Lusitano (GOL), a obediência mais antiga e influente do país, vai esta terça-feira, dia 25 novembro, pela primeira vez na história, passar a ter mulheres entre os seus membros. A iniciação – ritual maçónico em que os novos membros são apresentados aos restantes – vai decorrer no templo José Estevão, que existe no Palácio maçónico, no Bairro Alto, em Lisboa, segundo documentos internos a que a CNN Portugal teve acesso.

As duas primeiras mulheres maçons do GOL vão pertencer à Loja Delta, liderada por Leonel Gonçalves, que é assim a primeira loja da obediência a deixar de ser exclusiva para homens.  Mas não será a única, uma vez que já outras lojas iniciaram o processo para também terem “irmãs” entre os seus elementos, de acordo com fontes da maçonaria. Estão em processo de entrada várias "irmãs". 

A entrada de mulheres, aprovada no parlamento maçónico em maio deste ano e promulgada em junho pelo grão-mestre Fernando Cabecinha, gerou grande polémica interna e levou a que, pelo menos, 40 maçons saíssem do GOL por não concordarem com a decisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário