Perceba que a vida só faz sentido quando aprendemos a recomeçar todos os dias como se fosse o primeiro.
Isso se traduz como a importância da determinação, da resiliência e da capacidade de reabilitação diária.
A renovação é essencial para encontrar significado à vida.
Isso se aplica na nossa própria disposição para aprender, ensinar e sobretudo "compartilhar" nossas experiências acumuladas.
A Maçonaria neste sentido, é um legítimo território cultural, filosófico e humanístico que possibilita ao seus membros, desenvolverem suas capacidades no plano cognitivo, moral, intelectual e espiritual, através de um processo de âmbito especulativo, que impõe inovação na forma de pensar e ponderar.
Para tanto, é imprescindível que o maçom se predisponha a ler, a estudar, e a pesquisar sobre os valores de sua existência e principalmente a se questionar.
Esse mindset ou configuração mental está particularmente associado a saber aproveitar cada novo dia com energia e vontade de se reinventar, mesmo diante dos inevitáveis percalços e desafios que a vida produz..
É desse modo que construímos nossa história. Com vitórias e com derrotas. Com sucessos e com fracassos.
Essa dinâmica se faz nitidamente presente na filosofia maçônica ao adentrarmos ao Templo ou Sala de Loja, através de símbolos como o Pavimento Mosaico (preto e branco), que representa a dualidade natural do homem, e a crença em princípios opostos que devem estar em equilíbrio, como a liberdade e a ordem, ou a matéria e o espírito. Esta visão dualista se manifesta em sua busca pelo aprimoramento moral e intelectual, onde se confrontam o bem e o mal, a ignorância e o conhecimento.
É por estas e tantas outras razões que a nossa existência só se explica e se justifica quando nos predispomos a sair da mesmice e da nossa zona de conforto.
Recomecemos então, todos os dias de nossas vidas como se fosse o primeiro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário