janeiro 28, 2026

A MORTE DE HENRIQUE VIII - Renato Drummond Tapioca Neto



Nas primeiras horas da madrugada do dia 28 de janeiro de 1547, falecia aos 55 anos o rei Henrique VIII da Inglaterra, no Palácio de Whitehall, em Londres. Há anos, o monarca sofria com sérios problemas no trato digestivo, agravados pela obesidade, e por sua perna ulcerada, que lhe causava fortes dores e às vezes o impossibilitava de andar. À beira da morte, o soberano mal conseguia se comunicar.

Segundo Antonia Fraser: "Nos seus últimos dias, só membros do Conselho Privado e os Cavalheiros da Casa Real tinham tido permissão para vê-lo. [...] No entanto, quando o arcebispo pediu ao rei que lhe desse algum sinal, com os olhos ou com a mão, de que confiava em Deus, o rei conseguiu apertar a mão de Cranmer" (2010, p. 521). Nem a rainha Catarina Parr ou as filhas do monarca, Lady Mary e Lady Elizabeth, se encontravam presentes na ocasião. Elas partiram para o Palácio de Greenwich na véspera do Natal de 1546 e nunca mais voltariam a ver o soberano com vida.

Catarina Parr acabou se tornando a última das seis esposas de Henrique VIII, usufruindo do título de rainha-viúva, das joias, rendas e propriedades que lhe haviam sido garantidas pelo casamento real. Imediatamente após a morte do rei, a família Seymour tratou de tomar as rédeas dos assuntos de Estado, com Sir Edward Seymour, agindo como regente em nome do sobrinho.

De acordo com o último Ato de Sucessão aprovado pelo Parlamento durante o reinado de Henrique VIII, em 1543, a coroa passaria para seu único filho varão, o príncipe Edward VI. Na ausência de filhos do novo rei, o trono seria herdado pela filha mais velha de Henrique, Lady Mary. Depois dela, vinha sua meia-irmã, Lady Elizabeth. As duas as princesas foram readmitidas pelo soberano como sucessoras legítimas e, após a morte precoce do irmão em 1553, ambas chegaram a governar. Essa talvez seja uma das maiores ironias na história do rei Henrique VIII. Após disputas políticas e religiosas que custaram as vidas de mais de 72 mil pessoas para que os ingleses fossem governados por um sucessor masculino, foram as duas filhas do monarca que provaram aos seus contemporâneos o quão preparadas eram para o exercício do poder!

Imagem: Tela gerada por I.A., segundo as descrições das últimas horas do rei Henrique VIII. Os irmãos Seymour estão presentes na cena, enquanto o arcebispo de Canterbury, Thomas Cranmer, administra o último sacramento ao monarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário