março 12, 2025

ARLS ABRIGO DA VIRTUDE 1701 - Brasília


    A ARLS Abrigo da Virtude n. 1701 - Grande Benfeitora da Ordem, funciona no magnífico templo da Loja Estrela de Brasília, onde já tive a oportunidade de palestrar diversas vezes, em várias Lojas. Na ontem de ontem foi nesta Loja em que me apresentei, com a palestra e o audiovisual "O caminho da felicidade".

   Sob a competente direção do Venerável Mestre Hudson Vieira dos Reis, cujo pai também pertence ao quadro da Loja, mais de 30 irmãos participaram e se emocionaram com a palestra. Curiosamente, outro irmão, que me proporcionou o transporte de casa até a Loja, Danillo Olivier, também tem no quadro o seu pai e seu irmão, que inclusive será o próximo Venerável Mestre. Uma Loja que privilegia a família.

   A ARLS Abrigo da Virtude, além do desenvolvimento do estudo maçônico, tem uma forte ação na área de beneficência e fiquei impressionado com os números expostos pelo tesoureiro, que mostram um poderoso foco de auxílio aos menos favorecidos. 

  A mostra de livros teve início no amplo e belo saguão e prosseguiu no ágape, despertando grande interesse dos irmãos. O ágape, por sua vez, foi coisa de cinema, magnífico, com os irmãos confraternizando até tarde. 

  

   

A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA MAÇONARIA - Hélio Pereira Leite

MARIA DERAISMES

Sempre que se fala da participação da mulher na maçonaria, em maçonaria mista e em maçonaria feminina, vem a baila a figura histórica de Maria Deraismes, uma mulher à frente de seu tempo, sempre festejada e mencionada em livros que trata sobre a Ordem Maçônica. No Livro Maçônico do Centenário, editado pelo Grande Oriente do Brasil, em 1922, em comemoração ao seu primeiro centenário, tem um capítulo especial dedicado a esta grande mulher e a participação feminina na Maçonaria.

Tinha Maria 33 anos quando sua mãe faleceu, tendo ela ficado isolada durante meses. Quatro anos depois, em 1865, sua irmã ficou viúva e voltou para casa. As duas irmãs se entendiam muito bem e tinham uma renda mensal capaz de lhes assegurar uma vida confortável e sem preocupações financeiras, permitindo que Maria se dedicasse às suas atividades intelectuais, abrindo seus salões à elite pensante parisiense. Nesta época, a igreja católica combatia ferozmente a Maçonaria, a ponto de, numa pregação na catedral de Notre-Dame, o padre Loison dizer que os membros da Maçonaria deveriam ser dizimados. A Franco-Maçonaria resolveu então se defender.

 Com dificuldade conseguiu autorização dos poderes constituídos para fazer palestras públicas. Estas palestras eram dadas na sede da Maçonaria e eram chamadas palestras filosóficas, sendo que qualquer pessoa poderia assistir, inclusive mulheres. Em 20 de março de 1866, no Grande Oriente da França, portanto dezesseis anos antes de sua iniciação, Marie Deraismes depois de aceitar convite formal feito à ela falou sobre "A Moral", que definiu como sendo "A aplicação dos axiomas da Justiça, do Belo e do Bom na vida cotidiana".

Foi um sucesso total reconhecido até por aqueles que foram ouvi-la para poder criticá-la, como um grande jornalista que disse: "Eu confesso que cheguei à conferência de Maria Deraismes pensando encontrar uma velha solteirona metida a intelectual e nula. Minha surpresa foi ver uma jovem mulher, com o rosto pálido, muito distinta, de uma elegância simples, sem timidez ridícula nem arrogância.

Desde o começo ela conquistou a plateia. Uma voz com belo timbre e elocução fácil, uma grande pureza de linguagem, alfinetadas bem colocadas sem serem maldosas, além de um grande bom senso e de incrível erudição."

Continuou Maria a fazer uma série de palestras sempre com salas lotadas e muito polêmicas. Participou do jornal "O Direito da Mulher" e continuou escrevendo artigos. Nesta época, 1866, os salões das irmãs Deraismes mais pareciam uma filial da Loja Maçônica Mars et les Arts, e da redação do Jornal "A Liberdade", do Irmão Emile Grandin.

Mas, Maria sofria de enfisema e após uma violenta crise foi passar um tempo na casa de seu tio perto de St. Malo. Regressou a Paris em 1871, voltou a escrever artigos, participou ativamente da "Associação pela Melhoria do Destino das Mulheres", fez palestras e fez campanha pela obtenção dos direitos civis e políticos das mulheres.

 Em janeiro de 1875, fez uma palestra tão explosiva que foi chamada pela polícia para que tivesse mais moderação, tendo sido também insultada pela igreja por defender o direito das crianças terem escolas públicas. Em 1879, ela organizou conferências por toda a França.

Existiam, nesta época, 1880, o Grande Oriente e as Grandes Lojas. Doze Lojas, das Grandes Lojas, desligaram-se e formaram a Grande Loja Simbólica Escocesa. Estas Lojas dissidentes eram das mais avançadas socialmente e a elas juntaram-se outras formando um grupo de 36 lojas.

INICIAÇÃO AO 1° GRAU MAÇÔNICO de Mademoiselle MARIA DERAISMES".

Esse convite foi assinado pelo Venerável Mestre Houbron e mais seis mestres. Nessa época ele falou: "Com a aprovação da Loja, já é hora de se reconhecer o princípio de igualdade entre homens e mulheres pela ação Maçônica. Sendo assim, nós vamos iniciar a Srta. Maria Deraismes, a famosa mulher oradora, escritora e filósofa."

Neste dia 14 de janeiro de 1882, dia da Iniciação de Maria Deraismes, ela falou: "Eu agradeço à Loja "Les Libres Penseurs", em Pecq, que hoje me honra aceitando-me entre seus membros. A porta que vocês abriram não se fechará atrás de mim e muitas outras mulheres me seguirão. Hoje vocês são considerados heréticos, porque vocês são reformadores. Uma vez que em todos os lugares estão urgentemente sendo necessárias, vocês não terão que esperar muito para alcançarem o sucesso. A Obediência Masculina, a ortodoxia Franco-Maçom, deve proibir, por algum tempo ainda, a admissão de mulheres nos Templos, além de considerá-las profanas; não deixemos que isto nos preocupe. Trabalharemos ativamente para fazê-los sair de seus caminhos errôneos e, apesar do que eles dizem, trabalharemos e diremos:

A cerimônia de Iniciação foi emocionante, pois era a vitória de anos de luta. Falaram na oportunidade o Venerável, a Aprendiz Maria Deraismes e o Irmão Georges Martin, da Grande Loja Simbólica Escocesa. Simultaneamente à Iniciação, a Loja enviou uma carta à Grande Loja Simbólica Escocesa, obediência a qual pertencia, retirando-se da Confederação, tornando-se independente.

A luta continuava, e nos salões das irmãs Deraismes o estudo para uma loja mista continuava. Finalmente, a Loja Jerusalém Escocesa, no dia 8 de maio de 1891, resolveu estudar a possibilidade de construir as Lojas Mistas a partir de um projeto apresentado pelo Irmão Georges Martin.

Em junho de 1892, Maria convocou um grupo de mulheres, altamente qualificadas, para se prepararem para uma possível iniciação dia 4 de março de 1893. Numa segunda reunião, todas as disposições foram tomadas para criar, na mais perfeita regularidade, a primeira Loja com todas as mulheres presentes.

No dia 14 de março de 1893 é fundada a Loja, tendo como Venerável Fundadora MARIA DERAISMES e como secretária a Irmã MARIA MARTIN, com mais quatorze Irmãs presentes e duas ausentes que foram iniciadas depois.

 Após as sessões que permitiram que as Irmãs passassem pelos graus de Companheiro e de Mestre, a FRANCO-MAÇONARIA MISTA "LE DROIT HUMAIN" foi oficialmente fundada no dia 4 de abril de 1893. A Ordem era constituída por quatorze Irmãs, um Irmão no grau de Mestre, Georges Martin e duas Irmãs no grau de Aprendiz.

Maria, já muito doente e com 64 anos, dirigiu nove sessões ritualísticas nesse ano de 1893, depois teve que permanecer de cama, mas lúcida e ativa até o último dia.

 Na véspera de sua morte, recebeu uma carta de gratidão da Federação dos Movimentos Feministas, informando da reforma do código Civil a favor das mulheres e reconhecendo nela, Maria, uma das artífices desta vitória por sua luta de 20 anos pelos direitos destas mulheres.

Maria Deraismes faleceu no dia seguinte, 6 de fevereiro de 1894, às 2 horas da manhã, com 65 anos, repetindo: "A gente não se cansa de amar, a gente não se cansa de lembrar..."

A OBESIDADE MENTAL



O prof. Andrew Oitke, catedrático de Antropologia em Harvard, publicou em 2001 o seu polêmico livro “Mental Obesity”, que revolucionou os campos da educação, jornalismo e relações sociais em geral.

Nessa obra introduziu o conceito em epígrafe para descrever o que considerava o pior problema da sociedade moderna. Há apenas algumas décadas, a humanidade tomou consciência dos perigos do excesso de gordura física decorrente de uma alimentação desregrada. É hora de refletir sobre os nossos abusos no campo da informação e do conhecimento, que parecem estar dando origem a problemas tão ou mais sérios do que a barriga proeminente. ”

Segundo o autor, “a nossa sociedade está mais sobrecarregada de preconceitos do que de proteínas; e mais intoxicada de lugares-comuns do que de hidratos de carbono. As pessoas se viciaram em estereótipos, em juízos apressados, em ensinamentos tacanhos e em condenações precipitadas. Todos têm opinião sobre tudo, mas não conhecem nada. ”

“Os ‘cozinheiros’ desta magna “fast food” intelectual são os jornalistas, os articulistas, os editorialistas, os romancistas, os falsos filósofos, os autores de telenovelas e mais uma infinidade de outros chamados ‘profissionais da informação’”.

“Os telejornais e telenovelas estão se transformando nos hamburgers do espírito. As revistas de variedades e os livros de venda fácil são os donuts” da imaginação. Os filmes se transformaram na pizza da sensatez.”

“O problema central está na família e na escola”.

“Qualquer pai responsável sabe que os seus filhos ficarão doentes se abusarem dos doces e chocolates. Não se entende, então, como aceitam que a dieta mental das crianças seja composta por desenhos animados, por videojogos que se aperfeiçoam em estimular a violência e por telenovelas que exploram, desmesuradamente, a sexualidade, estimulando, cada vez com maior ênfase, a desagregação familiar, a permissividade e, não raro, a promiscuidade. 

Com uma ‘alimentação intelectual’ tão carregada de adrenalina, romance, violência e emoção, é possível supor que esses jovens jamais conseguirão viver uma vida saudável e regular”.

Um dos capítulos mais polêmicos e contundentes da obra, intitulado “Os abutres”, afirma: “O jornalista alimenta-se, hoje, quase que exclusivamente de cadáveres de reputações, de detritos de escândalos, e de restos mortais das realizações humanas. A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular.”

O texto descreve como os “jornalistas e comunicadores em geral se desinteressam da realidade fervilhante, para se centrarem apenas no lado polêmico e chocante”.

“Só a parte morta e apodrecida ou distorcida da realidade é que chega aos jornais.”

“O conhecimento das pessoas aumentou, mas é feito de banalidades. Todos sabem que Kennedy foi assassinado, mas não sabem quem foi Kennedy. Todos dizem que a Capela Sistina tem teto, mas ninguém suspeita para quê ela serve. Todos acham mais cômodo acreditar que Saddam é o mau e Mandela é o bom, mas ninguém se preocupa em questionar o que lhes é empurrado goela abaixo como “informação”.

Todos conhecem que Pitágoras tem um teorema, mas ignoram o que é um “cateto.”

Prossegue o autor: “Não admira que, no meio da prosperidade e da abundância, as grandes realizações do espírito humano estejam em decadência. A família é contestada, a tradição esquecida, a religião abandonada, a cultura banalizou-se e o folclore virou ‘mico’. A arte é fútil, paradoxal ou doentia. Floresce, entretanto, a pornografia, o cabotinismo (aquele que se elogia), a imitação, a sensaboria (sem sabor) e o egoísmo. Não se trata nem de uma era em decadência, nem de uma ‘idade das trevas’ e nem do fim da civilização, como tantos apregoam. 

Trata-se, na realidade, de uma questão de obesidade que vem sendo induzida, sutilmente, no espírito e na mente humana. O homem moderno está adiposo no raciocínio, nos gostos e nos sentimentos. O mundo não precisa de reformas, desenvolvimento, progressos. Precisa sobretudo de dieta mental.” 

Fonte: (Blog Teoria da Conspiração - O Que Eles não gostariam que você soubesse…)

março 11, 2025

ARLS DUQUE DE CAXIAS 13 - Brasília

 



 notável brasileiro Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, merece e desfruta de muitas homenagens, monumentos, cidades, avenidas e é nome de um grande número de Lojas Maçônicas que atestam a sua condição de irmão.

Na noite de ontem visitei a ARLS Duque de Caxias n. 13, da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, que tem o seu templo no Guará. Estive neste templo há uns 13 ou 14 anos e não mudou nada, a exceção de uma nova geração de maçons que hoje lá desenvolve os seus trabalhos.

Sob o comando do simpaticíssimo xará Venerável Mestre Michael von Semenoff Romano, em uma sessão regular, assisti ao excelente trabalho de um aprendiz falando sobre a necessidade de mais estudos em Loja, o que gerou um oportuno e interessante debate.

Fiquei sabendo que a Loja sorteia todas as semanas um dos irmãos para apresentar um trabalho, e o mesmo fica responsável por trazer um lanche que precede a sessão. Em compensação recebe uma cesta básica para doar a quem desejar. Desta forma, todos os irmãos do quadro apresentam trabalhos e praticam beneficência.

No átrio teve grande sucesso a mostra itinerante de livros da AMVBL e ao final uma deliciosa galinhada encerrou os trabalhos que se estenderam até quase a meia noite. 

No selfie da foto, o rosto do irmão Luiz Fernando, que me proporcionou o transpore até o local.

AHIMAN REZON - Jorge Gonçalves



A obra "Ahiman Rezon: A Constituição dos Maçons Antigos", originalmente publicada em inglês por Laurence Dermott em 1778, inclui um comentário de John Locke direcionado ao rei, no qual o filósofo expressa seu interesse pela Maçonaria. Na segunda edição em português (2024), traduzida e comentada por Kennyo Ismail, destaca-se o contexto histórico vinculado ao manuscrito recuperado por Johan Leylande durante a dissolução dos monastérios ingleses por Henrique VIII (século XVI). Como explica o extraordinário irmão Ismail:  

_"Após o rompimento com o Vaticano e a fundação da Igreja Anglicana, Henrique VIII ordenou a Leylande resgatar manuscritos sob custódia católica. Entre eles, estava um documento escrito por Henrique VI (avô de Henrique VIII), posteriormente copiado e integrado às tradições maçônicas."_

*Comentário de Locke preservado (originalmente em Ahiman Rezon):*  

_"Um homem que possui todas essas artes e vantagens é, certamente, para ser invejado. [...] No entanto, de todas as suas artes e segredos, o que mais desejo conhecer é 'a habilidade de se tornar bom e perfeito'. [...] Virtude tem em si algo tão amável que encanta os corações de todos que a contemplam. [...] Quanto melhores os homens são, mais eles amam uns aos outros."_

Locke conclui sua nota com uma declaração espetacular pessoal ao rei:  

_"Não posso negar que a leitura destes antigos papéis atiçou minha curiosidade, a ponto de induzir-me a ingressar na Fraternidade [...] Estou determinado a fazê-lo (caso seja admitido) [...] Sou, Meu Senhor, o mais obediente e humilde servo, JOHN LOCKE."_

Nota Histórica (Fonte: KENNYO ISMAIL) 

DE FERRAMENTAS EM PUNHO (entre Símbolos e Alegorias) - Newton Agrella



Depois de algum tempo ingresso na minha Oficina mental e lanço mão do Maço e do Cinzel que estavam sobre uma pequena bancada perto de mim.

Quase que instintivamente e levado por uma vontade incontida, começo a dar golpes com o Maço sobre o Cinzel e me deparo com uma série de arestas e imperfeições que precisam urgentemente de reparos.

Há que se dar forma e algum polimento à pedra

Sinto que o primeiro defeito que está mais me incomodando é a "Intolerância" e noto que merece um significativo e derradeiro desbaste. 

Trata-se de algo que tem me incomodado em demasia e que com certeza incomoda muito mais àqueles que estão à minha volta.

Os golpes sobre o Cinzel parecem se intensificar, vão abrindo caminhos  e dão de cara com a "Arrogância".

Indisfarçadamente, percebo que o Cinzel parece querer escorregar.  

Golpeio com um pouco mais de boa vontade para o meu aprimoramento.

Afinal de contas, representa outra relevante saliência que precisa ser desgastada com mais energia. Sem medo.

Prossigo nessa mesma lavra.

Eis que de repente me vejo diante da ,"Insegurança". 

Eu me questiono e me dou conta  que esse outro defeito tem se manifestado frequente.

O melhor a fazer é buscar uma intensidade mais moderada aos golpes de forma a me propiciar mais determinação e foco nessa empreitada. 

A cada nova investida contra o Cinzel percebo involuntariamente, que a pedra que se reveste ainda de tantas imperfeições como: a Soberba, a Falsa Modéstia, o Inconformismo, a Ingratidão, o Egoísmo, a Chatice, a Irritação Gratuita, dentre tantas outras, vai progressivamente ganhando contornos como uma espécie de escultura em que a Arte imita a Vida.

Os Símbolos que as ferramentas representam e as Alegorias que as imagens e as idéias traduzem me sugerem sinais evidentes de que esse processo de construção interior é o que deve ser percorrido, a fim de que eu possa me sintonizar de maneira mais harmônica e universal entre o corpo que eu habito e o espírito que me guarnece.

O trabalho é perene e a Oficina precisa ser revisitada a cada estação.



março 10, 2025

COMO É A SUA MAÇONARIA? COMO É A SUA LOJA? - Nelson Carvalho (adaptado)



Um irmão escreveu-me um e-mail recentemente, preocupado com a falta de interesse dos maçons em estudar.

Essencialmente os maçons, dizem ser a “nata” da sociedade. 

Ler livros, estudar, pesquisar, questionar, defender princípios éticos e morais e agir seriam alguns dos preceitos estritamente elementares e básicos de uma comunidade formada pela “nata” da sociedade.

Salvo melhor juízo, o que vemos, contudo, é um conjunto de pessoas, bem intencionadas, boas de coração, mas completamente alienadas. 

Seguem o que mandam. 

Alguns, entretanto, abandonam o barco por se sentirem enganados pela ideia que a Instituição lhe vendeu. 

Outros, que insistem, são marcados como de “complicados” ou que “não deixaram a maçonaria entrar nos seus corações”.

Avaliando tudo isto, podemos vislumbrar algumas questões.

São verdadeiras estas afirmações?

Analisemos.

Onde começa a Maçonaria? 

Na Loja. 

Na Loja existe o ingrediente mais importante e basilar da Instituição: o maçon, o ser humano, o pensante, o agente.

Nas Lojas, estamos realmente a encontrar pessoas que questionam, que pensam, que estudam, que agem? 

Ou são apenas mecanicistas e “agapistas”? 

A inteligência está em repetir, repetir e repetir o que outros dizem ser “cláusulas pétreas”, ou está na capacidade de investigar, duvidar, questionar, propor, agir??? 

Qual a diferença entre uma pedra e um ser pensante? 

A pedra está ali, não se mexe, não pensa, não toma iniciativa alguma, segue o que lhe recomendarem. 

O ser pensante incomoda o status quo, interage proactivamente, propõe o novo, age, duvida, argumenta, reinventa e reinventa-se.

A Loja, embrião da estrutura maçónica, é de onde vem as definições, as ordens. 

Não espera vir de cima, mas está acima.

Como é a sua Loja? 

Onde e em que patamar se encontra? 

Está à altura do que se espera no ideal Maçónico? 

Tem opinião, faz ouvir e valer a sua opinião, ou a sua opinião religiosamente coincide com o que vem “de cima”? 

Se a Loja não tem posição “em cima”, é porque aguarda e espera. 

Espera a iniciativa de quem julga estar acima, espera ordens, espera decisões, espera a definição do que é certo e do que é errado. 

Quanto muito, espera apenas para ratificar. 

Apequena-se. 

Não tem iniciativa, criatividade, força própria, argumentação.

Não se quer incomodar. 

A rotina é o seu sustentáculo da existência e finalidade.

E assim anda a Maçonaria, ou não?

Se quisermos saber mais sobre a Maçonaria, olhemos para as nossas Lojas. 

Quais são as suas preocupações, quais são os seus planos de curto, médio e longo prazo (ou nem sequer têm planos?). 

Têm feito diferença na sua área de acção e actuação junto a comunidade? 

Qual a qualidade dos trabalhos que são apresentados? 

Esses trabalhos trazem novidades ou são repetições das repetições? 

O mesmo do mesmo? 

E assim está bem…

E os maçons, os Obreiros. 

Quem são? 

O que são?

Os obreiros conhecem a regras da sua Loja e da sua Grande Loja? 

Sentem-se capacitados para avaliá-las e colaborar na sua melhoria, ou não estão nem um pouco interessados? 

Na Loja o que é mais importante? 

O rito? 

A ritualística? 

Os graus? 

Entrar com o pé esquerdo? 

Chamar à atenção de um irmão que não fez a ritualística “perfeita”? 

Ou são as ações efetivas nas comunidades?

Constituem a diferença ou não são nada, ou são os vaidosos e amigos dos amigos, que se favorecem entre si? 

São os que só querem beneficiar? 

Quem somos? 

Que valor temos para a sociedade? 

Qual a nossa utilidade para o progresso da humanidade? 

Vivemos da e na teoria ou agimos de facto? 

Qual é o histórico da Loja? 

Qual o currículo da Loja? 

A porta do Templo é apenas mais uma porta? 

O que é mais importante para o irmão da Loja? 

Ser grau 33 ou ser maçom? 

Vestir-se de fantasias ou despir-se de vaidades?

O Maçom morre para a Maçonaria quando acredita que o rito ou ritual é o fim e não o meio.

A Maçonaria morre para o irmão que torna a Maçonaria fim e não meio.

A Loja abate colunas quando abdica de ser o Ponto Fulcral.

Não raras vezes, há irmãos que não dispõem de recursos para manter um plano básico de saúde para a sua família, mas tèm de sobra para participar e frequentar toda a espécie de atividades extra simbolismo. 

O fanatismo – não reconhecido pelo obreiro, entranha-se na sua existência como se oxigénio fosse. 

A cegueira é de tal ordem, que perde o bom senso, o equilíbrio, o contacto com a realidade.

Quem é mais espiritualizado? 

O mendigo que reparte um pedaço do seu pão com um cão abandonado ao seu lado ou o Grande, “grau não sei quantos”, vestido de Grande que é tão Grande, que não consegue ver o pequeno, pois o seu peito estufado e cheio de medalhas e condecorações impede-o de visualizar os mais humildes e necessitados?

A Maçonaria é o espelho dos maçons. 

Se estes são acomodados, vaidosos, medíocres, meras engrenagens mortas, isto será a Maçonaria, vivendo de um passado que um bom número de maçons, inclusive, desconhece e, em grande parte, fantasia para sonhar com a ideia de que são importantes e insubstituíveis…

Se as Lojas são um “monte” de gente bem intencionada, amigões, mas não vibra, não perturba, não incomoda, não se posiciona de forma enfática, então não passa de um clubinho particular, cubículo de míopes, sonhando com uma hierarquia de reizinhos e súbditos. 

Um teatro repetitivo, medonho, que vive da farta distribuição de bengalas e medalhas sem brilho.

Neste ambiente amorfo, ser Venerável Mestre é algo sem grande sentido. 

A história da Loja é um livro sem letras, ou um conjunto de autoelogios sem significado e significância, característica de pompa entre espíritos pobres e sonhadores. 

A capacidade de vivenciar uma existência profícua resume-se a uma fantasia mental e uma pequenez espiritual

Como é a sua Maçonaria? 

Como é a sua Loja?


...“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”... – Chico Xavier



JOHN LOCKE - Jorge Gonçalves


Refletir sobre temas como justiça e liberdade é fundamental, uma vez que permanecem como questões centrais e amplamente debatidas em nosso país. Mais importante do que concordar ou discordar de uma frase é buscar compreender os contextos históricos que moldaram esses conceitos ao longo do tempo.  

John Locke, influente pensador do século XVII e amigo de Isaac Newton, viveu em meio a transformações profundas na Inglaterra. Ele testemunhou a Guerra Civil Inglesa (1642-1651), que resultou na decapitação do rei Carlos I e na ascensão de Oliver Cromwell. Sob o título de Lorde Protetor, Cromwell liderou um governo autoritário, implementando rigorosas leis puritanas. Os puritanos, grupo protestante que visava "purificar" a Igreja da Inglaterra de influências católicas, defendiam uma vida disciplinada, condenavam os excessos e promoviam a simplicidade nos cultos. Durante esse período, atividades como teatro, jogos e *até celebrações de Natal* foram proibidas, consolidando um controle moral severo sobre a sociedade.  

Com a morte de Cromwell, em 1658, seu governo perdeu força. Em 1660, a monarquia foi restaurada com Carlos II, filho de Carlos I, assumindo o trono. O ressentimento de Carlos II em relação a Cromwell era tão grande que ele ordenou que o corpo de Cromwell fosse exumado, decapitado e exposto, num gesto de vingança simbólica pela execução de seu pai.  

Mais tarde, entre 1688 e 1689, ocorreu a Revolução Gloriosa, um marco que depôs o rei Jaime II (sucessor de Carlos II) e colocou Guilherme de Orange e Maria Stuart como monarcas constitucionais. Esse evento, quase pacífico, consolidou a supremacia do *Parlamento sobre a coroa*, limitando o poder do monarca. Essa revolução foi um marco na transição para um sistema político que priorizava o equilíbrio de poderes e a soberania parlamentar, influenciando diretamente o pensamento iluminista sobre governo e liberdade.  

É Neste cenário, que Locke formulou suas teorias sobre poder político e liberdade. Ele argumentava que o poder deve emanar do consentimento dos governados e que as leis existem para proteger os direitos individuais. Como ele bem expressou: _"A finalidade da lei não é abolir a liberdade, mas preservá-la e ampliá-la"_. Para Locke, leis justas são aquelas que asseguram a convivência harmônica e a liberdade de todos.  



março 09, 2025

POR QUE NÃO PRECISAMOS TEMER A IA


Entrevista espetacular de um dos gênios brasileiros da ciência: Miguel Nicolelis



 

 *É  DISTINÇÃO*


Não lastima tua lida

Inda que seja pesada

Mas estima tua vida

Pelo “Arquiteto” Sagrada


Busca a palavra perdida

Missão a ti confiada

Desde aquela jazida

Que tua pedra encontrada


Sim, é batalha renhida

Dum cavaleiro esperada

Eterno canteiro vivida


A livre pedreiro fiada

À grande obra erigida

Distinção a obreiro dada !


Adilson Zotovici

AMVBL

VELHO NÃO, ANTIGO ! - Adilson Zotovivi

 


Com discrição, empatia,

Eu compartilho contigo

Lição da maçonaria

Meu caro irmão e amigo

 

Ligeiro qual ventania

Passa o tempo que bendigo

Que o Grande Arquiteto e Guia

Nos dá e feliz eu sigo

 

Num paradoxo a magia

O tempo não é inimigo...

É feitor da sabedoria

 

“Não se envelhece” predigo

Torna-se com eutimia

Sábio livre pedreiro ”antigo” !

 

A DOUTRINA MACONICA - Izautonio Machado Jr.


A Maçonaria possui duas dimensões: operativa e especulativa.

A Maçonaria Operativa se refere à construção de edifícios físicos, fazendo uso de materiais como a pedra e o mármore.

A Maçonaria Especulativa se refere à construção de um templo espiritual no interior de cada um de seus adeptos, usando para esta finalidade as instruções. A maçonaria especulativa adota para o seu propósito os utensílios e materiais que são utilizados na maçonaria operativa, conferindo-lhes significados simbólicos.

Enquanto a Maçonaria Operativa é uma Arte, a Maçonaria Especulativa é um Sistema de Pensamento fundado em uma Filosofia Moral.

A Maçonaria Operativa tem por fim uma construção física (algo concreto), utilizando como meio, conhecimentos científicos, como a geometria e a arquitetura.

Por sua vez, a Maçonaria Especulativa tem por fim uma construção espiritual (algo abstrato), utilizando como meio, conhecimentos filosóficos e simbólicos que fazem alusão a construções físicas.

Embora não haja unanimidade entre os historiadores maçônicos, que criaram várias teorias acerca da origem da maçonaria especulativa, é geralmente aceito que esta é decorrente da fraternidade medieval de maçons operativos, o que se evidencia pela preservação de muitas de suas regras e lendas derivadas das chamadas Old Charges (Antigas Obrigações).

Definição

É relativamente fácil definir a Ordem. A Maçonaria é uma organização fraterna secular, tradicionalmente franqueada somente aos homens. Propaga os princípios morais e busca promover a prática do amor fraterno e da atividade caritativa entre todas as pessoas – não somente entre os maçons. Não é uma religião; mas é uma sociedade de homens religiosos, na medida em que exige de seus membros que acreditem na existência de um “Ser Supremo”. (...) Embora não seja uma religião, a Ordem pode ser considerada uma “companheira filosófica da religião”. Essa ideia está implícita na definição da Maçonaria – tirada da Leitura do Primeiro Grau (Trabalho de Emulação) – como “um peculiar sistema moral, velado por alegorias e ilustrado por símbolos”. (MACNULTY, 2012, p. 09)

Podemos ainda afirmar que a maçonaria é também uma organização iniciática e esotérica:

 Iniciática

“Iniciação” significa introdução de alguém em um novo conhecimento, sendo exatamente isso que ocorre na Iniciação Maçônica, onde o Iniciado passa a ter acesso aos conhecimentos da Ordem.

Esotérica

Ensinos exotéricos:

Ensinos passíveis de serem ministrados ao grande público e não somente a um grupo seleto de alunos.

Ensinos e doutrinas que, nas escolas da Antiguidade grega, eram transmitidos em público.

Ensinos esotéricos:

Ensinos ministrados a um círculo restrito e fechado de ouvintes.

Ensinos que, em certas escolas da Grécia antiga, destinado a discípulos particularmente qualificados, completava e aprofundava a doutrina.

O esoterismo se caracteriza pela transmissão de conhecimentos mais avançados de forma progressiva a pessoas eleitas consideradas aptas a recebê-los, sendo, portanto, de acesso restrito. 

É exatamente isso o que ocorre na maçonaria, através da seleção de membros e do sistema de graus maçônicos, que são etapas de estudos acessíveis progressivamente.

Tais características não devem ser confundidas com o misticismo ou com o ocultismo.

Reflexão

Infelizmente, por desconhecimento da natureza da instituição a que pertencem, muitos maçons desejam fazer dela uma organização com objetivos completamente diferentes daqueles para os quais ela existe, desvirtuando as suas finalidades, o que é perigoso e coloca em risco a própria existência da maçonaria.

Não há sentido em ser maçom se a Filosofia Iniciática, que é a própria razão pela qual alguém ingressa na caminhada maçônica, é desprezada. Se um novo pensamento de busca pelos valores realmente iniciáticos da Maçonaria não começar a brotar dentro de suas fileiras e de suas instituições, é pouco provável que a essência filosófica se mantenha e possa sustentar sua manutenção e seu avanço pelos séculos vindouros. Deixará de ser uma “instituição iniciática” e se tornará apenas uma instituição beneficente e altamente burocrática, de onde terá se retirado todo o teor iniciático. É preciso que cada maçom repense seu próprio papel, seu próprio proceder e que, pouco a pouco, isso se torne uma onda de renovação no interior do povo maçônico.” (MUNIZ, Curso Elementar de Maçonologia). 

Os Princípios da Maçonaria

Os Princípios da Maçonaria revelam três dos principais aspectos da Ordem:

Amor Fraternal: a maçonaria é uma Fraternidade de Irmãos;

Amparo: a maçonaria prega a prática da Caridade e do bem ao próximo;

Verdade: a maçonaria é um Sistema de Filosofia Moral e Ética Social, que contém em seu bojo um conjunto de instruções e lições de virtudes com o objetivo promover o aperfeiçoamento de seus membros.

A maçonaria é uma filosofia de vida, e por intermédio da sua liturgia, simbologia, alegorias e palestras inculca em seus membros a prática das virtudes.

O Lema da Maçonaria latina

A Igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade;

A Liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, etnias, nações;

A Fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR e, portanto, humanos e como consequência, a fraternidade entre todas as nações.

A doutrina maçônica

Terceira Instrução de Aprendiz Maçom

(Ritual de 1928)

Ven. — Que é a Maçonaria?

1° Vig. — Uma associação íntima de homens escolhidos, cuja doutrina tem por base o G.A.D.U., que é Deus; como regra, a Lei Natural; por causa, a verdade, a liberdade e a Lei moral; por princípio, a igualdade, a fraternidade e a caridade; por frutos, a virtude, a sociabilidade e o progresso; por fim, a felicidade dos povos que ela procura incessantemente reunir sob sua bandeira de paz. A Maçonaria existe e existirá sempre onde houver o gênero humano.

Ritual do Grau de Aprendiz Maçom 

(1928)

A Maçonaria proclama as seguintes doutrinas sobre que se apoia:

«Para elevar o homem aos próprios olhos, para torná-lo digno de sua missão sobre a Terra, a Maçonaria erige em dogma que o Grande Arquiteto do Universo deu ao mesmo, como o mais precioso dos bens, a liberdade, patrimônio da Humanidade toda, cintilação celeste que nenhum poder tem o direito de obscurecer ou de apagar e que é a fonte de todos os sentimentos de honra e de dignidade».

«Desde a preparação do primeiro grau até a obtenção do mais elevado da Maçonaria Escocesa, a condição primordial, sem a qual nada se concede ao aspirante, é uma reputação de honra ilibada e de probidade incontestada».

«Àquele para quem a religião é o consolo supremo, a Maçonaria diz: Cultiva a tua religião ininterruptamente, segue as inspirações de tua consciência; a Maçonaria não é uma religião, não professa um culto; quer a instrução leiga; sua doutrina se condensa toda nesta máxima — AMA A TEU PRÓXIMO».

«Àquele que, com razão, teme as discussões políticas, a Maçonaria diz: «Eu condeno qualquer debate, qualquer discussão em minhas reuniões; serve fiel e devotadamente à tua Pátria e não te pedirei contas de tuas crenças políticas. O amor da Pátria é perfeitamente compatível com a prática de todas as virtudes; a minha Moral é a mais pura, pois funda-se sobre a primeira das virtudes — A SOLIDARIEDADE HUMANA».

«O verdadeiro maçom pratica o Bem e leva a sua solicitude aos infelizes, quaisquer que eles sejam, na medida de suas forças. O maçom deve, pois, repelir com sinceridade e desprezo, o egoísmo, a imoralidade».

Os ensinamentos maçônicos induzem seus adeptos a dedicarem-se à felicidade de seus semelhantes, não porque a razão e a justiça lhes imponham esse dever, mas porque esse sentimento de solidariedade é a qualidade inata que os fez filhos do Universo e amigos de todos os homens, fiéis observadores da Lei de Amor e Simpatia que Deus estabeleceu no Planeta.

Considerações 

A maçonaria é depositária de doutrinas morais, religiosas e filosóficas que têm sua gênese nos Antigos Manuscritos e que foram com o tempo sendo desenvolvidas, ao ponto em que estamos em sua atual fase especulativa.

Muito mais simples no princípio, a simbologia e filosofia maçônica foi gradativamente se tornando mais complexa à medida que absorvia elementos oriundos de outras escolas de pensamento.

Durante o século XVIII, foram criados cerca de mil graus maçônicos, dos quais boa parte foram aproveitados na organização de dezenas de ritos diferentes. Foi necessário buscar conteúdo para a produção destes graus em várias fontes, tais como a Cabala, a Alquimia, o Rosacrucianismo, o Hermetismo, a Teosofia e a Numerologia Pitagórica.

Alguns graus traziam conexões com temas da Antiguidade, surgindo daí a mítica da origem egípcia, na esteira na “egiptomania” que estava em voga na época. Outros graus traziam temas Templários, etc.

Em meio a esta avalanche de novas informações, o conteúdo original da maçonaria, que teve origem a partir do método pedagógico de alegorias e símbolos, com raiz genética na Maçonaria Operativa, sobreviveu.

A bem da verdade, a Maçonaria não estuda de forma aprofundada esses temas adicionados, senão apenas utiliza alguns elementos destes, fazendo somente menções superficiais, ficando a critério do maçom buscar mais informações em fontes externas.

O espírito do Rito Francês

É comum ouvir que cada ritual tem sua própria especificidade e sua própria espiritualidade. Como os outros ritos, o Rito Francês baseia seus ensinamentos nos emblemas bíblicos e nos pretextos históricos a ele associados, mas não acrescenta nenhuma abordagem hermética e se concentra mais no valor moral das alegorias que são usadas do que nos seus detalhes.

Poderíamos dizer que a especificidade do rito francês é que ele não possui um: os outros ritos foram influenciados por fatores extra maçônicos e é essa influência que dá a todos sua especificidade, enquanto o rito francês não sofreu tal influência. Isso é verdade quando comparamos o Rito Francês com os outros Ritos da Maçonaria Francesa do século XVIII, isto é, com o Rito Escocês Retificado e com o Rito Escocês Antigo e Aceito, deixando os Ritos Britânicos e Americanos. Em particular, o rito francês não tem doutrina explícita. O fato de ele não ter doutrina não significa que ela não contenha ensino, mas seu ensino não é desenvolvido em lugar algum na forma doutrinária explícita e discursiva nos textos do rito.

A espiritualidade maçônica está enraizada na tradição judaico-cristã e tem dois fundamentos muito simples: a irmandade dos homens, a paternidade de Deus, sendo este último o fundamento do primeiro. Os pedreiros do rito francês das classes azuis recebem assim uma educação simbólica baseada nesses dois princípios e nas alegorias que lhe são anexadas sem desenvolver o simbolismo alquímico ou cavalheiresco que está presente em outros ritos. É claro que isso não constitui de forma alguma um juízo de valor em relação a esses ritos, também praticados nas lojas da Grande Loja Nacional Francesa.

Texto extraído do website da Grande Loja Nacional Francesa.

Referências

ASLAN, Nicola. Grande Dicionário Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia. Londrina: Editora Maçônica “A Trolha”, 2012.

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE RONDÔNIA. A Maçonaria para não maçons, 2020.

ISMAIL, Kennyo. Curso de Introdução à Maçonaria. No Esquadro, 2016.

ISMAIL, Kennyo. O que é Cabala e qual sua verdadeira relação com a Maçonaria? Disponível em O que é Cabala e qual sua verdadeira relação com a Maçonaria? – O Ponto Dentro do Círculo (wordpress.com). Acesso em 26 de setembro de 2022.

GRANDE LOJA SYMBÓLICA DO RIO DE JANEIRO. Ritual do Gráo de Aprendiz – Maçon. Rio de Janeiro: Typographia Delta, 1928.

MACNULTY, W. Kirk. A maçonaria. Símbolos, segredos, significado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

MACHADO JUNIOR, Izautonio da Silva. Como o Rito Moderno pode contribuir para o futuro da maçonaria e das grandes lojas brasileiras. Apostila do Congresso Nacional do Rito Moderno - Novembro de 2021.

MACHADO JUNIOR, Izautonio da Silva. Curso de Introdução ao Rito de York. Disponível em https://cmsb.org.br/curso/introducao-ao-rito-de-york/. Acesso em 06 de janeiro de 2021.

MACHADO JUNIOR, Izautonio da Silva. Definição d

e Maçonaria. Revista Triponto, ANO II - Nº 03 - Fevereiro de 2021.

MUNIZ, André Otávio de Assis. Curso Elementar de Maçonologia. Editora Richard Veiga Editorial, São Paulo, 2016.

março 08, 2025

08 DE MARÇO DIA DA VIDA - Dia Internacional das Mulheres - Newton Agrella

 



Como não poderia ser diferente
A alma é o sabor da vida 
E o coração bate mais forte
Quando a mulher se faz presente.

Tal qual a terra que fecunda a semente pra posteridade
Deus concedeu-lhe o dom universal da fertilidade.

É ela que nos dá a luz, 
E assume o protagonismo ímpar de nossa existência...

Desempenha o papel de mãe,
irmã, namorada e esposa.
E do alto de sua Sabedoria é a melhor amiga e conselheira.

A mulher é o esteio do mundo
É a inteligência e o poder de tudo
Nela que encontramos o amor, o afeto, a segurança e o carinho

Nos seus braços sentimos nosso verdadeiro porto seguro.
De sua força infinita aprendemos que o tempo se traduz em passado, presente e futuro.

A mulher é a nossa estrela guia
É nossa fonte perene de energia.
Dela herdamos a inteligência, a sensatez, e a razão que nos ilumina.

Seja qual for a data, as homenagens a ela são meras referências e formalidades.

É do ventre dela que a história se pronuncia, ganha corpo e se materializa como culto mais sublime da humanidade.