fevereiro 05, 2024

HIRAM E SEUS IRMÃOS, UMA LENDA FUNDADORA - fonte: Leonardo Redaelli


Se escolhermos, como fizemos na concepção desta conferência, entrar na terra das lendas maçónicas, explorar uma terra povoada por seres singulares, com aventuras inusitadas, e ir à descoberta de lugares todos mais surpreendentes e mais secretos que os outros, então , para toda honra, Hiram, sem dúvida, será nosso primeiro encontro.

Primeira lenda, de fato, no sentido cronológico do termo, mas sem dúvida também lenda fundadora. Antes e depois, a alvenaria especulativa já não é a mesma. A própria expressão da alvenaria especulativa, cuja ambiguidade nunca será suficientemente sublinhada, lembra-nos precisamente que um dos muitos problemas, se não for completamente resolvido, pelo menos um pouco esclarecido, diz respeito à própria antiguidade desta lenda. e as relações que poderia ter tido com um fundo tradicional lendário, o que se chama folclore desde finais do século XIX, específico das comunidades de construtores desde a Idade Média.

No contexto desta apresentação, não se trata obviamente de esgotar um tema tão vasto, cujos contornos são aliás difíceis de definir. Permitir-me-ia recordar que, há quase dez anos, dediquei-lhe um longo período de investigação na revista Renaissance Traditionnelle, que sem dúvida continuará continuamente, e que, para alguns pontos essenciais deste debate, referirei para isso novamente hoje.

Gostaria de abordar a questão das possíveis fontes desta lenda e propor algumas hipóteses prováveis ​​quanto às circunstâncias da sua criação. Gostaria também de examinar em segundo lugar como a introdução desta lenda, nos primeiros anos do século XVIII, tem, de certa forma, esta é em todo o caso a tese que tentarei delinear diante de vós, modificado profundamente o próprio natureza da jovem instituição maçónica pré-especulativa ou, melhor dizendo, proto-especulativa.

Os antecedentes do nome do Arquiteto nos Antigos Deveres

O primeiro problema é o do próprio nome Hiram designando o arquiteto cujo drama nos é revelado na famosa divulgação de Samuel Prichard, Masonry Dissected, publicada em Londres em 1730. A importância da divulgação de Prichard não é apenas reveladora para o pela primeira vez um sistema de três graus, culminando com a nota de Mestre – A Parte do Mestrado. A sua profunda originalidade reside em oferecer a primeira versão conhecida e coerente da lenda que doravante constituiria o coração deste grau.

A primeira fonte de onde recorrer é a dos Anciens Devoirs. Na primeira geração destes textos, aquela que contém o Regius (c. 1390) e o Cooke (c. 1420), existe de facto uma história tradicional da Arte que, particularmente no segundo destes manuscritos, contém numerosos dados bíblicos. ou patrística. Em nenhum lugar, porém, é mencionado um arquiteto do Templo de Salomão, e muito menos seu nome. A Sra. Cooke contém apenas esta indicação: “E durante a construção do Templo no tempo de Salomão, é dito na Bíblia, no terceiro livro de Reis, capítulo cinco, que Salomão tinha oitenta mil pedreiros trabalhando. E o filho do rei de Tiro era o mestre pedreiro .”

A menção precisa do nome deste artista só aparece na segunda geração dos Anciens Devoirs, aquela que abre com a Sra. Grande Loja n° 1, datada de 1583. No relato histórico que aí aparece, encontramos de facto a seguinte passagem: “ E após a morte do Rei Davi, Salomão, que era filho do Rei Davi, completou o Templo que seu pai havia começado. E ele procurou maçons de vários países, e os reuniu, de modo que ele tinha oitenta mil trabalhadores, que trabalhavam em pedra e eram chamados de maçons, e ele escolheu três mil deles que foram nomeados para serem os mestres e governadores de suas obras. . Além disso, havia um rei de outro reino chamado Iram, que amava muito o rei Salomão e lhe enviava madeira para suas obras. E ele teve um filho chamado Anyone [alguém] que era Mestre em Geometria, chefe de todos os seus Maçons, e Mestre de gravuras e esculturas e todos os outros processos de Maçonaria usados ​​para o Templo. E isso está registrado na Bíblia, no terceiro capítulo do quarto Livro dos Reis.2 .”

Desde o início, o aparecimento daquele que é chamado de “ chefe dos maçons ” – ou “ Mestre em Geometria ” – do Templo coloca um problema quanto à sua identidade. A palavra Qualquer um, que significa simplesmente alguém, pouco nos diz. Devemos naturalmente nos perguntar sobre esse nome, para dizer o mínimo, enigmático. Sabendo que a Sra. Grande Loja nº 1 é provavelmente uma cópia de um texto mais antigo, pode ser simplesmente que o termo Qualquer um se deva ao fato de o escritor não ter sido capaz de ler corretamente o nome que aparecia no manuscrito original.

Aliás, a partir deste período, encontramos o nome do arquitecto em diversas versões dos Anciens Devoirs. As variantes observadas são bastante numerosas:

em três textos, de 1600, 1670, 1700, encontramos o termo Amon;

– numa série de seis textos, de 1670, 1680, 1693, 1700, 1702 e 1750, esta personagem chama-se Aynon;

– três versões, de 1670, 1680, 1690, dão Aymon;

– ainda podemos comparar o texto de 1600 que traz Um Homem;

– é preciso apontar também casos extremamente divergentes, como o texto de 1677 com Apleo, de 1701 com Ajuon, ou mesmo o de 1714 com Benaim. Para explicar a origem e o provável significado destes termos, duas hipóteses principais foram levantadas.

A primeira, a mais natural, sugere ver nestes diferentes termos uma série de sucessivas corrupções do nome Hiram. Poderíamos assim sugerir a seguinte cadeia: Hiram – Iram – Yram – Yrane – Ynane – Ynone – Aynone – Qualquer um. Segundo esta tese, o Mestre dos Maçons dos Antigos Deveres sempre teria sido chamado de Hiram, conforme indicado na Bíblia a que estes textos se referem explicitamente, mas seu nome em nenhum momento teria sido escrito corretamente de aproximadamente 1583 a 1675. .

Na verdade, é a partir desta última data que certos manuscritos dão ao personagem o nome que ele leva na Bíblia. Esta menção só está presente em dezoito versões posteriores a 1675, e muitas das quais posteriores a 1723, quando, como veremos novamente, aparece o nome Hiram Abif.

A hipótese de um Hiram primitivo – e naturalmente esperado – então corrompido e encontrado apenas no final do século XVII é filologicamente engenhosa, mas pouco convincente, é preciso admitir. No entanto, não pode ser completamente descartado.

A segunda hipótese é que estes diferentes nomes são, na verdade, apenas corrupções de um nome que não é Hiram, mas que, no entanto, se refere a um personagem importante na Profissão. Por outras palavras, teríamos de admitir que, embora o nome do homem enviado por Hiram de Tiro seja de facto Hiram na Bíblia, os Antigos Deveres teriam, pelo menos desde finais do século XVI, dado-lhe outro nome. porém também ligado à tradição da Profissão.

Em particular, mantivemos, como possível forma inicial, o nome Amon, considerando que as formas Aynon, Aymon, poderiam assim ser explicadas muito facilmente por um erro ortográfico mínimo da letra M. Mas porquê este nome?

Amom realmente aparece na Bíblia (Provérbios, 8, 30). E em hebraico Amon (aleph, mem, vav, substantivo) significa trabalhador, artesão ou artista, mas também arquiteto, ou mesmo tutor, dono do projeto. No texto bíblico, a Sabedoria é apresentada da seguinte forma: “[...] quando Ele [o Senhor] traçou os fundamentos da terra, eu era um mestre construtor ao seu lado ” (versão TOB).

O sentido do artesão, colaborador na obra, parece ser o mais classicamente retido, nomeadamente na Vulgata, reflectindo as concepções mais antigas nesta área, e de onde provêm todas as citações bíblicas medievais, onde diz São Jerónimo: “Quando apendabat fundamenta terrae, Cum e o eram, cuncta componens ”. O que pode ser traduzido por: “ Enquanto ele estabelecia os fundamentos da terra, eu estava com ele, reunindo todas as coisas ”.

Se esta hipótese relativa a Amon é atraente, ela esbarra, no entanto, em algumas objeções: em primeiro lugar, é a forma menos frequentemente atestada nas numerosas versões dos Antigos Deveres e, acima de tudo, nunca foi conhecida como tal nas Bíblias ocidentais. , já que amon é um substantivo comum, portanto sempre traduzido (artesão, arquiteto, etc.). Desta análise emerge, portanto, que a hipótese de Amon é acima de tudo um exercício de erudição hebraica que não leva em conta as condições em que os textos dos Antigos

Deveres foram escritos e transmitidos.

Aymon, foneticamente idêntico em inglês a Amon, pode, portanto, ser proposto como forma inicial do nome do arquiteto. Aymon pode, por sua vez, por um erro idêntico ao que acabamos de mencionar, explicar a forma Aynon, e muito facilmente também as formas Amon, ou Anon. Podemos, portanto, sugerir, como primeira abordagem, que os Antigos Deveres testemunham que existia no Comércio uma tradição que conferia ao mestre construtor do Templo um nome que poderia ser Aymon.

As Constituições de 1723 e textos subsequentes (Família Spencer, 1725-1739)

É apenas na História da Profissão que aparece no Livro das Constituições de 1723 que aparece, pela primeira vez num documento maçónico, note-se, o nome de Hiram Abiff, dado ao construtor do Templo de Salomão, também descrito como “ Príncipe dos Arquitetos ”. É, portanto, somente após este texto de 1723 que o nome de Hiram Abiff – e não mais apenas Hiram – substitui o de Amon, ou Anon, ou Aymon, na maioria das versões subsequentes dos Anciens Devoirs: estes são, em particular, os textos do Família Spencer. São conhecidos seis textos, um dos quais inclusive gravado, publicados entre 1725 e 1726 para quatro deles, 1729 e 1739 para os dois posteriores.

Estas datas obviamente não são indiferentes, e podemos notar aqui que este período de 1725 a 1730 é também aquele em que parece agora estabelecer-se um terceiro grau baseado na personagem de Hiram, recém-promovido, no que diz respeito aos textos dos menos , para um papel que ele parecia nunca ter desempenhado antes. É bastante claro que a substituição do nome de Hiram Abiff pelo de Aymon – ou mesmo o de Hiram (simplesmente) presente em alguns textos posteriores a 1675 – está ligada ao aparecimento do terceiro grau “ hiramico ” de que nos fala Prichard entrega a primeira versão conhecida.

Sobre o formulário “ Hiram Abif 

Note-se desde já que a escolha do termo Hiram Abif (adotaremos esta grafia mais clássica) para designar, nos textos maçónicos, o arquiteto do Templo de Salomão, coloca por sua vez um problema. A expressão Hiram Abif é encontrada em apenas dois lugares da Bíblia:

– Crônicas, 2, 13, onde podemos ler: Huram Abi (aleph, beth, iod),

– e II Crônicas 4, 16, onde temos: Huram Abiv (aleph, beth, iod, vav).

A partir desses dados simples, surgem três problemas:

1. O que significam exatamente estes termos?

A raiz ab significa pai, e abi tem um determinante que significa meu pai; quanto a abiv, significa seu pai. Portanto, do ponto de vista puramente filológico, estes termos significam:

– Huram abi = Huram meu pai,

– Huram abiv = Huram seu pai.

Duas expressões, enfatizemos, bastante enigmáticas. Porém, devemos lembrar que um significado mais amplo de pai, em hebraico, pode indicar a noção de mestre, instrutor ou conselheiro. Voltaremos mais tarde às consequências da natureza bastante obscura destas duas expressões que apenas notamos aqui.

2. Em /Reis 5, que é o terceiro lugar bíblico onde falamos do nosso Hiram – o artesão, e não o Rei -, deve-se notar que:

– é de fato Hiram, e não Huram,

– que não é absolutamente Hiram-Abi, ou Hiram Abif, mas simplesmente Hiram, que vem de Tiro, o texto especificando que ele é filho de um tiro, e uma viúva do tribo de Naftali; aliás, neste livro é exclusivamente um bronzeador, que fundirá as colunas, o mar de bronze, mas de forma alguma um arquiteto nem um pedreiro.

As duas observações anteriores sugerem-nos que aparentemente estamos descrevendo dois personagens significativamente diferentes, especialmente porque as habilidades de Huram, em Crônicas, são muito mais extensas. Lemos de fato que ele era um homem dotado para todo tipo de trabalho, sabendo trabalhar “ ouro, prata, bronze, ferro, pedra, madeira, escarlate, púrpura, gravar qualquer coisa e inventar tudo  ”. Este Huram também é filho de um tirano e filha da tribo de Dan. Se Hiram, nos Livros dos Reis, era apenas um trabalhador de bronze, Huram Abi do Livro das Crônicas é muito mais eclético e possivelmente sabe trabalhar pedra. Porém, ele continua sendo um artesão, e não como indicado.

– e apenas eles – os Antigos Deveres, o Mestre Maçom do Templo… Podemos assim pensar que o Hiram Abif da tradição maçónica, que só aparece nos textos em 1723, é uma personagem composta, emprestando dois retratos bastante diferentes, e que não é encontrado como tal em nenhum texto bíblico.

3. Um terceiro problema, que se sobrepõe parcialmente ao primeiro, deve ainda ser mencionado. Trata-se da escolha, justamente, da expressão Hiram Abif para designar este herói singular e novo. Na verdade, vimos o significado bastante obscuro da expressão. Já na Vulgata São Jerônimo traduz: Hiram patrem meum e Hyram pater ejus. De quem pai, exatamente? Poderíamos perguntar... Na primeira Bíblia em inglês de Wyclif, em 1380, lemos o mesmo: Hyram, meu pai, e Hyram, o pai de Salomão.

A Bíblia conhecida como a Grande Bíblia, de 1539, propõe: meu pai Hyram e Hiram seu pai, tradução posteriormente retomada pela famosa Versão Autorizada do Rei Jaime, em 16?

A Bíblia do Bispo de 1572 e a Bíblia de Barker de 1580 também usam essas fórmulas. Este último, notável pelas suas glosas marginais, indica em particular que " seu pai " pode significar que Hyram é o pai do trabalho que se realiza no Templo... Desde esta data, até hoje, todas as Bíblias inglesas trazem: Hiram meu pai e Hiram seu pai, e isso sempre sem dar nenhuma explicação. É provavelmente esta ausência de qualquer significado óbvio que levou alguns tradutores a pensar que Hiram Abi talvez fosse um nome próprio, que não exigia tradução. Foi Lutero quem primeiro pensou nisso. Na década de 1520, ao publicar sua tradução alemã, ele simplesmente traduziu a primeira: Huram Abi e Huram Abif.

Porém, em 1528, Coverdale, um dos líderes da Reforma na Inglaterra, foi para Hamburgo e juntou-se a William Tyndale, que empreendeu com ele a tradução do Pentateuco. Assim, em 1535, só Coverdale completou uma tradução essencialmente baseada na obra de Lutero. A Bíblia de Coverdale, em inglês, foi publicada três vezes, em 1535, 1536, 1537, e reeditada em 1551, e é esta que, pela primeira vez na Inglaterra, indica: Hiram Abi e Hiram Abif.

A Bíblia de Mateus, em 1537, utiliza esta tradução, mas, a partir de 1539, com a Grande Bíblia já mencionada, encontramos as traduções clássicas, e nunca mais a tradução de Hiram Abi ou Hiram Abif (exceto na reedição única de 1551).

Devemos, portanto, lembrar que as expressões Hiram Abi e Hiram Abif só aparecem em duas Bíblias publicadas entre 1535 e 1537 e que rapidamente caíram em desuso.

Surge então uma questão: se a escolha do termo Hiram Abif foi feita, é claramente sob a influência da Bíblia de Coverdale, mas por que razão, em 1723, teríamos sentido a necessidade de manter esta tradução atípica, retirada de uma Bíblia que está fora de uso há cerca de dois séculos? Anderson explica isto em parte, mas de forma muito pouco clara, numa nota de rodapé da sua História do Comércio.

Não poderíamos também sugerir que a expressão em questão já existia na tradição maçónica desde a segunda metade do século XVI? A probabilidade de uma mutação pré-especulativa na Inglaterra nesta mesma época foi algumas vezes destacada. Esta hipótese, porém, deve-se reconhecer, é bastante frágil. A ideia de um Hiram Abif criado recentemente do zero e com um novo nome parece, ao final deste exame, muito mais plausível.

Uma reação de hostilidade? O Documento Briscoe (1724)

Se o nome de Hiram Abif, para designar o "arquiteto" do Templo, atestado desde 1723, tivesse talvez sido introduzido muito antes na tradição da Profissão, permanece, no entanto, certo que a lenda da qual é desde o início o trágico herói dá a ele um novo status. Se o nome de Hiram talvez tenha certa antiguidade no Comércio, o personagem da lenda aparece, nesta década de 1720, como um recém-chegado.

É apropriado citar aqui um texto que poderia ser um testemunho indireto disso. Este texto apareceu em Londres em 1724 na forma de um pequeno folheto de 64 páginas, e teve outras duas edições no ano seguinte. Ele primeiro reproduz uma versão dos Antigos Deveres pertencente à segunda geração, e que pode ser ligada à Família Sloane. Este texto dá notavelmente Aynon como o nome do Mestre Maçom do Templo de Salomão. Seguem-se comentários bastante copiosos, intitulados “ Observações e Observações Críticas ”, em tom bastante crítico, visando corrigir os erros que, segundo o autor, o Pastor Anderson cometeu em grande número em sua História do Trabalho.

Quanto à passagem que se refere ao Templo de Salomão, o autor direciona a polêmica em torno do personagem Hiram Abif. Ele está realmente surpreso por agora receber talentos tão diversos e que " nosso erudito Doutor em Direito [ou seja, Anderson] para destacar suas leituras extraordinárias, [se esforça] tanto para provar que este Hiram, o Fundador de Brass, um Tyriano, não era Hiram, rei de Tiro […] ”.

Mais ainda, ataca o “ muito engenhoso Doutor Désaguliers ” que, para justificar a variedade de dons reconhecidos em Hiram, refere-se a uma “ Carta de Recomendação que o Rei Hiram enviou a Salomão […] ”. O autor ressalta que nada disso aparece no Livro dos Reis e finge desconhecer que esses detalhes vêm de Crônicas.

Qualquer que seja a fraqueza do argumento, o interesse do documento reside simplesmente na denúncia aqui feita da natureza artificial do caráter de Hiram Abif. Naturalmente podemos nos perguntar sobre a personalidade exata de Samuel Briscoe, da qual nada sabemos. No entanto, ele sem dúvida parece ter conhecimento dos costumes e práticas maçônicas de sua época.

No entanto, sua hostilidade à introdução do personagem Hiram Abif não pode deixar de ser notada. Nenhuma alusão é feita, aliás, a qualquer grau do qual este personagem seria o herói, mas é claro, no entanto, que certas pessoas familiarizadas com a Maçonaria e seus textos fundadores consideraram, no início da década de 1720, que o personagem de ' Hiram Abif era um intruso, e que o papel que parecia ter sido feito para ele desempenhar foi sem dúvida usurpado, pelo menos até então desconhecido. Não poderíamos ver aí, mas é obviamente apenas uma simples hipótese, o traço da primeira turbulência causada pela introdução de um novo grau de Mestre centrado em torno de uma lenda que apresenta um Hiram de quem vimos bem, como o próprio Briscoe, que ele representa, em relação ao personagem bíblico, uma figura composta que bem poderia ser devida, de fato, à imaginação dos “ doutos doutores ” estigmatizados por Briscoe…

As fontes da lenda

Tentar encontrar as origens da lenda de Hiram é um exercício mais difícil do que parece, se quisermos permanecer rigorosos. Podemos naturalmente atribuir várias fontes mitológicas a esta lenda e encontrar, pesquisando um pouco na história dos povos antigos e das religiões antigas, egípcias, greco-romanas, até celtas, uma série de histórias e mitos sagrados que poderiam constituir outros tantos modelos. Os autores que abordaram esta questão não deixaram de fazê-lo. De nossa parte, não voltaremos a esses antecedentes distantes, que no máximo só podem ser evocados como outros tantos arquétipos, figuras universais, do herói ou do “ deus que morre ” (Frazer). Estas referências podem de facto parecer atraentes, mas certamente não são relevantes.

O erro que geralmente cometem aqueles que apresentam estas supostas fontes, por diversas razões, é acreditar, ou fingir acreditar, que esta lenda vem do fundo dos tempos, como herdeira natural dos mitos mais antigos, dos quais. ela seria uma das descendentes finais. Vimos, e ainda teremos a oportunidade de demonstrar ainda mais, que não é esse o caso. O carácter factício da lenda de Hiram, a sua criação moderna, provavelmente nos primeiros anos do século XVIII, já não pode deixar a menor dúvida.

O problema das suas origens é, portanto, colocado de uma forma muito diferente. Para resolvê-lo, devemos sobretudo não ignorar o clima intelectual e espiritual em que evoluíram aqueles que, naquela época, conseguiram forjar esta lenda, e as fontes históricas e tradicionais disponíveis. Ora, estes ambientes, mesmo que não sejam explicitamente conhecidos por nós, são, no entanto, claramente identificáveis. Em torno de Désaguliers e Anderson, é um mundo – novo para a profissão:

– estudiosos e “ doutores eruditos ”, mergulhados na Bíblia e nas humanidades clássicas, mas também interessados ​​em se conectar com as antigas tradições da Profissão. Não esqueçamos que Anderson não mede esforços para mostrar, contra todas as evidências, que a Grande Loja de 1717, uma criação profundamente original, sem qualquer precedente no país, foi apenas o “renascimento ” de uma Grande Loja mítica e ancestral que todos gostariam de acreditar

Os antecedentes imediatos da lenda: Sra. Graham (1726)

As várias hipóteses propostas, como vemos, na tentativa de encontrar as fontes da lenda de Hiram, na maioria das vezes encontram dificuldades consideráveis. Além de se inspirarem em temas míticos ou lendários, geralmente sem qualquer ligação real e óbvia com o Comércio, costumam conter apenas um dos elementos desta lenda, essencialmente, o assassinato do construtor. Poderíamos, além disso, examinando a história geral da Inglaterra desde o século XVII, encontrar outros assassinatos injustos, e vários autores não deixaram de construir as mais diversas, e muitas vezes as mais fantasiosas, teorias desta forma.

Um documento contrasta claramente, contudo, com todas estas fontes alegadas e aproximadas. Trata-se de um manuscrito datado de 24 de outubro de 1726, de Ms Graham, há muito desconhecido, e que foi apresentado e estudado pela primeira vez pelo famoso pesquisador inglês H. Poole, em 1937. A contribuição deste texto para a busca das fontes da lenda de Hiram parece crucial.

O documento apresenta-se antes de tudo como um catecismo, em muitos pontos comparável aos conhecidos para os anos 1724-1725. Algumas das perguntas e respostas que ali aparecem são de fato encontradas, quase literalmente, em alguns desses textos, notadamente em um manuscrito de 1724, The Whole Institution of Masonry, e em um documento impresso de 1725, The Whole Institutions of Free-Masons Opened. . É importante sublinhar estas semelhanças, porque estabelecem que a Sra. Graham não é de forma alguma um texto isolado e atípico, mas que faz incontestavelmente parte de uma corrente de instruções maçónicas reconhecidas e difundidas na Inglaterra daquela época. Finalmente, devemos notar particularmente o tom cristão fortemente afirmado das explicações simbólicas ali propostas.

No final do próprio catecismo, somos informados de que “por tradição e também por referência às Escrituras ”, “ Sem Cham e Japhet tiveram que ir ao túmulo de seu pai Noé para tentar descobrir ali algo seu tema que os guiasse”. em direção ao poderoso segredo mantido por este famoso pregador . Seguem-se então três histórias distintas, três lendas que devem ser examinadas detalhadamente.

Primeira legenda: “ Esses três homens já haviam concordado que, se não descobrissem o verdadeiro segredo, a primeira coisa que descobrissem serviria como segredo. Eles não duvidaram, mas acreditaram firmemente que Deus poderia e iria revelar a Sua vontade, pela graça da sua fé, da sua oração e da sua submissão; para que o que descobrissem lhes fosse tão útil como se tivessem recebido o segredo desde o início, do próprio Deus, na própria fonte. Eles chegaram ao túmulo e não encontraram nada, exceto o cadáver quase completamente corrompido. Eles agarraram um dedo que se soltou, e assim de junta em junta, até o pulso e o cotovelo. Então levantaram o corpo e o apoiaram, colocando-se com ele pé com pé, joelho com joelho, peito com peito, bochecha com bochecha e mão nas costas, e gritaram: “Ajuda-nos, ó Pai”. : “Ó Pai celestial, ajuda-nos agora, pois nosso pai terreno não pode .” Eles então colocaram o cadáver no chão, sem saber o que fazer com ele. Um deles então disse: “Medula neste osso”; a segunda diz: “Mas é um osso seco”; e o terceiro disse: “ele fede”. Eles então concordaram em dar a isso um nome que ainda hoje é conhecido pela Maçonaria .

Segunda lenda: (É apresentada sem qualquer ligação aparente com a anterior.) “Durante o reinado do rei Alboin Bezaléel nasceu, que foi assim chamado por Deus antes mesmo de ser concebido. E este santo sabia por inspiração que os títulos secretos e atributos essenciais de Deus eram protetores, e construiu confiando neles, para que nenhum espírito maligno e destrutivo ousasse tentar derrubar a obra de suas mãos. Também as suas obras tornaram-se tão famosas que os dois irmãos mais novos do rei Alboíno, já nomeados, quiseram ser por ele instruídos na sua nobre forma de construir. Ele concordou com a condição de que não revelassem sem que alguém estivesse com eles para compor uma voz tripla. Então eles prestaram juramento e ele lhes ensinou as partes teóricas e práticas da alvenaria; e eles trabalharam. […] Porém, Bezaléel, sentindo a morte chegando, desejou que fosse sepultado no vale de Josafá e que fosse gravado um epitáfio conforme seu mérito. Isto foi realizado por estes dois príncipes, e foi inscrito da seguinte forma: “ Aqui jaz a flor da Maçonaria, superior a muitas outras, companheira de um rei e irmã de dois príncipes. Aqui reside o coração que soube guardar todos os segredos, a língua que nunca os revelou .”

Terceira lenda: (Sem qualquer transição, aqui novamente, uma história final é oferecida ao leitor.) “ Aqui está tudo o que se relaciona com o reinado do rei Salomão, [filho de Davi], que começou a construir a Casa do Senhor: […] lemos no Primeiro Livro dos Reis, capítulo VII, versículo 13, que Salomão mandou chamar Hirão a Tiro. Ele era filho de uma viúva da tribo de Naftali e seu pai era um tírio que trabalhava com bronze. Hiram era cheio de sabedoria e habilidade em fazer todos os tipos de trabalhos em bronze. Ele foi até o rei Salomão e dedicou todo o seu trabalho a ele. […] Assim, por esta passagem das Escrituras devemos reconhecer que este filho de uma viúva, chamado Hiram, recebeu inspiração divina, assim como o sábio rei Salomão ou mesmo o santo Bezaléel. No entanto, é relatado pela Tradição que durante esta construção houve uma disputa entre os operários e os pedreiros por causa dos salários. E para apaziguar a todos e obter um acordo, o sábio rei teria dito: “que cada um de vocês fique satisfeito, porque todos serão recompensados ​​da mesma forma”. Mas ele deu aos pedreiros um sinal que os trabalhadores não sabiam. E quem conseguisse fazer esse sinal no local onde eram entregues os salários, era pago como os pedreiros; os trabalhadores, que não o conheciam, foram pagos como antes. […] Assim o trabalho continuou e progrediu e dificilmente poderia dar errado, pois eles estavam trabalhando para um mestre tão bom, e tinham o homem mais sábio como superintendente. […] Para ter uma prova disso. Leia os 6º e 7º [capítulos] do primeiro Livro dos Reis, lá você encontrará as maravilhosas obras de Hiram durante a construção da Casa do Senhor. Quando tudo terminou, os segredos da alvenaria foram postos em ordem, como estão agora e estarão até o fim do mundo […] ”.

É fácil perceber a importância e o grande interesse das três histórias. Vamos apenas destacar os pontos essenciais. A primeira história da Sra. Graham é também o primeiro texto na história maçônica que descreve um rito de ressurreição de um cadáver associado aos Cinco Pontos de Companheirismo, atestados, por sua vez, desde 1696 em textos escoceses. O objetivo é tentar encontrar um segredo – do qual não sabemos o que é – que foi perdido com a morte do seu detentor. Associamos um provável jogo de palavras com “ Marrow in the Bone ”, evocando muito claramente uma expressão da MB. É óbvio que isto está ligado “ ao nome que ainda hoje é conhecido pela Maçonaria ”, que aparece bem como um segredo substituto . A característica mais notável é que não vemos aqui nenhuma ligação com a arte da Maçonaria e, acima de tudo, que o personagem central não é Hiram, mas Noé...

A segunda história retrata a personalidade de Bezaléel, possuidor de maravilhosos segredos ligados ao Comércio, que serão comunicados apenas a dois príncipes. O ponto importante aqui parece-nos ser o epitáfio, evocando “ o coração que soube guardar todos os segredos, a língua que nunca os revelou ”. Este tema, note-se, está ausente da primeira lenda.

Finalmente a terceira história apresenta Hiram, “ o supervisor mais sábio da terra ”, e que provavelmente controlou a transmissão aos bons trabalhadores do “ sinal ” que dava direito ao salário dos “ pedreiros ”. Note sobretudo que aqui os segredos estão e permanecem bem guardados, que Hiram completa o Templo, e que não morre de morte violenta... A simples leitura destas três histórias impõe uma observação imediata: a sua sobreposição dá-nos quase na íntegra , em substância a lenda de Hiram conforme relatada pela primeira vez por Prichard em 1730. A principal inovação é que Hiram - cujo papel, honroso mas modesto, na Sra. Graham, é consistente com o pouco que é dito dele em todos os Antigos Deveres – é então substituído por Noé no rito de recuperação. Além disso, é a Hiram, e não mais a Bezaléel, a quem agora pertence “ o coração que soube guardar todos os segredos, a língua que nunca os revelou ”. Mas a terceira lenda da Sra. Graham não indicava que Hiram havia recebido inspiração divina como “ o santo Bezaléel ”?

Lembremos por enquanto que o caráter composto do personagem Hiram Abif da lenda do terceiro grau de Prichard, já mencionado por vários motivos, como vimos, aparece aqui de forma inequívoca. A lenda de Hiram, a qualquer fonte de inspiração mais ou menos antiga que possamos ou queiramos ligá-la, é, sem dúvida, uma síntese tardia de várias histórias lendárias cuja antiguidade não nos é conhecida. A lenda dos três filhos de Noé, dado o papel que esta personagem desempenha na história tradicional do Comércio de Deveres Antigos, bem como a versão da vida de Hiram relatada em Ms Graham, são tão consistentes com os textos mais antigos de a tradição maçônica inglesa, que podemos sugerir fortemente, sem naturalmente podermos afirmar, que eles faziam, sem dúvida, parte de uma lenda bastante antiga, específica da Arte.

Em todo o caso, está estabelecido que em 1726 – ano em que, pela primeira vez nos anais da Maçonaria, temos provas documentais de recepções ao terceiro grau em Londres – um texto maçónico mostra-nos portanto esta síntese, se for já havia sido realizado, ainda não era do conhecimento de todos. Isto, deve ser enfatizado, é uma grande conquista da pesquisa.

Interrompo aqui a análise das fontes desta lenda, sabendo que muitos outros pontos poderiam ser levantados e que diversas questões adicionais permanecem sem resposta. Quis simplesmente tomar o exemplo desta grande lenda da tradição maçónica para sugerir como a alvenaria conseguiu adquiri-la e, sobretudo, mostrar que complexidade está enterrada sob a aparente simplicidade da história que a alvenaria transmite há cerca de 270 anos.

Uma grande transição?

Finalmente, gostaria de fazer algumas observações mais gerais. Quando em 1691, um pastor escocês, Robert Kirk definiu a maçonaria, ele simplesmente escreveu: “ É uma espécie de tradição rabínica na forma de um comentário sobre Jackin e Boaz, o nome das colunas do templo de Salomão ”.

A Maçonaria é então simples – o que não significa que não seja rica – e parece estruturada pelas duas colunas do Templo de Salomão. É uma Maçonaria sem legenda operacional, se é que posso usar esta expressão. Nesse sentido, a categoria de Mestre Hiramico introduziu de fato uma inovação pelo menos tão considerável quanto a formação de uma Grande Loja a partir de 1717, mas especialmente entre 1719 e 1723. Poderíamos também creditar as duas iniciativas às mesmas pessoas, entenda-se o mesmos “ médicos eruditos ” tão violentamente denunciados por Briscoe em 1724.

Quando nos envolvemos, como tentei fazer aqui, numa espécie de arqueologia da lenda de Hiram, podemos facilmente ver que ela foi habilmente elaborada para adornar alvenaria de um novo tipo, mais sutil, mais sofisticado, como se deseja, talvez também mais aristocrático e mais selecionado, mais substancial para mentes elevadas. Trazendo aos rituais o mesmo refinamento literário, bíblico e lendário, para dizer o mínimo, que o próprio Anderson trouxera na reescrita completa da História da Profissão a que se empenhara, em nome da Primeira Grande Loja, apenas alguns anos antes – ou talvez, precisamente, ao mesmo tempo e no mesmo movimento.

Quero sugerir aqui que se a história da lenda de Hiram não é exatamente sobreponível à história do posto de Mestre, que a inclui sem ser inteiramente parte dela, esta lenda constitui certamente na história da primeira Maçonaria Especulativa, uma grande transição. Ao contrário das lendas da Profissão, mais ou menos modificadas, de época em época, segundo transmissões, memórias mais ou menos fiéis e imaginação colectiva, sem perspectiva ou plano concertado, todas as coisas que ela possui poderiam inspirar-se como vimos, a lenda de Hiram, por outro lado, reflete um testamento, e este é um fato radicalmente novo. Resulta de uma abordagem consciente e calculada que visa desenvolver conteúdos renovados, servindo uma visão diferente da instituição maçónica. O seu objectivo, ao estruturar outro grau, era criar pelo menos tanto uma aristocracia maçónica como promover a Maçonaria aristocrática. Esta lenda, que trai irresistivelmente o trabalho acadêmico, foi muito provavelmente, em seu próprio princípio, um instrumento político na jovem Grande Loja de Londres.

No entanto, a história, como tantas vezes, transcendeu os seus actores que muito prontamente acreditam ser os seus autores. A lenda de Hiram, com sua missão cumprida, o novo posto de Mestre implementado e imposto aos poucos, começou a viver sua própria vida, incontrolável e imprevisível. Ela criou um novo conceito, prometeu um destino fabuloso, e que seria declinado infinitamente nas altas classes das quais foi modelo fundadora. Não está claro que os mais antigos desses altos escalões se baseiam em glosas, às vezes laboriosas e dolorosas, sobre os efeitos colaterais, os antecedentes ou as consequências da morte de Hiram?

Também nos perguntamos o que teria acontecido se a lenda não tivesse terminado, como relata Prichard, com uma palavra perdida, uma palavra substituída e um arquiteto desaparecido tragicamente. Com efeito, podemos facilmente ver a falha deste diagrama: será necessário encontrar a palavra perdida e substituir o arquitecto, aqui basta escrever outras cinco ou seis lendas e outras tantas novas notas. Se a Maçonaria se lançou imediatamente, e durante várias décadas, numa empresa prodigiosa e por vezes louca, criando classes em busca da Palavra perdida, não será simplesmente porque os autores da lenda fundadora a construíram como uma história aberta e inacabada? Falta de jeito ou gênio? Ninguém pode responder.

A TRAGÉDIA DE FAUSTO - Jorge Gonçalves

 



A tragédia de Fausto é uma narrativa lendária presente em "A Trágica História do Doutor Fausto", escrita por Christopher Marlowe (1564-1593), cuja citação original é "Vi veri universum vivus vici".

O Doutor Fausto, personagem da mitologia alemã, teria feito um pacto com o demônio Mefistófeles, trocando conhecimento por servidão e vida eterna.

Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) também abordou a tragédia em sua obra "Fausto", concluída em duas partes, em 1808 e 1832. Goethe dedicou cerca de 60 anos para criar essa obra espetacular.

No entanto, a citação ficou conhecida após ser adaptada no filme "V de Vingança" em 2006 (Brasil) . O filme retrata uma Inglaterra do futuro, sob um regime totalitário, e a personagem Evey Hammond (Natalie Portman) encontra a citação em latim enquanto limpa um espelho. O mascarado, conhecido como V (Hugo Weaving), explica a origem faustiana da frase.



fevereiro 04, 2024

QUANDO OS TITÂS CAMINHAVAM SOBRE A TERRA - Jorge Gonçalves




Tenho absoluta consciência de não merecer um elogio deste quilate de uma das mais brilhantes mentes da maçonaria no Brasil. Mas humano que sou, não posso deixar de me sentir orgulhoso pelo efeito que o meu trabalho causa nas pessoas. Então, pedindo perdão antecipadamente pela vaidade, publico o recado do irmão Jorge Gonçalves de Aracaju, SE.

Não importa quantas vezes eu escute o irmão Michael Winetzki; não importa quantas vezes ouça sua inspiradora história de superação; e não importa quantas vezes me fascine com seu vasto conhecimento e sua oratória.

A cada apresentação, sinto a mesma emoção, admiração e orgulho, como se fosse a primeira vez que assisti à sua palestra sobre o caminho da felicidade. 

Meu irmão, na falta de um adjetivo que consiga descrevê-lo, comparo-o a um verdadeiro titã da mitologia grega. Agradeço sinceramente por sua gentileza, generosidade e pelo tempo dedicado ao ensino de seus irmãos.


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Cabalá Notarikon - O Caminho da Felicidade

ALÉM DA MATÉRIA - Roberto Ribeiro Reis


Despido de minha matéria,

Flutuo, em viagem séria,

Rumo à espiritual instância;

Procuro novos ares,

Irmãos ou familiares,

Que me tirem da ganância.


Não sei se vivo ou morto,

Um decaído anjo torto,

Sem brilho ou rutilância;

Tamanha falta de esmero, 

Põe-me logo em desespero, 

Sou temor e extrema ânsia.


Procuro algo agradável, 

Ante o estado deplorável

Que me invade, com relutância;

Assusto-me com o que vejo

Estou em hostil lugarejo,

E o meu “eu” em litigância.


Quero algo que me conforte,

Que me traga outra sorte

E me mude a circunstância;

Eis que um ser venerável,

Aproxima-se, agradável,

Convidando-me à observância:


"-Não se assuste, ó meu irmão,

É ilusória a escuridão

E toda esta implicância;

Pra se valorizar o amor, 

É mister sentir a dor, 

E praticar a tolerância".


Senti meu peito aliviado,

Um ser sem fé, alienado,

De espiritual mendicância;

A par de todo esse engano, 

Vi que meu eu profano

Padece de ignorância.


Já sem sofrer com o medonho,

Pude acordar de um sonho

Que me remeteu à reflexão;

Percebi que continuo na luta,

Esse ser de alma bem bruta,

Carente de brilho e lapidação.



NÃO SE PERDE - Adilson Zotovici


Falemos com sinceridade

Sobretudo a conjunção porém

Contudo, com honestidade,

Sobre situação ou alguém


Creio mesmo iniquidade

A tudo e a todos dizer amém

Em nome de fraternidade

Apoiar só porque lhe convém


Tolerância e equidade

Mas da insensatez não refém

Igualmente a quem se abstém


Não penar por perda em verdade

De quem apartado se mantém

_Não se perde o que não se tem_ !


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fevereiro 03, 2024

EDUCAÇÃO e MAÇONARIA - Visão, Estímulo, Pertencimento - Newton Agrella



    Como é desestimulante pensar no futuro deste país quando os mais recentes dados coletados e divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que segundo o Censo 2022,  o Brasil contava com 579,8 mil estabelecimentos religiosos, enquanto havia 264,4 mil de ensino e 247,5 mil de saúde. 

    Apenas os Estados de São Paulo, Piauí e os três Estados do Sul são as únicas unidades da federação, cuja soma entre estabelecimentos de ensino e de saúde supera a de religiosos. 

    Esse levantamento é uma prova inequívoca de que historicamente, entra governo, sai governo e inobstante seu viés político, a Educação continua sendo um mero instrumento de discursos vazios, cujo investimento continua sendo algo solenemente relegado a segundo plano.

    Fica a pergunta que não quer calar:

    Como uma nação pode aspirar a melhoria de vida de seu povo se demagogicamente seus políticos estão mais preocupados em oferecer "conforto espiritual" e isenção de impostos a estabelecimentos religiosos ao invés de oferecer eficientes e profícuos instrumentos de ensino e dispositivos  tecnológicos às gerações de jovens desde o ensino elementar ?

    Nessa mesma esteira de pensamento, como é possível esperar o desenvolvimento da capacidade crítica, argumentativa e interpretativa do estudante brasileiro se as ferramentas de ensino são tão rudimentares e os processos pedagógicos ainda se arrastam lentamente como se ainda vivêssemos nos primórdios do século passado ?

    Não vale contar as parcas ilhas de ensino mais avançado localizadas em poucos pontos do país.  

    O Brasil não se resume a três ou quatro Estados mais desenvolvidos.

    Esse hiato cultural que inibe a própria desenvoltura intelectual da grande maioria de seu povo, impacta diretamente na performance inclusive de instituições voltadas para o desenvolvimento e potencialidades humanas como por exemplo a Maçonaria.

    É nítido perceber que o saudável hábito da leitura constitui-se numa das atividades menos incentivadas no Brasil.

    Em face disso e como resultado dessa política avessa à Educação é que hoje nos deparamos com um contingente cada vez maior de Maçons que pouco lêem e que por conseguinte, mal conseguem elaborar juízos de valor sobre temas de conteúdo histórico, social, antropológico e principalmente filosófico de maneira que possam traze-los para um consistente forum de debates.

    Como consequência disso, a grande maioria das Lojas espalhadas pelo país, acabam recaindo na superficialidade, dando corpo a discussões ocas de conteúdo e destituídas de qualquer caráter verdadeiramente dialético na busca pelo aprimoramento do maçom e na missão que se espera dele em prol da sociedade.

    A permanente preocupação com o crescente êxodo de Maçons das Lojas e claro, a baixa frequência às sessões, grosso modo deve-se antes de tudo, à própria maneira como são iniciados na Ordem.

   O raquítico processo de Sindicância abdica de passar uma ideia mais consistente do que significa a Maçonaria.

    É e deveria ser função do Venerável Mestre instruir aos Irmãos sindicantes o "modus operandi" e o maior rigor durante as entrevistas aos candidatos.

    Aliás, como proposta especulativa seria sempre interessante, além das triviais e protocolares perguntas: O que você espera da Maçonaria? ou Porque você quer ingressar na Maçonaria ?"

     Se perguntasse ao Candidato: O que você pode oferecer à Maçonaria ?"

   Afinal de contas, se o candidato demonstra algum interesse em ingressar na Ordem ele deve ter algum motivo !

    Fato é, que o que se espera é uma relação de comprometimento e interação do Maçom com a Ordem.

    Essa interação e o interesse contínuo pelo estudo, sempre incentivados pelos Veneráveis Mestres, é o que acabam gerando o tão decantado e relevante sentimento de "Pertencimento" , que se traduz como a real percepção de alguém fazer parte de uma comunidade, de um grupo, e ao mesmo tempo sentir-se verdadeiramente integrado.

    Não há como erigir um templo começando pela sua cobertura, sem que sua base esteja solidamente sedimentada.


IRMÃOS BRIGAM? - Charles Boller


Sinopse: Ensaio sobre o 'amor ação' que existe entre os maçons. Contenda no plano das ideias. 

Existe uma sociedade onde as pessoas se tratam por irmãos. 

É uma sociedade onde existe o irmão que raramente aparece, um age mais outro menos, existe o tímido, o retraído, o mais adiantado, o noviço cheio de sonhos, o comumente exaltado e o de ânimo calmo qual ovelha no pasto.

Mas todos são irmãos e se amam em ação; com vontade, sabedoria e inteligência. 

Significa que, por se autodenominarem irmãos e se amarem profundamente, eles nunca brigam? 

É claro que não! 

Estes irmãos debatem sim! 

Porque não? 

Podem disputar, afinal são seres humanos inteligentes, livres e de bons costumes. 

É regra irmãos se desentenderem no plano das ideias! 

A querela, quando motivada para o bem, para estabelecer limites e promover progresso é atitude positiva - mesmo que os meios não sejam lá satisfatórios, os irmãos que assim agem estão lutando para que prevaleça o bem comum. 

Ação assim é sinônimo de amor; de amor fraterno. 

O mesmo amor que grandes iniciados intuíram como a única solução de todos os problemas da humanidade. 

E toda ação assim dirigida resulta em mudanças com objetivo e não simplesmente mudar pela mudança.

O "amor ação" não é o "amor sentimento" com que aquele é normalmente confundido. 

É o amor alicerçado na vontade. 

Quando alguém está cheio de intenção, mas não faz o propósito ser acompanhado de ação, obtém resultado nulo. 

De outra forma, quando este soma intenção e ação, o resultado é aflorar sua vontade. 

E vontade é sinônimo de amor porque resulta em ação, o "amor ação". 

E assim, vontade é força. 

E onde existe ação entre seres humanos, encontram-se disputas. 

É por isto que irmãos brigam, mas só o fazem por amor e não por vaidade. 

Daí a necessidade de equilibrar a vontade com sabedoria e inteligência. 

Um não existe sem os outros dois. 

O destempero entre irmãos aflora sempre? 

Não! 

Os irmãos convivem em ambiente com limites claros e definidos, numa sociedade caracterizada por padrões preestabelecidos e onde todos são responsáveis.

Na maioria das vezes eles elogiam e apóiam, haja vista o elogio ser uma necessidade essencial nos relacionamentos saudáveis. 

Irmãos desenvolvem a humildade, que é outra expressão do amor, pois significa que são autênticos, sem arrogância, pretensão ou orgulho. 

Em seu progresso pessoal desenvolvem autocontrole; sustentam as escolhas que fazem; dão atenção aos seus irmãos; apreciam e incentivam os outros irmãos; são honestos, forçam evitar o engano; visam satisfazer as necessidades dos outros, não fazem necessariamente o que o outro deseja; seria escravidão, mas o que o outro irmão precisa, o que é convertido em liderança. 

Existe ocasião em que o irmão põem de lado sua própria vontade e necessidade apenas para defender um bem maior para seus irmãos; e acima de tudo, o irmão perdoa. 

Se houver dano prefere recolher-se, isolar-se por uns tempos, nunca fechando questão a ponto de nunca mais oportunizar reconciliação. 

...*"Mesmo prejudicado, o irmão desiste do ressentimento"*... 

Tudo isto o tempo, o treinamento constante, a convivência frequente desenvolvem nestes que são verdadeiros irmãos. 

Explicar isto em palavras é difícil, senão impossível, daí a necessidade da convivência frequente e rotineira. 

No passado alguém disse que o Grande Arquiteto do Universo só está onde as pessoas se tratam como irmãos e se amam uns aos outros. 

Hoje os verdadeiros irmãos que praticam o "amor ação" tudo fazem para que a divindade em cada um esteja presente de fato em todos os momentos de suas vidas. 

Assim são os irmãos maçons que honram seus juramentos:

LIBERDADE - IGUALDADE - FRATERNIDADE

Bom dia meus CONCILIADORES Irmãos. 


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O QUE VALE SER LEMBRADO - Newton Agrella


Como é gratificante ser lembrado !

Notadamente quando isso ocorre pelo lado positivo da vida.

Ter a percepção de que você tem um significado especial na vida de outra pessoa, mesmo que você não a conheça pessoalmente, sugere esta nítida sensação.

Esse traço de identificação ganhou ainda mais consistência quando os canais virtuais de comunicação, tornaram-se uma realidade no dia a dia.

Particularmente no que diz respeito aos maçons, os contatos acabaram de algum modo, contribuindo para alastrar e até sedimentar o sentimento de fraternidade de forma mais expressiva,

sobretudo quando ocorrem sintonias naturais entre os mesmos, fruto da maneira de pensar, de se expressar, de expor ideias, de argumentar e contra-argumentar sobre infindáveis temas.

E mais que tudo isso, sobre respeitar com serenidade e bom senso as diferenças naturais que são ingredientes da nossa própria existência e tornam este nosso "exercício de passagem", um desafio cada vez maior para que possamos aprimorar nosso nível de consciência.

É por estas poucas e por tantas outras razões que ser lembrado é sempre uma espécie de recompensa e de reconhecimento do que cada um de nós representa para o outro.

Na carona do desejo de um trivial "bom dia" vai uma bagagem, muitas vezes despercebida, de valores da alma, que por vezes nem nos damos conta.

Coisas como uma tênue palavra de incentivo, uma  expressão de apoio, um gesto de carinho ou até mesmo uma menção de paz e tolerância que podem calar fundo as necessidades de cada um.

Ser lembrado é isto. 

É perceber que não estamos sozinhos e que não importa como nem onde, há sempre uma energia que nos vincula, nos traz abrigo e revela-nos que somos uma partícula de uma imensa engrenagem   que nos oferece a oportunidade de agirmos como verdadeiros construtores sociais.

Ser lembrado não é apenas a transcrição de uma crônica ou uma chamada telefônica. 

Trata-se de uma atitude espontânea, que flui lá de dentro de nós, um lugar relativamente recôndito e que muitas vezes deixamos de visitar.

Ao maçom é sempre interessante fazer um breve "tour" a um lugar só seu em que encontra a placa:

V.'.I.'.T.'.R.'.I.' O.'.L:

"Visita Interiorem Terrae, Rectificando, Invenies Occultum Lapidem" 

(Visita o Centro da Terra, Retificando-te, que encontrarás a Pedra Oculta/ Filosofal). 

Ou seja, ampliando o campo semântico traduz-se:

"Visita o Teu Interior. Purificando-te, que Encontrarás o Teu Eu Oculto, ou, "a essência da Tua alma humana"."



fevereiro 02, 2024

POR QUE AS PESSOAS ENTRAM E PERMANECEM MEMBROS? - Ari Paes


As pessoas transformam-se em maçons por uma infinidade de razões, algumas como o resultado da tradição da família, outras por convite de um amigo e outras por uma curiosidade em saber o que é maçonaria. 

Há Aqueles que se transformam membros ativos e que crescem na maçonaria, principalmente porque a apreciam. 

Apreciam os desafios que a maçonaria os oferece. 

Há, entretanto, mais do que apenas a apreciação... 

A participação na apresentação dramática de lições morais e no funcionamento de uma loja fornece ao membro uma oportunidade original de aprender mais sobre si mesmo e incentiva-o a viver de tal maneira que estará sempre em busca de se transformar em um homem melhor, não melhor do que alguma outra pessoa, mas, melhor do que ele mesmo seria e consequentemente um membro exemplar da sociedade. 

A cada maçom é necessário aprender e mostrar a humildade com a iniciação. 

Então, pela progressão com uma série dos graus ganha a introspecção em conceitos morais e filosóficos cada vez mais complexos, e aceita uma variedade de desafios e das responsabilidades que são estimuladas e recompensadas. 

O trabalho em loja e a sequência dos eventos cerimoniais, são seguidos geralmente por busca da oferta dos membros pelo desenvolvimento do caráter e pela apreciação de experiências sociais compartilhadas. 





fevereiro 01, 2024

SOMOS O QUE ATRAÍMOS - Francisco Candido Xavier


Somos o que atraímos. Você nasceu no lar que precisava nascer, vestiu o corpo físico que merecia, mora onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com o teu adiantamento.

Você possui os recursos financeiros coerentes com tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas. Seu ambiente de trabalho é o que você elegeu espontaneamente para a sua realização. Teus parentes e amigos são as almas que você mesmo atraiu, com tua própria afinidade. Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.

Você escolhe, recolhe, elege, atrai, busca, expulsa, modifica tudo aquilo que te rodeia a existência. Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes. São as fontes de atração e repulsão na jornada da tua vivência. Não reclame, nem se faça de vítima, não julgue ou condene. Antes de tudo, analise e observa. A mudança está em tuas mãos. Reprograma tua meta, busca o bem e você viverá melhor. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.



ALEGORIA - Newton Agrella


Na Maçonaria é recorrente o uso de Alegorias como uma representação ou forma de expressão.

Há contudo que se fazer uma clara distinção entre Alegorias e Símbolos.  

As  Alegorias são os véus que ocultam o verdadeiro sentido das coisas.

E os Símbolos são sinais que procuram transmitir ideias.

 Neste sentido, Alegoria será exatamente como definida no dicionário Aurélio: 

"...Ficção que representa uma coisa para dar ideia de outra... "

Convém destacar que a  palavra alegoria advém do grego : *allos*, "outro", e *agoreuein*, "falar em público" . 

Trata-se na verdade de uma figura de linguagem, mais especificamente de uso retórico, que produz a virtualização do significado, ou seja, sua expressão transmite um ou mais sentidos além do literal. 

Diz-se B para significar A. 

Uma Alegoria não precisa ser expressa no texto escrito: pode dirigir-se aos olhos e, com frequência, encontra-se na pintura, escultura ou em outras formas da arte ou de linguagem.

Do ponto de vista filosófico trata-se de  uma figura de linguagem  caracterizada como sendo um conjunto simbólico criado para transmitir um segundo sentido além do sentido literal das palavras.

Entra-se assim no campo da linguagem simbólica, conotativa, figurativa. 

Eis aí o que sugere e identifica o Simbolismo Maçônico.

Cabe registrar que dentre os gêneros de expressão na Lenda  a aplicação da Alegoria torna-se mais patente, uma vez que acompanhada de uma moral que expressa claramente a relação entre o sentido literal (função denotativa) e figurado (função conotativa).  

Sem entrar no mérito dos Graus mais avançados, pode-se afirmar que  na Maçonaria veremos que a  Lenda do 3o.Grau   está repleta de Alegorias com relação ao Tempo, à História, ao Ambiente de Trabalho dos Construtores, aos Sentidos e às Sensações Humanas .  

Além da Ética,  da Moral, e dos elementos  Metafísicos da Alma Humana.

É interessante lembrar que a Alegoria permite transmitir  conhecimentos através de raciocínios por analogia.  

Ao desbastar a pedra bruta vamos incorporando esse processo como uma forma de evolução e aprimoramento de nosso nível de consciência.

O painel alegórico da Loja do 1º grau  contempla  muito mais do que um conjunto literal, figurado e oculto de símbolos, mas pretende sim, expressar nesse conjunto simbólico, o caminho, as ações e os instrumentos necessários ao aperfeiçoamento moral das nossas limitações e imperfeições.



VIVER E CONVIVER - Heitor Rodrigues Freire


 "Vivir todos viven, pero la cuestión és convivir". - Dorila Rodriguez de Freire

“O ser humano é complicado”, esta é uma frase que ouvimos frequentemente. Além de complicado é complexo.

Desde que o mundo é mundo, ele vive em conflito. Passaram-se milênios desde que o homem se pôs de pé e passou a olhar tudo e todos de forma arrogante. Essa arrogância, com o tempo, longe de ser combatida e eliminada, criou raízes profundas no ego e aí permanece “per omnia seculus seculorum”, e pelo jeito, apesar dos esforços de todos os líderes religiosos que por aqui passaram, ainda continua.

Por que o mundo está assim tão caótico? A meu ver, e pode ser uma visão simplista, mas que entendo consciente, é porque as pessoas não cumprem seus compromissos, suas palavras, vivem se iludindo e distraindo-se com coisas menores, mas que para elas representam algo sério; não realizam seus trabalhos com dedicação e perfeição, vivem se enganando e enganando os outros, cobrando comportamentos que não cumprem e exigindo que os outros cumpram. Não fazem o óbvio e vivem iludidos, buscando o extraordinário.  Também não basta fazer bem-feito, é preciso agir com ética e caráter. 

O caos decorre de um dado elementar: o fato de os cristãos não seguirem os ensinamentos de Cristo, os judeus não seguirem o exemplo de Moisés, os muçulmanos não seguirem os ensinamentos de Maomé, os budistas não seguirem os ensinamentos de Buda. Essas religiões constituem a quase totalidade de fiéis da Terra. 

Segundo o dicionário, viver é existir, ter vida, estar com vida, enquanto conviver é ter convivência, ter intimidade, viver com outrem. Portanto, a convivência é a ação ou o efeito de conviver; é familiaridade, uma reunião de pessoas que convivem em harmonia.

Não basta a ciência. É preciso consciência. 

É preciso percorrer a jornada, sabendo que haverá obstáculos e que, de vez em quando, você vai cair. O segredo é que, ao se deparar com o obstáculo, você terá alternativas para se desviar dele, e se vier a cair, terá motivação e força de vontade para se levantar, recomeçar e seguir em frente. 

É preciso saber também que seremos objeto de crítica e de censura de toda ordem. Algumas procedentes e até necessárias, e outras totalmente injustas e fruto do desconhecimento da essência de cada um.

Na teoria, conviver parece fácil; o difícil é na prática.  É aquela velha história: “na prática a teoria é outra”.

André Luiz, considerado pelo kardecismo um espírito esclarecido que zela pelo Brasil, nos proporciona um texto em que demonstra que tudo provém do amor e tudo se resume ao amor:

Vida – é o Amor existencial / Razão – é o Amor que pondera / Estudo – é o Amor que analisa / Ciência – é o Amor que investiga / Filosofia – é o Amor que pensa / Religião – é o Amor que busca Deus / Verdade – é o Amor que se eterniza / Ideal – é o Amor que se eleva / Fé – é o Amor que transcende / Esperança – é o Amor que sonha / Caridade – é o Amor que auxilia/...

E finaliza:

Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do Amor, não é senão o próprio Amor que adoeceu gravemente / Tudo é Amor / Não deixes de amar nobremente / Respeita, no entanto, a pergunta que te faz, a cada instante, a Lei Divina: “COMO?”.

Essa é a questão: Como? Acredito que com atitudes conscientes.

Krishnamurti, filósofo e líder espiritual indiano, nos ensina em seu texto “A arte de morrer”:

“A arte de viver e a arte de morrer são um movimento único. Na união entre a vida e a morte não há começo nem fim, portanto, não há vestígio ou presença do tempo. Nessa união, vive-se constantemente com a morte e descobre-se o sentido da vida e da morte enquanto se vive. Se compreendermos esta unidade entre a vida e a morte, ambas podem coexistir.”

"Vivir todos viven, pero la cuestión és convivir". 

Essa frase eu ouvi muitas vezes da boca da minha mãe, Dorila, uma mulher que nasceu numa família rica que perdeu tudo, teve seis filhos, adotou mais um, vivia de bom humor e de bem com a vida, era adorada pelos netos, e sempre trazia muita luz por onde passasse. Na simplicidade da sua visão de mundo, resumiu numa frase essa lição que até hoje carrego comigo.