MEMÓRIAS ESPARSAS DE SOROCABA - 1


    
   Feliz aniversário meu pai.

     No dia 20 de dezembro de 2020 papai estaria fazendo 103 anos. Nasceu em Odessa na Ucrânia, quando estava se formando a URSS. Jovem judeu, o país não oferecia oportunidades a não ser no serviço militar e ele foi para a escola de oficiais onde se destacou em ciências exatas. Aos 23 anos é convocado para a II Grande Guerra onde chegou a capitão de artilharia, responsável pela cálculo das trajetórias balísticas.         

        Encontra uma menina órfã de 16 anos em seu caminho e a leva consigo. Seria sua esposa por décadas, minha mãe. Ao final do conflito, ferido na perna esquerda, é tratado em um hospital na Alemanha e me conta que a Alemanha derrotada era muito mais afluente do que a sua Pátria. Curado vai para Paris e arruma um emprego de auxiliar de cozinheiro de comida russa e judaica e mamãe vai ser costureira. Começa nesta época a aVentura que seria eternizada em livro e filme, as viagens da sucata flutuante chamada Exodus.

        Numa destas viagens embarca com a esposa para a recém criada Israel, patria de todos os judeus do mundo, onde com imensos, inenarráveis sacrifícios, ajuda a criar uma Nação, a maior aventura na vida de um homem.

        Eu nasci em 1950, primeira geração de "sabras", como a fruta que tem o mesmo nome, doce por dentro e espinhenta por fora. Minha irmã Genia nasceu depois, mas ela ensina que nenhuma mulher tem mais de 40 anos, em nenhuma circunstância. Em 1956, na iminência de nova guerra decide vir criar os filhos em um país lindo e pacífico, o Brasil.

        Desembarca como camelô e alguns anos depois torna-se comerciante e industrial em Sorocaba e São Paulo, além de uma experiência como dono de lanchonete e restaurante em Petrópolis, cidade que ele mais amou.

        Era bi polar, extremamente gentil, bem humorado e simpático, mas as vezes ficava irascível e agressivo, como quando quebrou a portaria do hospital em Campo Grande quando demoraram para atender seu neto Max Winitzki Walsh Goldvag que havia quebrado um dedo. Tantas aventuras que algum dia, se eu tiver coragem, vou escrever o romance das tantas histórias que ele me contou e para a Alice que ele adorava.

         Lá no céu, feliz aniversário, meu pai Alex Winetzki.

Comentários