CAMARA DAS REFLEXÕES - Onde, como e quando surgiu?


    
    Onde, como e quando terá sido inserida na Ordem a Câmara das Reflexões? 
Em nenhum dos rituais do século 18 publicados na Grã-Bretanha e na Alemanha - alguns considerados espúrios, porém autênticos -,se encontra o termo "CÂMARA DAS REFLEXÕES".  Em alguns encontram-se os termos "sala escura", "sala contígua à loja", e também "sala onde o candidato fazia suas reflexões". Mas são raros os documentos em que eles aparecem; e nem podia ser diferente, visto que as lojas maçônicas da época, tanto na Inglaterra, como na Alemanha, funcionavam em alehouses (cervejarias), inns (pousadas) e public houses (tavernas).

        Antes da cerimônia da iniciação (making), os rituais dizem também que o candidato era "entrevistado" antes de ser vendado e conduzido ao interior da sala da loja (lodge room) para ser feito maçom (to be made a fremason), sem maiores particulares. Nada de câmaras, templos, esqueletos, ampulhetas, VITRIOL, foices, punhais, sala dos passos perdidos, igrejices, e outras invencionices. 

        Vale ressaltar que nos sistemas maçônicos inglês e norte-americano não se fala nada sobre isso, pelo menos nos graus simbólicos.

Comentários