O QUE É SER UM VERDADEIRO MAÇOM?

        


        S.`. M.`. ? - Não existe um resposta pronta para esta questão, que no entanto, socraticamente, gera outras tantas perguntas - Sois bom pai e bom chefe de família? Sois um bom esposo? Sois bom filho? Respeitais os vossos filhos e vossa esposa como gostaríeis de serdes respeitado? Ajudais aos outros de forma desinteressada e procurais os vossos irmãos maçons no infortúnio? Alguma vez, fizestes alguma coisa para minimizar o sofrimento de uma viúva ou de um órfão? Procurais realmente, cavar masmorras ao vício? Até mesmo, pagais os vossos impostos como se deve?

        Será que diante da oportunidade para uma aventura com uma linda mulher , ainda que oculta aos olhos dos outros, agirias como um verdadeiro maçom ou  como aquele que disse? “Aqui eu não engano a minha esposa, esta cidade é muito pequena e todos poderiam ficar sabendo. Eu levo a outra para para São Paulo”.

        Será que este pseudo-maçom teria a capacidade de ir a São Paulo, satisfazer o seu  desejo e lá também deixar a sua consciência?  Impossível, pois a consciência é um duro e  implacável juiz de nós mesmos, em alguns casos causa uma dor tão profunda para o qual não existe nenhum remédio.

        Assim, meus  irmãos, pedimos que reflitam sobre seus atos e atitudes. Não estamos  aqui julgando irmãos. O que na verdade gostaríamos de ouvir quando perguntarmos a alguém - S.`. M.`. - é que nos respondesse:- M.`.I.`.C.`.T.`.M.`.R.`.  - porque sou um verdadeiro maçom e não apenas como tal…

        A Maçonaria em seus ensinamentos,  emblemas, símbolos e alegorias sempre está nos conclamando à reflexão. Sejamos um símbolo vivo dessa Ordem que nos dá força para enfrentar um mundo às vezes, confuso e conturbado, onde os verdadeiros valores estão sendo a todo o momento questionados e colocados em dúvida.

,

Comentários