SERÁ A MAÇONARIA UMA ESCOLA DE LÍDERES ?

 


  


    Todo  maçom é um líder em sua comunidade familiar e  profissional e esta é uma das principais razões pela qual é convidado.  Liderança que foi sendo adquirida ao longo do tempo, na luta diária e por força das circunstancias que lhe são impostas pelo mundo profano.

    Mas quando de sua iniciação, como aprendiz, ele começa do zero, subordinado a uma hierarquia de graus que vão sendo galgados, de acordo com as instruções e os interstícios.. Não existe nenhuma instrução ou preparação  para o treinamento de lideranças maçônicas, fundamentadas na doutrina, na filosofia, na moral e na ética maçônica.

    Não se preparam os obreiros para atuarem no mundo profano como líderes, como fazem os partidos políticos,  as Igrejas e os clubes de serviços como Rotarys e Lions. Cada um que busque utilizar os conhecimentos já adquiridos antes de ingressar na Ordem e procure  se destacar da melhor maneira, tanto no âmbito da Maçonaria como na sociedade. 

    Seria importante preparar melhor os nossos obreiros para atuarem como líderes e para tanto é preciso criar em cada potência uma Escola de Preparação de Líderes. Desta forma teremos excelentes lideres maçônicos atuando no mundo profano.

Comentários