TEATRO - INGRESSOS ESGOTADOS - Newton Agrella


Newton Agrella é escritor, tradutor e palestrante. É um dos mais notáveis intelectuais da maçonaria no país. 


Imagine-se num palco.

Todos numa encenação de uma peça.

Há um script a ser seguido.

O contrarregra orienta a entrada, posturas, falas e a participação de cada ator.

Há uma música de fundo, uma iluminação que se alterna de acordo com o curso de encenação de cada tomada.

Quanto à interpretação cabe ao diretor orientar e tabular o tempo.

O texto, é bem verdade, tem um caráter universal.

As locomoções, movimentos, marchas, toques e palavras obedecem uma dramaturgia ritualística, conforme a roupagem de que se reveste a peça.

Vale lembrar que Todos são rigorosamente  protagonistas, pois a essência do texto estabelece um caráter de Igualdade.

Porém, cada ator tem a Liberdade de expressar seu sentimento dando vida a seu personagem, sem que isso interfira no rumo da história.

A Fraternidade entre os protagonistas é a tônica deste ensaio.

O cenário é a própria concepção do mundo, cabendo a cada intérprete utilizar-se de seus instrumentos, munir-se de seus paramentos e de forma   solene e agradável oferecer o seu ofício em prol da humanidade, sob a égide de um Supremo Arquiteto.

A peça se realiza numa espécie de Acrópole, isto é, num lugar mais alto e nobre, onde "simbólicamente" os Templos são erigidos.

Sustentada por uma Lenda, apoiada pela História, amparada por uma Doutrina Filosófica e obedecendo uma natureza Especulativa que assim se transformou, após sua origem Operativa e Eclesiástica - assim é o Teatro da Vida - em que se revelam os princípios da Maçonaria.

A sessão maçônica é por si só, uma grandiosa peça teatral, plena de conteúdo, mas antes de tudo guarnecida de forte apelo psicológico, antropocêntrico e dotada de um claro objetivo que se constitui em levantar templos à Virtude e ao mesmo tempo combater a Ignorância, posto que a mensagem desta peça de teatro é a de aprimorar o Templo Interior de cada um de nós.

Olhe pra si mesmo e encontre em seu personagem o propósito de sua interpretação.

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