REVISITAR CONCEITOS - Newton Agrella



Newton Agrella é escritor, tradutor e palestrante. Um dos mais notáveis estudiosos da maçonaria no país..


O caráter iniciático de uma ordem filosófica se coaduna com as leis morais e éticas que se fundamentam em critérios intelectuais e dialéticos.

A liberdade de pensamento é um exercício legítimo e reconhecido como base de sustentação da propria consciência humana, assim como o é a obediência aos princípios ou  marcos regulatórios que dão forma e conteúdo a uma instituição que faz jus à sua perenidade, graças ao iluminismo que se conquista a partir de seu caráter especulativo.

Exaltar "culto a divindades"  no âmbito de uma atividade intelectual e filosófica que busca o Conhecimento e a Verdade através da Simbologia, na prática do raciocínio, da lógica, do espiritualismo e do exoterismo como elementos consistentes para o entendimento da existência humana - confere um ar de descompromisso com o exercício do pensamento.

Igrejas, Sinagogas, Mesquitas, Centros Espiritas, e todo e qualquer outro recinto em que se busca trabalhar a Fé estão disponíveis mundo a fora e não exigem qualquer tipo de iniciação ou sindicância. 

Contudo, àqueles que ainda não se deram conta sobre o real significado e propósito de uma Ordem Filosófica e Oficina de Aprimoramento Interior Humano, seria interessante rever alguns conceitos.

Comentários