ESCRITURAS INSPIRADAS POR DEUS? - Ney Gonçalves Oliveira e Almir SantAnna Cruz




 O Deus pai do Antigo Testamento e o Deus filho do Novo Testamento não escreveram uma única letra. Isso todos sabemos!

Determinadas pessoas, consideradas profetas, apóstolos, santos, ou seja, lá o nome que se passou a lhes dar, escreveram certos livros bíblicos e outras pessoas as consideraram inspiradas por Deus.

Será que essas pessoas que consideraram determinadas escrituras como inspiradas por Deus também estavam inspiradas por Deus para incluírem um determinado texto na Bíblia e rejeitarem outros por não os considerarem inspirados por Deus? 

Quem disse que esses analistas e censores estavam inspirados por Deus para terem essa autoridade?

Os cinco primeiros livros que compõem o Antigo Testamento são considerados Escrituras Sagradas desde épocas remotas, mas somente no ano 70 d.C., quando o Templo de Salomão foi destruído pela última vez pelos romanos é´que foram introduzidas nas Sinagogas outros textos.

Quem disse que estavam inspirados por Deus aqueles que escreveram esses livros? Os que os elegeram como inspirados por Deus e os incluíram nas Escrituras judaicas, chamadas pelos cristãos de Antigo Testamento? 

Quem disse que os que elegeram esses livros estavam inspirados por Deus para saberem que tais livros foram inspirados por Deus?

Até o ano de 325 d.C. não havia ainda os textos “oficiais” da era pós Jesus Cristo. 

Circulava então uma enorme quantidade de textos, que compilavam uma profusa tradição oral. 

Foi nesse ano que os bispos da Igreja Católica, convocados pelo Imperador romano Constantino, reuniram-se no primeiro Concilio da Igreja, o Nicéia I. 

Pois foram esses bispos, presididos pelo imperador Constantino que elegeram os textos que compõem o Novo Testamento, considerando uns inspirados por Deus e rejeitando outros que não foram considerados por eles inspirados por Deus (são os denominados Apócrifos). 

Quem disse que estavam inspirados por Deus para saberem quais textos eram e quais não eram inspirados por Deus?

Será que estavam inspirados por Deus os autores bíblicos que emitiram determinados conceitos próprios do conhecimento da época em que escreveram, mas que modernamente, com o avanço da cultura, do conhecimento e da ciência, são contestáveis? 

Será que Deus não sabia que o morcego é um mamífero e por isso inspirou o autor bíblico a classificá-lo como uma ave em Levítico 11:13-19?

Ora, Deus não nomeou ninguém como seus porta-vozes, até porque ninguém precisa de intermediários, sejam eles pastores, padres ou autores bíblicos, para se chegar a Deus!

Quem disse que Deus inspirou ou aprovou esses textos? Deus? Não! Somente seres humanos, num passado distante e sem os conhecimentos que dispomos atualmente!

Ler a Bíblia e não entendê-la, não analisá-la, não procurar saber quem foram os seus autores, em que época escreveram, quais eram as situações políticas, econômicas e sociais, a mentalidade das respectivas épocas, assim como para quem escreveram e com qual propósito, convenhamos, é o mesmo que um burro apreciando um palácio.

Entregar uma Bíblia a um indivíduo despreparado e influenciável, pode transformá-lo numa fanática ovelha descerebrada pronta para ser tosquiada por pastores e/ou líderes religiosos inescrupulosos que usam certas passagens bíblicas em benefício próprio.

Aliás, isso vale também para o Alcorão, que. se cair em mãos de religiosos fanáticos, pode transformar fiéis em homens-bomba islâmicos!

Excerto do livro *DEUS, CRIADOR OU CRIATURA?: DO BIG BAMG AO PENSAMENTO HUMANO* Interessados contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350

Comentários