MAÇONS DE ALUGUEL - Aderbal Luiz Lopes de Andrade

 

Ir∴ Aderbal Luis Lopes de Andrade M∴ M∴ - A.R.L.S. Estrela do Rio Formoso 3036 – Oriente de Bonito - MS.

Caros Irmãos, estamos vivendo tempos difíceis, tempo em que as horas passam com tanta rapidez que se confundem com minutos e acaba ficando muito difícil administrarmos nossas atividades rotineiras do dia a dia.

Em razão disso acabamos priorizando nossos afazeres dando atenção aos que consideramos mais importantes e indispensáveis a nossa vida familiar, profissional e social.

Diante dessa dificuldade em administrar nosso tempo, acabamos percebendo que alguns Irmãos estão se afastando das atividades Maçônicas, e acabam perdendo o interesse em continuar desbastando a pedra bruta, deixam de frequentar as sessões, de quitar suas obrigações financeiras e o mais importante deixam de conviver com os Irmãos, fazendo que a força que nos une acabe se rompendo e permitindo que as coisas do mundo profano invadam nosso Templo, gerando incertezas, dúvidas e muita tristeza pela ausência de Irmãos que amamos e queremos bem.

Esse fato tem gerado um novo tipo de Maçom, a que atribui o nome de “MAÇONS DE ALUGUEL”, isto é, são Irmãos que não tem mais frequência regular em Loja, porém continuam contribuindo com nossas obrigações financeiras e acaba, no meu entender, alugando a sua regularidade Maçônica.

Muitas vezes esse fato é permitido pela Oficina por ser o valor mensal mais importante que a presença do Irmão, outras vezes pela importância do Irmão na história da Loja ou finalmente pela utilização inadequada da palavra tolerância.

Tal condição tem deixado de ser coisa rara e já existem Lojas que possuem os três tipos de “MAÇONS DE ALUGUEL” acima citados.

Talvez isso tenha aumentando em razão de sindicâncias mal feitas, em que não fique explícito que o candidato deva ter tempo disponível para os trabalhos maçônicos e que deverá frequentar as sessões com assiduidade, ou seja, em pelo menos 50% (cinquenta por cento) das sessões da Loja.

Acredito ser esse um sinal de alerta para nós, na escolha dos candidatos e especialmente na realização das sindicâncias, alertando sobre os 4 (quatro) pontos essenciais para nossa iniciação (crer em um ser superior, que é Deus, permissão da esposa, os compromissos financeiros e especialmente sobre a assiduidade), alertando os candidatos sobre a possibilidade de serem considerados irregulares e impedidos de participar dos trabalhos da Loja no caso do não cumprimento desses pressupostos.

A Maçonaria precisa retomar seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, pois da maneira como estamos caminhando logo nos tornaremos mais um clube de serviços, e nos afastando dia a dia das origens e das finalidades da criação de nossa instituição de ser uma escola essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

Precisamos lutar contra a acomodação dos “MAÇONS DE ALUGUEL” em nossas Lojas, através da conscientização dos Irmãos que assim vem agindo, buscando desta forma continuar o nosso caminho na Maçonaria que parte do Ocidente para o Oriente.

Que o Grande Arquiteto do Universo nos ajude.

Um fraterno abraço.

,

Comentários