COBERTURA DO TEMPLO DURANTE A SABATINA. ISSO EXISTE? - Pedro Juk



Em 01/09/2018 o Respeitável Irmão Marcelo Gass, Loja Tríplice Aliança. 3.277, REAA, GOB-PR, Oriente de Toledo, Estado do Paraná, apresenta a consulta seguinte:

SABATINA - TEMPLO COBERTO AOS APRENDIZES E COMPANHEIROS

Surgiram alguns questionamentos em nossa Loja, sobre o Templo ser Cobertos aos Aprendizes e Companheiros que não participam da Sabatina para mudança de Grau. Alguns Irmãos, dizem que a presença deles nas Sabatinas, trarão mais conhecimentos e informações, e servirá como um aprendizado. É de costume em nossa Loja a retirada dos Irmãos Aprendizes e Companheiros que não serão sabatinados. Não encontrei nos Consultórios, informações a esse respeito. Gostaria de saber a posição do Irmão sobre o assunto.

CONSIDERAÇÕES:

Se a sessão for realizada num determinado grau, por óbvio que todos aqueles que têm grau suficiente para aquela sessão podem participar da mesma.

Esse costume anacrônico de se querer cobrir o Templo a Irmãos de um mesmo grau por conta de sabatina em que eles não serão ainda submetidos é atitude equivocada e não deve ser praticada. Essa prática não faz qualquer sentido, pois a Maçonaria não priva nenhum obreiro regular, do mesmo grau, de assistir instruções e exames inerentes ao seu aprendizado.

 Além do mais, é como se menciona na própria questão acima: é uma excelente oportunidade para se agregar mais conhecimento.

Ora, se esse costume procedesse, então, obrigatoriamente, seriam também filtradas instruções, bibliografias e outros afins de aperfeiçoamento conforme o tempo de atividade de um obreiro no se grau, entretanto isso não acontece, e sob nenhuma hipótese, tem embasamento legal.

Assim, compreenda-se que só existe “cobertura” nessas ocasiões (de instrução e sabatina) àqueles que porventura não possuam grau suficiente. Ao contrário disso é puro excesso de preciosismo haurido da ilegalidade de se privar um Irmão de participar dos trabalhos que ele tem direito de estar presente.

Coberturas a Irmãos nessas ocasiões só existem quando da avaliação do exame na sequência dos trabalhos. Nesse caso, a Loja será transformada noutro grau, por conseguinte todos (os examinados e os assistentes) que dela não puderem participar por falta de grau suficiente, terão para si então o Templo temporariamente coberto.

Comentários