A ESSENCIA DA SABEDORIA




“O sinal mais seguro da Sabedoria é a constante serenidade”.

“A sabedoria e o maior propósito do homem”.

“Sabedoria é a arte de subir ao mais alto de si mesmo”.

“Quem reconhece a sua ignorância começa a ser sábio”.

“O caminho da sabedoria é não ter medo de errar”.

“A grandeza de uma pessoa está em saber reconhecer sua própria pequenez”

“A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade”

“A adversidade faz do homem um sábio”.

É óbvio que cada qual de nós almeja ter desenvolvimento saudável em sua vida, progredindo intelectualmente, materialmente e espiritualmente, pois, quando conseguimos desenvolver a nossa intelectualidade passamos a conhecer os nossos contrários e procurando discipliná-los, alcançamos, pela conciliação, o pleno equilíbrio, que nos permite galgar os degraus da prosperidade material que nos dá a estabilidade indispensável à essência do conforto. Unindo os progressos intelectual e material, teremos, como consequência, o crescimento espiritual, que nos levará a viver com sabedoria, porque é nesta, na sabedoria, que reside a nossa essência existencial.

Para que sejamos sábios não significa, necessariamente, dizer que precisamos ser cultos, pois que cultura é somatório de conhecimentos enquanto sabedoria depende da maneira de ser, boa ou má, de quem a procura, porque é a superioridade e a excelência.

O mundo é um campo de magia. E a magia de Deus nos conduz à sabedoria, e, por consequência à felicidade, pois a experiência nos tem demonstrado que é inevitável ser feliz quando se tem sabedoria.

Portanto, queridos  Irmãos, busquemos a sabedoria, que com ela virá o nosso desenvolvimento intelectual e material.

Encontrá-la-emos no silêncio, na serenidade, na sensatez,  nos sentimentos nobres e sublimes, no amor, na fraternidade e, até  mesmo, nas vicissitudes da vida, na dor e no sofrimento.

Vamos Irmão, Vamos em frente, buscando a nossa sabedoria. Façamos dela o nosso propósito.

Mas não façamos isoladamente. Façamos junto com  os nossos irmãos, para que a ignorância de alguns não seja o obstáculo que impeça que outros alcancem a sabedoria.

Tenhamos serenidade de discernir o bem e o mal e não abramos arapucas que possam aprisionar os próprios  pássaros do nosso saber.

Vamos alçar voos juntos e como a águia alcançar as alturas.


Fonte: A essência da Sabedoria 

Comentários