A ARVORE DA VIDA - Ir. Rogério

 

A Árvore da Vida (também reconhecida como Kabbalah ou Cabala) é derivada da Flor da Vida. 

É considerada um mapa do universo e da psique, a ordem da criação do cosmos e um caminho para a iluminação espiritual.

A Árvore da Vida é um arranjo de dez esferas interconectadas (chamadas “Sephiroth”, que significa “Esferas”), que representam o sistema organizacional central da tradição cabalística judaica ou Cosmologia da Cabala.

As dez esferas representam os dez números arquetípicos do sistema pitagórico. É ensinado que há 32 caminhos na Árvore da Vida. Os primeiros 10 são as Sephiroth (não incluindo Daath). Os 22 restantes correspondem às linhas ou canais de energia que unem as Sephiroth. Cada uma delas, por sua vez, corresponde a uma das 22 letras do alfabeto hebraico.

A Árvore da Vida não fala apenas das origens do universo físico a partir do inimaginável, mas também do lugar do homem no universo. Uma vez que o homem é investido de Mente, a consciência na Cabala é pensada como o fruto do mundo físico, através do qual a energia infinita original pode experimentar e se expressar como uma entidade finita. Depois que a energia da criação se condensou em matéria, acredita-se que ela reverte seu curso de volta à Árvore até que esteja novamente unida à sua verdadeira natureza.

Assim, o Cabalista procura conhecer a si mesmo e ao universo como uma expressão de Deus, e fazer a jornada de Retorno por etapas traçadas pelas Sephiroth, até chegar à realização que procurava. 


Comentários