SÃO JOÃO, PADROEIRO DA MAÇONARIA - Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz


Excerto do livro *Personagens Bíblicos da Maçonaria Simbólica do Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz

Inicialmente deve-se esclarecer que na Maçonaria Operativa, como consta em inúmeras Old Charges, os santos padroeiros eram os Quatro Santos Mártires Coroados. Na Maçonaria Especulativa passou a ser São João. Qual São João e por quê?

O Irmão Rizzardo da Camino em seu livro Lendas Maçônicas, relaciona 35 santos com o nome de João e ao final não indica conclusivamente nenhum.

 Tal como nas tradicionais Festas Juninas, nos Rituais Maçônicos geralmente diz-se apenas que é São João, conquanto nos primeiros rituais do Rito Escocês Antigo e Aceito publicados no Brasil, dizia-se que era São João da Escócia e alguns Ritos e Potências Maçônicas nomeiam São João Evangelista ou São João de Jerusalém.

Em sites nacionais circulam as mais variadas hipóteses, a grande maioria sem o menor espírito crítico. Como uma espécie de conciliação, geralmente diz-se que os padroeiros são dois: São João Batista e São João Evangelista, correspondentes às festas dos solstícios de inverno e verão. Já em sites ingleses tal não ocorre, havendo unanimidade quanto ao João que é o padroeiro da Maçonaria. 

Ora, a Maçonaria na forma como a conhecemos atualmente, a Maçonaria Especulativa, foi sistematizada na Inglaterra, cujo padroeiro é São Jorge. 

Todavia, as 4 Lojas que fundaram a primeira Potência Maçônica, a Grande Loja de Londres, o fizeram em 24 de junho de 1717, data em que se comemora justamente o dia de São João Batista, tanto no Brasil quanto na Inglaterra e em outros países, tanto na Igreja Católica (predominante no Brasil) quanto na Anglicana (predominante na Inglaterra).

Então, não há como se ficar especulando quem é o patrono da Maçonaria. É São João Batista, sem nenhuma conotação mística, esotérica, religiosa ou de qualquer outra natureza. É simplesmente pelo fato da Grande Loja de Londres ter sido fundada na data em que se comemora o seu dia! 

Somente por isso e nada mais!

João Batista era filho de Zacarias e Isabel, que o tiveram já em idade avançada.

É considerado o último e o maior profeta do Antigo Testamento e o elo que une o Antigo ao Novo Testamento.

João Batista teve muitos seguidores entre o povo, pregando um batismo de penitência e exortando a todos que se preparassem para a vinda do Messias. Batizou Jesus no rio Jordão.

Viveu uma vida austera no deserto, alimentando-se de gafanhotos e de mel silvestre.

Herodes temia-o e os fariseus não ousavam falar contra ele.

Todavia, ao reprovar o pecado de Herodes, foi encarcerado. Herodiades, amante de Herodes, fez com que sua filha Salomé agradasse Herodes com suas danças e exigir dele a cabeça de João Batista, que foi então degolado. (Sinal de Aprendiz?)

Interessados no livro contatar o autor, Irm.’. Almir, no WhatsApp (21) 99568-1350

Comentários