fevereiro 29, 2024

FALANDO E CONVENCENDO - UM MANUAL DE ORATÓRIA E PERSUASÃO - Michael Winetzki

   

 Estou postando, como cortesia, um dos capítulos do meu livro FALANDO E CONVENCENDO, UM MANUAL DE ORATÓRIA E PERSUASÃO, considerado um dos melhores livros no gênero do país e adotado como manual de redação e apresentação verbal pós graduação numa Faculdade do DF. Se algum dos leitores tiver interesse na aquisição o valor é 60,00 (inclui postagem) e eu remeto autografado. Além da parte teórica há muita prática de redação e apresentação e exercícios para entonação, dicção, respiração e saúde da voz. Além disso é muito agradável de ler. Meu whatsapp é 61.9.8199.5133

CAPÍTULO 3

Primeiros passos: preparando o discurso

A linguagem deve exprimir com clareza o pensamento. Isso é tudo. Confúcio

Antes da apresentação

· Organize e classifique as fontes de todo o material que irá utilizar (livros, impressos, gráficos, estatísticas, slides); assegure-se que os dados você vai utilizar são exatos e verdadeiros;

· Se houver material audiovisual prepare-o de forma que seja legível, atraente e pertinente, reforçando e esclarecendo pontos importantes; se não tiver facilidade com os programas de apresentação é melhor pedir a um profissional;

· Anote os mais dados importantes em fichas ou cartões, para lhe servirem de guia durante a elaboração e de suporte ou memória na palestra (não tente decorar todo o discurso);            

· É importante conhecer o local e testar o equipamento com antecedência;

· Procure antecipar as perguntas que poderão ser feitas.

Planeje a sua palestra

· Planeje para ter palestra pronta pelo menos três dias antes da apresentação, vai lhe dar folga para ensaiar e se familiarizar;

· Saiba qual é o tempo que você tem para falar, já vimos que quanto menor é o tempo, mais difícil será a elaboração, (é possível apresentar qualquer assunto, com sucesso, em no máximo 50 minutos)

· Defina seu tema e seu objetivo, aquilo que você quer de sua audiência: informar, convencer, comemorar, persuadir;

· Comece anotando as ideias principais com frases curtas utilizando um vocabulário simples, porém correto, evitando palavras desnecessárias, jargão técnico, siglas e abreviações, advérbios vagos (muito, pouco) e adjetivos;

· Fuja de clichês ou de bordões humorísticos da TV (tô pagaando);

· Organize um roteiro ligando as ideias principais de maneira que as partes se integrem ao todo de maneira lógica e natural. Coloque a ideia principal e anote algumas ideias secundárias que podem enriquecer o contexto. Sempre caminhe no sentido do menos importante para o mais importante, que deve ser o ponto alto, o fecho da palestra (facilita quando se usa algum padrão como: cronológico, espacial, de causa e efeito, de problema - solução);

· Cuidado com a gramática. Erros gramaticais podem arruinar a sua apresentação e comprometer a sua imagem. Revise cuidadosamente a construção das frases, a concordância e a conjugação dos verbos.

· Tente apresentar uma nova visão sobre o assunto;

· Não aceite falar sobre algo de que não entende;

· Quando não souber algo sobre o assunto, diga “não sei”, nunca “chute”.

Conheça sua plateia

·  Procure se informar sobre a natureza da sua audiência (sexo, idade, instrução), porque estão reunidos, o que esperam ouviro quanto conhecem sobre o assunto e qual a opinião deles quanto ao que será apresentado, para relacioná-los com o tema. Assim você fará o discurso certo para as pessoas certas.

·   Explore o fato de que as pessoas internalizam mensagens de diferentes maneiras: algumas são auditivas (motivadas pelo som), outros visuais (motivadas por imagens) ou sinestésicas (atingidas no seu emocional pelos movimentos). Por isso utilize todos os recursos de voz, imagens e gesticulação.

Ensaie

· Pratique em voz alta, várias vezes; treinar nunca é demais;

·   Se for ler algum texto, ensaie para se familiarizar e se possível grave e ouça a gravação para achar o tom e o ritmo certos;

· Faça a apresentação para outra pessoa ou algum amigo e peça-lhe uma avaliação sincera; como as vezes é difícil para um amigo fazer uma observação crítica, faça perguntas: - “você acha que ficou o tema claro?” ou “estou usando palavras difíceis demais?”

· Administre o tempo da palestra, dividindo-o conforme já vimos, determinando o começo, meio e fim (reserve alguns minutos para eventuais imprevistos ou perguntas). É sempre preferível falar de menos do que demais.

Procure estar bem equilibrado, emocional e fisicamente

·   Apresente-se de maneira natural, relaxada, autoconfiante. Qualquer tipo de tensão emocional ou problema fisiológico pode perturbar a apresentação, portanto se estiver com dor de cabeça ou no nervo ciático ou excessivamente nervoso, procure antes se cuidar.

·   Evite alimentos pesados, água gelada e especialmente bebidas alcoólicas, antes da apresentação (já vi palestrantes de renome darem vexame por causa de apenas um uísque);

·   Entenda que a ansiedade de falar em público é natural (a maioria das pessoas se sente insegura no início);

     Há cerca de 40 anos entrevistei antes de um show o cantor que se tornaria um dos maiores ídolos desta geração e uma das perguntas que lhe fiz foi: - “o que você sente antes de entrar para cantar?” – A resposta surpreendente: “fico apavorado”. - “E o que você faz então?”   - “Escolho uma pessoa na plateia e olhando-a fixamente canto para ela. Se ela me sorri começo a relaxar e aí dá tudo certo”. É uma simples e eficaz receita para qualquer orador.

·   Se conhecer profundamente o assunto sobre o qual irá falar, será mais fácil controlar o nervosismo;

·   Pratique exercícios de relaxamento e respiração antes da apresentação (veremos alguns desses exercícios na parte 2)

·   Mantenha a garganta hidratada com água, em temperatura ambiente;

·   Mande mensagens positivas a si mesmo (farei uma excelente apresentação, serei muito aplaudido, vou ficar muito feliz);

Iniciando a palestra

·   Seja pontual. Comece no horário previsto mesmo que o auditório esteja “meio vazio” (aguardar a chegada dos retardatários é falta de consideração com aqueles que foram pontuais);

·   Esteja vestido de maneira formal, discreta e elegante (exceto se você for falar em agências de publicidade ou no mundo do "show-business");

·   Mantenha uma postura ereta, descontraída, natural, confortável; não fique imóvel, não gesticule exageradamente;

·   Crie um clima agradável; sendo natural e sincero. Sorria;

·   Procure ser modesto. Esta é uma qualidade que cativa a assistência. Apresente-se como “sou um jornalista", e não como "sou redator-chefe do mais importante jornal do estado"

·    Crie um clima agradável; sendo natural e sincero. Sorria;

·   Tome cuidado com cacoetes ou tiques como coçar a cabeça, tamborilar os dedos ou pigarrear

·   Preste atenção às reações do público, são elas que lhe dirão o quanto sua apresentação está agradando, ou não;

Alice e eu assistimos a uma palestra no Senado na qual o apresentador se perdeu e o público manifestava ruidosamente seu desconforto. Na tentativa de reencontrar o eixo o palestrante abriu um espaço de cinco minutos para um café. Das mais de 60 pessoas presentes retornaram apenas seis.

·   Olhe alternadamente para os papeis e para os ouvintes. Jamais volte as costas para a plateia. Se houver projeção decore ou tenha em mãos cópias dos slides, mas fale olhando para a plateia.

Durante a apresentação

·   Fale com clareza, pronunciando bem todas as palavras, sem omitir letra alguma (diga janeiro e não janero, problema e não poblema, falae não falá);

Quem fala: vamo percisá resorve um poblema é quase um caso perdido, mas é muito mais comum do que parece.

·   A impostação (respiração diafragmática) acalma, obriga a concentração, aumenta a potência vocal e facilita a entonação (veremos como se faz adiante);

·   Use diferentes inflexões vocais, modulando a voz, variando o ritmo, o tom da voz e velocidade da fala. A modulação é a melodia da voz.

Tom de voz ou altura: não grite nem sussurre, fale para a última fila da plateia.

Velocidade: falar rápido demais prejudica o entendimento, devagar demais entedia. Ritmo ou “cor”: alterne altura e velocidade e use as pausas para dar um ritmo gostoso.

·   Coloque ênfase nas partes importantes. A ênfase altera a compreensão e reforça a mensagem.

Eu não peguei o seu bombom (quem pegou?)

Eu não peguei o seu bombom (fez o que então?)

Eu não peguei o seu bombom (pegou o bombom de quem?)

Eu não peguei o seu bombom (pegou o que?)

·   Mantenha constante contato visual com os presentes, olhe para todos, alternadamente, como se estivesse conversando com cada assistente.

·   Faça pausas para respiração durante o discurso; na construção das frases, marque no texto as pausas para respirar.

·   Coloque emoção naquilo que diz. Conte histórias emocionantes e experiências humanas, próprias ou alheias, o público adora histórias e retribui com atenção.

·   As inflexões vocais, que são a musicalidade da voz, juntamente com a expressão corporal é que vão proporcionar beleza, colorido e expressividade para a fala.

Exemplos de inflexões vocais: 

Emergencial: Olhe o perigo! Pare! Cuidado!

Tom de voz forte, de comando, postura do corpo ereta, expressão facial séria, gestos firmes         

Sensitivo: Você é linda! Eu amo você.

Tom de voz espontâneo, postura e gestos totalmente descontraídos, expressão facial aberta.

Informativo: Por favor, que horas são?

Tom de voz normal, postura e gestos neutros, expressão facial descontraída, palavras de indagação.

Diretivo: Anote o seu endereço no formulário.

Tom de voz forte firme, postura e gestos mais suaves, expressão facial descontraída.

Nutritivo: Que delicia este almoço.

Tom de voz confortante, palavras de apoio, expressão facial amiga, gestos de aproximação.

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