agosto 25, 2025

PROGRAMAS SOCIAIS MAÇÔNICOS - Kennyo Ismail



A Caridade é tema recorrente na Maçonaria já no primeiro grau. Inclusive, no Ritual de Emulação e no Ritual de Behring do REAA, ela está ilustrada na Escada de Jacó, sendo a principal das virtudes teologais. Ela também está presente no moto maçônico original, mantido na maioria dos ritos anglo-saxônicos, por meio do termo "Amparo" ("Relief", em inglês).

Autores como Albert Pike e Thomas Smith Webb chamaram a atenção para o dever maçônico de auxílio aos necessitados, em suas obras. E aquela que é considerada como "a maior filantropia no mundo" é maçônica: os Shriners. Mas os programas sociais maçônicos não se resumem aos Shriners.

A Grande Loja Unida da Inglaterra, por exemplo, mantém a Fundação de Caridade Maçônica, que doa mais de cinco milhões de libras por ano a instituições de caridade que atuam principalmente nas áreas de saúde muito educação, além da concessão de bolsas de estudo e financiamento de pesquisas médicas.

Já nos EUA, são muitos os exemplos no mesmo sentido. Além das fundações maçônicas de nível estadual, que são incontáveis, há as nacionais.

Do Rito de York, o Real Arco mantém a Royal Arch Research Assistance, que financia pesquisas sobre o Distúrbio do Processamento Auditivo Central. Os Crípticos mantêm a Cryptic Masons Medical Research Foundation, que financia pesquisas sobre doenças vasculares. O Grande Acampamento mantém a Knights Templar Eye Foundation, que financia pesquisas sobre doenças da visão.

Do REAA, o Supremo Conselho da Jurisdição Sul (SI) mantém a Scottish Rite Foundation, que financia programas como: o RiteCare Scottish Rite Childhood Language Program, que ajuda crianças com transtornos de fala e linguagem; o programa nacional de bolsas de estudo, que distribui bolsas anuais para estudantes de diferentes áreas e universidades; além de um programa nacional de assistência em caso de desastres. Já o Supremo Conselho da Jurisdição Maçônica do Norte (NMJ) suporta programas como: Children's Dyslexia Centers, que possui 40 centros de tutoria para crianças disléxicas até os 12 anos, em 13 estados distintos; e o Leon M. Abbott Scholarship Fund, que distribui dezenas de bolsas universitárias por ano.

São exemplos para nós e nossas instituições fazermos mais e melhor.

Fonte: Breviário Maçônico do Século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário