fevereiro 04, 2026

A PERFEITA IMPERFEIÇÃO - Newton Agrella


Por mais heterodoxo que possa soar a "Imperfeição" é a qualidade mais notável das disposições humanas.

Sua magnitude e excelência estão no fato de que a partir dela o indivíduo se vê compelido  a arregimentar meios para buscar os caminhos da compreensão e do sentido da Vida.

A Imperfeição tonifica a alma, incendeia o espírito crítico, chama à razão, estimula a busca do conhecimento e leva o homem a cultivar a virtude como meio salutar em prol do seu aprimoramento interior.

A Imperfeição na cultura oriental e em especial no conceito "Wabi Sabi"  - que tem origem na filosofia Zen Budista - tem uma conotação  totalmente contrária ao que geralmente buscamos na vida. 

Trata-se da filosofia de perceber e contemplar a Beleza, a Sabedoria e a Experiência mesmo nas coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas.

Para o maçom o trabalho sobre a pedra bruta encerra a idéia de dar forma e conteúdo à sua  essência anímica e espiritual, ou seja ao seu interior mais recôndito, onde estão escondidos os mistérios do desconhecido.  

A Sublime Ordem nos faculta, por meio de suas ferramentas de caráter  simbólico, a oportunidade  de desvendar esses Augustos Mistérios.

A Evolução é um exercício de inteligência e humildade e possível de ser empreendido.

Outrossim, a Perfeição é uma arrogante inspiração que serve apenas como mero exercício para se atingir o inatingível.

A perfeição humana reside justamente nessa limitação de "Poder" e de "Capacidade" de que somos investidos e de nos revelar quão pequenos nós somos.

Não se atinge o que não se conhece.

Quando muito, o caminho mais curto e consistente para a nossa evolução é a nossa Liberdade de Pensar...

Esta sim, nos edifica, nos torna cônscios de nossa inquietante missão...  

Cabe considerar que a Imperfeição é na verdade a "Arte da Transitoriedade" , pois à medida em que vamos esculpindo a pedra bruta  com o maço contra o cinzel, imprimindo força,  suavidade, aparando arestas e dando forma, polimento e estilo, vamos nos transformando internamente.  

É um puro processo de reconstrução humana, que se traduz por Evolução.  

Assim se cresce, assim se vai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário