Em 1778, dois dos maiores pensadores do século XVIII, Benjamin Franklin e Voltaire, se encontraram na Academia de Ciências de Paris. Esse encontro histórico, ocorrido em 29 de abril, foi um dos últimos na vida de Voltaire, que viria a falecer em 30 de maio daquele ano. Pouco antes, o filósofo francês havia sido iniciado na Maçonaria na Loja "Les Neuf Sœurs" em 7 de abril, entrando no Templo de braço dado com Franklin e usando o avental de outro ilustre iluminista, Helvétius. Embora suas trocas tenham sido marcadas mais por gestos de mútua admiração do que por debates profundos sobre a implantação da democracia na Europa, o momento simbolizou o encontro entre o Iluminismo europeu e os ideais revolucionários que brotavam na América.
A influência de Franklin na Maçonaria francesa, contudo, foi profunda e política. Como Venerável Mestre da Loja "Les Neuf Sœurs" entre 1779 e 1781, ele transformou-a em um fervoroso centro de propaganda pela independência americana. Seu trabalho ajudou a disseminar os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade entre uma notável rede de intelectuais e militares, incluindo figuras como Lafayette e Beaumarchais. Franklin deixou Paris em 1788 para participar da formação do novo regime nos Estados Unidos, retornando antes da inauguração do presidente George Washington, em 1789, fechando assim um ciclo crucial em que a Maçonaria serviu de ponte para as revoluções que moldariam o Ocidente.
A imagem em destaque, de autor e data desconhecidos, mostra um encontro de Voltaire (que estava no fim da vida) e Benjamin Franklin, que viria a falecer 12 anos depois.
Fonte: CURIOSIDADES DA MAÇONARIA

Nenhum comentário:
Postar um comentário