fevereiro 22, 2026

"MAÇONARIA E CRISTIANISMO" - Denizart Silveira de Oliveira Filho



Denizart Silveira de Oliveira Filho – do livro: Comentários às Instruções do Ritual do Aprendiz-Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito - Editora Trolha.

O emérito Maçom e Pastor Presbiteriano Jorge Buarque Lyra nos legou em seus monumentais livros “A Maçonaria e o Cristianismo” e “As Vigas Mestras da Maçonaria”, dois extraordinários discursos, dirigidos aos Aprendizes. Neles nos inspiramos para apresentar esta mensagem inicial ao Aprendiz-Maçom, em particular, e aos Maçons de todos os Graus, em geral. 

Somos privilegiados por termos ingressado na Maçonaria, instituição que prepara o homem para vencer nas lutas morais, espirituais, políticas e sociais que todos temos de enfrentar. Fazemos parte da Maçonaria Universal com sua admirável unidade no tempo e no espaço, congregando homens das mais diversas raças, das mais diversas classes sociais, dos mais diversos pensamentos filosóficos e políticos, de fé e credos diferentes, porém irmanados em um só propósito, o de fazer o bem aos nossos semelhantes.

Sua filosofia prática resume-se na tríade: VERDADE, BELEZA e BONDADE; seu ideal político-social concretiza-se na divisa democrática: LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE; tudo, enfim na trilogia: DEUS, VIRTUDE e CIÊNCIA! 

Somos um pequeno grupo de Irmãos empenhados na busca constante da VERDADE para podermos dissipar as trevas da ignorância que nos rodeia. Devemos desenvolver o homem-espiritual que somos para revelar, assim, a grande VERDADE, a VERDADE que está consubstanciada no interior de nós mesmos. A importância de nossa instituição se resume em poucas e sábias palavras: em nosso crescimento interior e na doação total e espiritual aos nossos semelhantes; nisso se revela toda a sua BELEZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário