JORNAL FOLHA DO ESTADO - CUIABÁ, MT





O caminho da felicidade


Felicidade, busca constante do ser humano. Alguns vivem anos procurando e ela está ali, bem ao lado, quase que despercebida. Falta um olhar, a percepção. Após passar por um sério problema de saúde, Michael Winetzki percebeu que o caminho da felicidade existia e era mais simples do que imaginava.

E a solução estava impressa no livro sagrado, na Bíblia. Daí se propôs ao desafio de escrever o livro e traduzir 30 regras da Cabala (interpretação mística e numerológica das escrituras hebraicas) para o português. Sua fórmula está registrada passo a passo nas páginas do livro O Caminho da Felicidade.

Michael Winetzki, judeu de nascimento, buscou nessas regras a tradução da felicidade. Segundo ele, as letras hebraicas guardam mistério. “Quando Deus criou o mundo, escreveu com as letras do alfabeto hebraico”, diz ele, acrescentando que elas existem há 57 séculos. A Cabala são as regras morais para que a humanidade consiga Ser Feliz, objetivo maior.

A frase Ser Feliz é o centro do estudo. A partir das palavras ser e feliz, ele analisa e traduz o significado geral e individual das letras. “Todos nós, para sermos felizes, precisamos de Saúde”, explica a partir da letra ‘S’. Michael acrescenta que a alegria e bom-humor são atitudes que ajudam a manter a Saúde, fato constatado até em pesquisas.

A segunda ferramenta para tornar a vida plena, segundo o autor, é a Educação. “Como as pessoas se educam, e educam seus filhos”, ressalta. A Religião complementa as três letras (SER), preceitos iniciais das chaves da Felicidade. “Quando se reza, entramos em harmonia com as vibrações universais”, diz ele, citando que o templo é um lugar de boas vibrações, sendo importante ser religioso, afinal o grupo de oração é composto por pessoas que se amam, compartilham e se preocupam com seus componentes.

A mesma interpretação das letras é realizada com a palavra Feliz. O F representa a família, estrutura fundamental para a felicidade do homem, explica o autor.

A letra E remete à Economia. Nesse capítulo ele dá dica dos preceitos que se deve levar em conta para organizar a vida econômica. O L significa Lazer, a cultura, vital para o crescimento pessoal e equilíbrio emocional. A letra I é integridade, o que remete a verdade, viver seguindo certos princípios de moral e ética. “Acreditar em honradez”, destaca.

E finalmente, o Z. Este não é a inicial da palavra, mas sim intermediária. “Para se compreender a palavra Amizade é necessário se ter em mente que para se ter amigos, temos de ser amigos, exige reciprocidade”, adverte o autor.

Hoje, afirma Michael, sua vida está substanciada nessas regras.

Amor

Para narrar o Caminho da Felicidade, Michael criou um romance ficcional e se inspirou em sua mulher para compor um de seus personagens. No enredo, o autor revela a história da vida do engenheiro Félix Aviv, responsável pela construção dos canais de irrigação de Jerusalém. Por meio de capítulos objetivos e curtos, a base histórica de Winetzki mescla ficção e realidade.

No livro é Félix quem ajuda Michael a interpretar a Cabala para o português. Nos capítulos pares, ele conta os preceitos cabalísticos e nos ímpares a história de Félix, do nascimento a morte. O personagem nasce no Uruguai, passa a infância no Brasil, a adolescência e parte da vida adulta nos Estados Unidos, se mudando para Jerusalém. “Lá ele tem um contato maior com sua raiz judaica, desenvolvendo técnicas que ajudarão o povo a sobreviver em terras áridas”, conta.

Autor

Empresário, jornalista e consultor de empresas, especializado em marketing e programas de motivação, Winetzki ministra cursos pelo Brasil e trabalha com consultoria. Incluiu as regras da felicidade em sua vida, fazendo delas sua missão. “Se uma pessoa lê e muda seu comportamento, valeu a pena”, resume.

Por muitos anos morou em Mato Grosso do Sul, mas hoje vive em Brasília, onde além de exercer atividades empresariais, edita a revista Boas Notícias e coordena um Centro de Arte e Cultura, que auxilia os artistas iniciantes na carreira.

Serviço

O livro ainda não está disponível nas livrarias, mas pode ser adquirido pelo e-mail michaelwinetzki@gmail.com ou no blog www.michaelwinetzki.com.br

Autor: Da Redação

Comentários