PALESTRA NA SANTA CASA DE SOROCABA




Resumo da matéria do Jornal Cruzeiro do Sul sobre palestra que fiz em Sorocaba em outubro de 2003. O auditório estava lotado e a Santa Casa fez generosa doação de alimentos para obras de Beneficência. 

Palestra sobre o câncer de mama traz orientações

Motivar as pessoas a viver com qualidade de vida e buscar a felicidade mesmo quando diagnósticos de doenças insistem em entristecer pacientes e familiares. 

Esse foi o principal conselho do escritor Michael Winetzki durante a palestra “O caminho da felicidade”, realizada na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba para mais de 200 médicos e profissionais da saúde. O evento lembrou o Dia do Médico, e o “Outubro Rosa” - movimento popular internacional em prol da conscientização da prevenção de cânceres de mama -, que em Sorocaba é defendido pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. 

“Eu levei um susto quando soube do meu diagnóstico...Mas por fim, escolhi ir em frente e buscar pela felicidade”, otimizou o escritor ao assumir durante a palestra que já teve câncer em um dos rins, mas se apegou à vontade de viver. 

“Queremos mostrar que a prevenção, os exames anuais, são importantes para que a doença possa ser tratada e o paciente alcançar a possível cura”, reafirmou a presidente da Liga, Gisele Garcia Vasques. 

O provedor da Santa Casa, José Antonio Fasiaben, que apoiou o evento, enfatizou que o hospital realiza mensalmente cerca de dois mil exames de mamografia, dos quais aproximadamente 50 mulheres são diagnosticadas com tumores ou nódulos nas mamas. “A prevenção é tudo. É ela que determina as chances de cura”, disse Fasiaben.

Comentários