ACÃO ROTÁRIA - a ARCA do Rotary


 ACÃO ROTÁRIA - a ARCA do Rotary

Em 1900 Chicago era a segunda maior cidade dos EUA, maior entroncamento ferroviário do mundo, capital do comércio da madeira, da carne suína, do peixe e dos cereais. Era também tida como a cidade mais suja dos Estados Unidos.

Paul Percy Harris, um jovem advogado de 28 anos, criado no interior por seus avós, chega à cidade de um milhão de habitantes para se estabelecer, após alguns anos de aventuras.

Um dia, andando com um amigo após o jantar, este, por diversas vezes se detém para cumprimentar amigos e clientes. Isso despertou em Harris o desejo de fazer relacionamentos como estes, que eram comuns na pequena cidade onde fora criado.

Em 1905, já um bem-sucedido advogado, reúne mais três clientes em uma sala e lança a semente do Rotary. A primeira obra do novo clube foi a construção de banheiros públicos em Chicago.

Em 1916, milhares de pessoas são afetadas pela poliomielite nos EUA, inclusive o futuro presidente Roosevelt. 6000 pessoas morrem. Mas por falta de tratamento a epidemia continua a crescer até 1955, quando o doutor Jonas Salk cria a primeira vacina injetável contra a pólio.

Cinco anos depois, em 1960, o Dr. Albert Sabin, que foi casado com uma brasileira e falava um razoável português, desenvolve uma vacina em forma de gotinha, mais fácil de aplicar e de transportar.

Em 1979, uma epidemia de pólio devasta as Filipinas. Os RCs pedem socorro e o então presidente do RI, James Bomar Jr. assume o compromisso de vacinar seis milhões de crianças. A epidemia foi contida. No entanto, nos anos que se seguiram cerca de 350.000 casos anuais de pólio, em todas as partes do mundo, aleijavam e matavam milhares de pessoas, como se fosse uma guerra global.

Em 1985, o médico mexicano Carlos Canseco, presidente do RI, ciente da gravidade do fato e da inutilidade dos esforços dos governos decide lançar uma campanha mundial, o programa Pólio, depois Pólio Plus para erradicar a doença da face da Terra. Desde então Rotary já investiu dois bilhões de dólares e vacinou dois e meio bilhões de crianças.

O que esta pequena história nos ensina? São os mesmos preceitos que permitiram a Arca de Noé cumprir a sua missão e reconstruir a civilização. Vamos explorar cabalísticamente o acróstico A R C A.

ATITUDE – é a concretização de uma intenção ou propósito. (....)

RESPONSABILIDADE – obrigação de responder com atos a alguma coisa confiada. (....)

COMPANHEIRISMO – relação baseada na lealdade e respeito, na compreensão e tolerância, em busca de um objetivo comum. (.....)

AÇÃO – disposição para agir, energia, movimento

Na relação familiar, ou conjugal, o mesmo acróstico ensina novas atitudes.

ADMIRAÇAO, RESPEITO, COMPANHEIRIMO E AMOR

E quando problemas de toda ordem sacudiam a Arca, assim como acontece as vezes no Rotary na família no mundo todo, neste momento com a pandemia, Noé lançava a ancora, que dava estabilidade e firmeza a embarcação. No nosso caso ancora é a tolerância e a capacidade de entender o ponto de vista do outro, dialogar e encontrar um consenso.

Finalmente, em todos os casos somos motivados pela fé, que segundo Tiago, 2.17 – A fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

Comentários