JOSÉ CASTELLANI - UMA ENCICLOPÉDIA DE MAÇONARIA


        


    Se estivesse entre nós José Castellani estaria comemorando 84 anos no dia de hoje. Faleceu precocemente aos 67 anos. Médico oftalmologista, historiador maçônico, jornalista, pesquisador incansável, autor de extensa obra maçônica, composta de mais de 70 livros. Como médico foi fundador da Sociedade Paulista de Oftalmologia Preventiva entre outras associações. Como jornalista colaborou nos jornais O Tempo, de São Paulo; jornal Diário do Grande ABC de Santo André,  O Estado de S. Paulo;,História e Fatos, da Academia Brasileira de História entre outros. Participou de várias instituições culturais, entre elas Academia Brasileira de História, Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Associação Brasileira de Escritores Maçons, Academia Paulistana de História.

      Nasceu em Araraquara, SP e sempre comento que se tivesse nascido em Londres seria considerado um dos maiores maçonólogos do mundo, pela extensão e qualidade de sua obra, fundamentada em pesquisas sérias, em fontes históricas e ele conhecia ingles arcaico, latim e hebraico, que lhe permitiram mergulhar em documentos ancestrais. 

     Tive a honra de conhece-lo e com ele iniciar nos rudimentos da pesquisa histórica maçônica. Deixa um preciso legado de conhecimento a todas as gerações de maçons que o sucederam. Resquiescat in pace.

Comentários