QUALIDADE TOTAL, NA LOJA E NA VIDA

 


            O Controle de Qualidade Total é um sistema administrativo criado a partir das idéias de dois pensadores norte-americanos, Drs. W. E. Deming e Dr. J. M. Juran, que uniu características de disciplina e organização orientais com a objetividade e eficiência americanas.

     Implantado e aperfeiçoado inicialmente no Japão de pós-guerra foi parte importante do extraordinário desenvolvimento daquele país. Devido ao seu sucesso espalhou-se rapidamente por todo o mundo. Nos dias de hoje, com a competitividade gerada pela globalização, as empresas que não adotarem a Qualidade Total estarão fora do mercado.

      Em japonês, as cinco etapas do processo têm seu nome iniciado pela letra S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. O Sebrae adaptou a sua tradução para uma expressão que é familiar aos brasileiros: D’OLHO, onde cada letra corresponde a um dos S em japonês.

       Neste meio século acrescentaram-se ao conceito de qualidade total novos procedimentos e objetivos, mas o núcleo permanece fundamentalmente o mesmo, a administração doméstica, a gestão administrativa da dona de casa, uma lição de respeito ao bom senso e aos princípios universais da ordem e do equilíbrio.

      Embora o conceito seja obviamente mais complexo, a adoção de alguns procedimentos básicos de Qualidade Total é tão simples que é aplicado diariamente pelas administradoras do lar, para melhorar a qualidade da vida diária.

     Desta forma, quer em casa, no trabalho e principalmente na Loja maçonica, adote as seguintes atitudes para a Qualidade Total da Mente ou qualidade total de vida.

            DESCARTE

        Assim como a dona de casa faz, reaproveitando as sobras e remanejando as roupas dos filhos mais velhos para os mais novos, na sua empresa separe o que se usa daquilo que não se usa mais, veja se pode aproveitar as sobras de outro modo, doe tudo o que não tiver mais utilidade para você, jogue fora, mesmo, tudo o que sobrou desta vez.

      Na vida pessoal descarte os fatores limitadores para o seu progresso, como os conceitos de “não posso” , “não consigo” , “difícil ou impossível” . Jogue fora as limitações que impedem o seu sucesso.

ORGANIZAÇAO

Em qualquer casa, cada peça de roupa, cada utensílio doméstico, cada objeto tem o seu lugar e a gestora doméstica não permite que nenhum membro da família desorganize sua arrumação. No seu negócio coloque em ordem os itens do seu local de trabalho; guarde cada coisa em um local que seja específico e se necessário,  identifique etiquetando esses locais.

Na vida pessoal quer dizer: avalie as suas atitudes e erros do passado e internalize essas experiências. Encha a sua mente de mensagens positivas e poderosas. Organize-se em metas, estabeleça cronogramas e corrija o percurso quando necessário. No início de cada ano maçônico é necessário fazer um planejamento completo do período de gestão.

LIMPEZA

Os lares costumam ser um exemplo de limpeza escrupulosa, espelho da dedicação e capricho da dona do lar e nem os filhos e nem os maridos tem licença para estar sujando. Da mesma forma no seu empreendimento faça uma limpeza completa e minuciosa do local de trabalho, cuide da aparência e limpeza de todas as coisas no trabalho e também para que cada um dos membros do grupo limpe o que acabou de usar.

           Na vida pessoal significa viver com limpeza moral e ética, cumprindo os compromissos, exercitando as boas maneiras, honrando as promessas feitas, comportando-se maneira digna e responsável. Isso é especialmente importante para os maçons.

HIGIENE

Assim como a gerente do lar cuida da saúde e do asseio de um dos membros da família, no seu local de trabalho propicie condições de ergonomia, iluminação, ventilação e tudo o mais que for necessário para cuidar da saúde e do asseio de seus colaboradores. Você deve ter os mesmos cuidados com o meio ambiente, cuidando da reciclagem dos resíduos e evitando a poluição ambiental.

Do ponto de vista pessoal significa cuidar de sua própria saúde, com alimentação saudável, exercícios físicos e tudo o mais que preserve a sua integridade física e mental.

ORDEM MANTIDA

            Dia após dia, ano após ano, a ordem do lar é mantida inalterada pela dona de casa. No seu negócio, na sua Loja maõnica, procure conservar os resultados obtidos até agora pelo programa, mantenha um alto padrão de arrumação e limpeza, treine os seus funcionários e os res´ponsavéis pelos cargos na Loja para tudo continue como está.

            Procure constante prática e aperfeiçoamento para elevar o seu nível de competência e pratique a autodisciplina para que aquilo que você conquistou não se perca com o tempo.

Comentários