A TAÇA SAGRADA - Sergio Quirino

 


Sérgio Quirino é o Grão-Mestre Eleito da GLMMG 2021/2024

Saudações, estimado Irmão! QUE A DOÇURA DO MEL SE CONVERTA EM AMARGOR

A vida é uma grande Taça Sagrada, que nos é apresentada ao primeiro choro e a esgotamos junto ao ultimo suspiro

O que ha em seu conteúdo é resultado da alquimia de pensamentos, sentimentos e ações a nos permear a todo instante. O Hedonismo, traduzido de forma radical, que compreende a doutrina moral de estar no prazer o único bem possível, pode nos conduzir polos perigosos caminhos da doçura.

Não seria natural, até mesmo digno, aspirarmos a uma "doce vida"? Naturalmente, mas pode, de fato, se transformar em uma doce ilusão.

Simbolicamente, a vida material é composta por quatro elementos Há ainda quatro ditos populares que nos alertam contra este equivoco:

"A coragem do bombeiro e forjada no fogo" "Um mar tranquilo não forma marinheiros habilidosos" "São as terras altas que fortalecem as pemas do viajante". "Não são as brisas que inflam as velas dos navios".

O cerne desta reflexão não está na doçura ou no amargor, mas na conversão de um para o outro.

Três coisas conservam nossa integridade: Silêncio - Coragem - Compromisso

Três coisas envenenam nossa dignidade: Curiosidade-Mentira-Traição

O destino não é um tempo no futuro distante, mas no imediato próximo segundo. É algo tão presente, que temos E laços de Irmandade, mas somos conduzidos pelo Irmão Terrível.

Ele apenas nos apresenta a Taça Sagrada, mas são nossas mãos que a conduzem. Quantas vezes nos deliciamos com a doçura, e quantas outras alteramos nosso semblante diante da amargura que nós mesmos ingerimos?

O envenenamento causado por ausência de reflexão sempre sera prejudicial e, muitas vezes, não temos tempo para recuar ou recuperar o perdido.

A analogia da vida como uma taça e a do viver como um solver representa e resulta na boa e na má sorte A sorte não tratada como uma força dirigida a um rumo, mas, o modo como chegamos ao destino.

OS PRAZERES DA VIDA SÃO AS DOCURAS. MAS, É FUNDAMENTAL GOZÁ-LAS VIRTUOSAMENTE E PROCURAR INCESSANTEMENTE COMPARTILHA-LAS.

ESTEJAMOS CONSCIENTES DE QUE TEMOS DE ESGOTAR O AMARGOR DO FEL DOS VICIOS QUE ABASTECE NOSSA TAÇA SAGRADA; E SOMENTE O FAREMOS SOLITARIAMENTE. Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os irmãos ao estudo, à reflexão e tomar-se um elemento de atuação, legitimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


,

Comentários