novembro 01, 2025

MOZART, NOSSO IRMÃO - Hanna Tales




Wolfgang Amadeus Mozart foi uma criança prodígio e realizou muitas façanhas notáveis em sua vida. Descrever todas as suas travessuras é impossível, então vamos destacar as mais interessantes:

O simples fato de ele ter composto um concerto para teclado aos 4 anos já mostrava a sorte que seus pais tiveram. Aliás, certa vez, um estudante perguntou a ele como escrever uma sinfonia, e Mozart respondeu que seria melhor começar com algo mais simples. O estudante retrucou: "Mas você escreveu uma sinfonia aos 9 anos!", ao que Mozart respondeu: "Eu não perguntei a ninguém como fazer isso."

É importante lembrar que, apesar de suas conquistas adultas (ele se tornou acadêmico aos 14 anos), ele ainda era uma criança. Em uma ocasião, durante um concerto, um gato subiu ao palco e Mozart, esquecendo-se do público, correu para pegá-lo nos braços. Quando seu pai, irritado, o repreendeu, o pequeno Mozart respondeu: "Ora, pai, o cravo não vai a lugar nenhum, mas o gato pode fugir."

Não era fácil ser um jovem prodígio! Passar a infância viajando pela Europa com concertos não é para qualquer um. Em um desses concertos, ele até tocou de olhos vendados.

Após terminar a academia, ele disse ao pai: "Pai, agora que sou acadêmico, posso pelo menos brincar um pouco?"

ALIÁS:

1. O nome completo de Mozart é Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Gottlieb Sigismundus Amadeus Mozart. Theophilus, Amadeus, Gottlieb e Sigismundus têm o mesmo significado em diferentes idiomas: "amado por Deus".

2. Wolfgang era o sétimo filho da família, mas quase todos os seus irmãos morreram na infância. Apenas uma irmã, Maria Anna, que era quatro anos e meio mais velha, sobreviveu.

3. A primeira turnê mundial de concertos de Mozart aconteceu quando ele tinha 7 anos e durou 3,5 anos. Mozart se apresentou em Paris, Londres, várias cidades da Suíça, Alemanha, Holanda, Flandres, entre outros.

4. Mozart tinha apenas 1,60 m de altura.

5. Mozart tinha uma paixão por bilhar. Ele gastava quase todo o dinheiro que ganhava no jogo.

6. Mozart é o autor da primeira cópia musical ilegal da história: após ouvir apenas uma vez o "Miserere" de Allegri na Capela Sistina, executado uma vez por ano, ele reproduziu quase perfeitamente essa propriedade musical do Vaticano (as partituras estavam disponíveis apenas para o Papa) de memória. Ao saber disso, o Papa ficou impressionado e premiou Mozart com a Ordem do Cavaleiro da Espora de Ouro.

7. As orelhas de Mozart eram diferentes: ele nasceu com um defeito na orelha esquerda.

8. Em quase todos os aeroportos, antes dos anúncios, tocam as primeiras notas da Missa Brevis em Ré Maior, composta por Mozart aos 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário